Iniciar sessão ou registar-se
    • zzzy
    • 5 março 2020

     # 1

    Boa noite,

    Recentemente encontrei um terreno à venda na zona de Almada que estava a um preço muito interessante face à zona em que está localizado. O agente imobiliário mencionou que o terreno era urbano e que estava pronto a construir, porém referiu que teria que pagar as taxas por metro de construção (que em Almada correspondem a 57€ o m2).

    Isto é um valor normal num terreno que se diz legalizado com infraestruturas pagas?


    Tinha ficado com a impressão de que apenas teria de pagar os 6,5% de imt, os 0,8% de imposto de selo, mais os custos de escritura e registo.

    Desde já, agradeço as ajudas.
  1.  # 2

    https://www.google.com/search?q=taxas+municipais+construção+Almada&oq=taxas+municipais+construção+Almada&aqs=chrome..69i57.12214j0j7&client=ms-android-vf-pt-revc&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8


    https://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=regulamentosmunicipais®ulamentosmunicipais_qry=categoria=221328185®ulamentoscategoria_qry=BOUI=221328185
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zzzy
  2.  # 3

    Antes de comprar vá até ao serviço de urbanismo da câmara tirar as dúvidas.


    Peça uma planta de localização ou talvez consiga obter online,com os respectivos condicionantes.
  3.  # 4

    Às vezes um terreno ou lote de uma mesma rua dá para construção e outros ao lado NÃO.
  4.  # 5

    Colocado por: zzzy. O agente imobiliário mencionou que o terreno

    Bla bla bla
  5.  # 6

  6.  # 7

    Colocado por: zzzye o terreno era urbano e que estava pronto a construir,


    Tem projeto aprovado?
  7.  # 8

    Tem sempre que pagar uma taxa, que corresponde a um valor por m2 de construção, referido no projecto.
    Este valor varia de concelho para concelho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zzzy
    • zzzy
    • 5 março 2020

     # 9

    Colocado por: Palhava

    No ponto 8.12 da tabela de 2020 está lá o valor a pagar.
    p.15


    obrigado pelo esclarecimento, mas esta "Taxa municipal de urbanização referente à comparticipação na realização,
    manutenção e reforço das infraestruturas gerais Por m2 de área de construção para habitação" n devia estar pago num terreno urbano? A minha dúvida mais concretamente é se todos os terrenos que estão para venda e dizem estar prontos a construir ainda têm este valor de acréscimo...
  8.  # 10

    Se bem vejo, está a confundir dois conceitos. Procurando simplificar:
    Um são as infra-estruturas da "urbanização" - tem uma taxa.
    Outro caso é da habitação em si, conforme o projecto que submete para aprovação - tem outra taxa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zzzy
    • zzzy
    • 6 março 2020

     # 11

    Colocado por: ADROatelierSe bem vejo, está a confundir dois conceitos. Procurando simplificar:
    Um são as infra-estruturas da "urbanização" - tem uma taxa.
    Outro caso é da habitação em si, conforme o projecto que submete para aprovação - tem outra taxa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zzzy


    É q tinha a ideia que este valor já estava incluso - ao me dizerem que nesse terreno tenho direito a uma construção bruta de x, pensei q esse valor estava pago pelo proprietário do terreno quando o passou de rústico a urbano.
    • zzzy
    • 6 março 2020

     # 12

    Colocado por: Palhava

    Tem projeto aprovado?


    Ainda n tive tempo de confirmar c a câmara ( o terreno em questão apareceu à pouco e tem um tamanho e valor muito interessante) é numa zona quase exclusivamente de construção nova. Tenho andado a pesquisar na zona e o valor médio que me pediram por lotes de 400m2 foi de 120mil e por este com 940m2 pediram 80mil. Isto leva-me a desconfiar dado ser bem abaixo do valor médio que exista algum problema. Antes de comprar pediria sempre informações à câmara. A dúvida era se o valor que o agente refere dos 57€ m2 era standard ou ainda contas por pagar. Tenho pedido informação de vários e normalmente quando são baratos referem sempre faltar pagar algumas coisas.
    • tiagot
    • 6 março 2020 editado

     # 13

    Viva

    Infelizmente está quase impossível retirar qualquer informação da Câmara de Almada em tempo útil.
    Quanto à taxa que refere, é mesmo assim. Mesmo estando num loteamento terá que pagar essa taxa por cada m2 que construir.
    Só não a pagaria caso já alguém tivesse submetido um projeto para construção e pago a dita taxa, o que é raro.
    Tem que ter cuidado e confirmar se só falta mesmo essa, porque em bastantes outros casos (lotes destacados por exemplo) há ainda outras taxas adicionais pouco simpáticas a pagar.
    Se precisar de informações adicionais, pode contactar através do email [email protected], uma vez que já conheço com algum detalhe as mesmas por zona.

    Cpts...e vá poupando...muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zzzy
  9.  # 14

    Veja bem se o lote é numa AUGI-area urbana de génese ilegal.
    Se sim ,fale também com a comissão de moradores.
    • zzzy
    • 6 março 2020

     # 15

    Colocado por: tiagotViva

    Infelizmente está quase impossível retirar qualquer informação da Câmara de Almada em tempo útil.
    Quanto à taxa que refere, é mesmo assim. Mesmo estando num loteamento terá que pagar essa taxa por cada m2 que construir.
    Só não a pagaria caso já alguém tivesse submetido um projeto para construção e pago a dita taxa, o que é raro.
    Tem que ter cuidado e confirmar se só falta mesmo essa, porque em bastantes outros casos (lotes destacados por exemplo) há ainda outras taxas adicionais pouco simpáticas a pagar.
    Se precisar de informações adicionais, pode contactar através do email [email protected], uma vez que já conheço com algum detalhe as mesmas por zona.

    Cpts...e vá poupando...muito
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zzzy


    Pois, entendo agora. Está odisseia de procurar um lote começou por termos posto a casa à venda, na 1a semana arranjarmos comprador e andarmos à procura de uma moradia para comprar. Porém tudo o que encontramos desiludiu francamente - preços muito elevados e áreas desfasadas c o quê pretendemos (as moradias estão pensadas numa lógica de habitação p famílias nucleares e nos, dado termos alguns trabalhos na área da fotografia e decoração de eventos (em part time) necessitamos de mais que um T3, um espaço de anexo que nos permitisse ter uma 2a cozinha e espaço p arrumos)

    Temos a possibilidade de uma doação por um familiar na zona de Fernão ferro porém o lote ainda é rústico e 2 a associação não é autorizada a construção p já - referem q está na fase final de passagem p m2, mas isso 2 o q ouço pode demorar meses ou anos.

    Tivemos uma reunião c um arquiteto e construtor q nos aconselharam a procurar um outro lote p o q queríamos - fizeram-nos também um orçamento por alto baseado numa moradia tipo que ali tinham e mencionaram valores na ordem dos 180, 200mil p construção + uma 60mil p terrreno.
    Estes valores p nos eram perfeitamente viáveis... Porém apenas vejo taxas e taxinhas a acumular...

    Mas afinal quanto fica ( em media) as taxas camarárias a pagar por um lote de terreno (digamos de 75mil) mais a construção de uma moradia com áreas de 200m2?

    Na zona do Seixal será mais barato? Liguei p o urbanismo de lá e ninguém me sabe responder - falam-me em 1,88 por m2, o que é estranho dados em Almada ser de 57,61€ por m2...

    As tabelas de preços das câmaras são feitas de tal maneira que é difícil quem não é da área entender...
    • zzzy
    • 6 março 2020

     # 16

    Colocado por: PalhavaVeja bem se o lote é numa AUGI-area urbana de génese ilegal.
    Se sim ,fale também com a comissão de moradores.


    Há partida no local em q se situa n faz muito sentido q assim seja, mas fá-lo-ei sem dúvida, obrigado. Confiar em agentes imobiliários é um perigo, bem sei. A Sr da agência que me arranjou comprador (dado eu ter adiado a venda até encontrar solução de construção) pediu p eu assinar uma reserva que dizia ser sem data - ora na reserva (nas letras pequenas aparecia q aquele doc substituía o cpcv caso este n fosse feito num prazo de 40 dias)

    N assinei e aprendi bem a lição.
 
0.0185 seg. NEW