Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho dois filhos, maiores de idade, a estudar longe e na mesma cidade.
    Por isso, em vez de estar a pagar renda de quartos/apartamento, pretendo comprar apartamento para os dois.
    Aqui surgem as duvidas?
    Posso comprar já em nome dos dois?
    Terei alguma vantagem nisso? Isenção de IMI?

    Outra «questão:
    O apartamento em questão está em construção.
    Como garantir que o prazo prometido pelo construtor se cumpre?
    E se não se cumprir, como fazer para não ser prejudicado?

    Obrigado pela vossa ajuda.
  2.  # 2

    Quando era jovem os meus pais fizeram-me o mesmo.
    O banco fez um crédito de cerca de 80% do valor da escritura.Um crédito bonificado em meu nome.Eu não tinha rendimentos e o banco emprestou o dinheiro ,porventura devido aos meus fiadores.
    Comprar em construção: terá de ter tudo bem estipulado por escrito.
  3.  # 3

    Em termos fiscais não houve problemas em relação à doação,pois não as declarámos...
    Hoje em dia não sei se é preciso ou o fisco detecta de onde vem o dinheiro.
    • RCF
    • 6 março 2020

     # 4

    Colocado por: PalhavaO banco fez um crédito de cerca de 80% do valor da escritura.Um crédito bonificado em meu nome.Eu não tinha rendimentos e o banco emprestou o dinheiro ,porventura devido aos meus fiadores.

    Isso agora já não existe. Nem há crédito bonificado, nem o Banco empresta a quem não tiver rendimentos próprios.

    Colocado por: TigraTerei alguma vantagem nisso? Isenção de IMI?

    Sendo para habitação própria permanente e ainda não tendo usufruído de isenção de IMI, sim, podem beneficiar, desde que abaixo do valor até ao qual se pode usufruir.
  4.  # 5

    Colocado por: PalhavaO banco fez um crédito de cerca de 80% do valor da escritura.Um crédito bonificado em meu nome.Eu não tinha rendimentos
    Ahh bons tempos, em que se conseguiam créditos do pé para a mão e com condições especiais.

    Não se trata de uma crítica dirigida a si caro Palhava, limitou-se a aproveitar as condições existentes, mas todos nós sabemos o que isso originou mais tarde. Ainda hoje o estado continua a gastar alarvidades de dinheiro em créditos bonificados e habitação pública de qualidade que permita ao pessoal pagar umas rendas em função dos rendimentos, nem vê-las.

    https://observador.pt/2019/06/06/cerca-de-73-do-financiamento-publico-e-para-credito-so-2-para-habitacao-publica/

    Quanto ao user, se tiver o dinheiro para investir, não estou a ver o problema de comprar em nome dos filhos. Quanto à isenção de IMI, não sei, porque só é dada é morada de família, e estado os filhos no agregado, não poderão existir duas moradas de família.

    Se tiver de recorrer a crédito, nada melhor que falar com o banco, ou contactar um intermediário (ex. Dr. Finanças, decisões e soluções, etc) para tratar da burocracia toda.

    Quanto ao apartamento em construção, terá de fazer um contrato com clausulas penais em caso de atraso na conclusão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  5.  # 6

    IMT

    Também pode ter benefícios.
  6.  # 7

    Colocado por: HAL_9000mas todos nós sabemos o que isso originou mais tarde.

    O quê?
  7.  # 8

    Colocado por: Palhava
    O quê?
    Exploração por parte dos bancos. Se antes era só facilidades, agora paga 6 euros para ter um extracto de conta se for infoexcluido ou precisar dele com urgência, paga 5 euros/mês para ter um cartão, tem de estar efectivo (e o difícil que isso é nos dias de hoje) para ter um empréstimo habitação, paga um TAEG elevadíssimo por esse mesmo empréstimo quando o consegue. Para além disso foram financiados muitas casas a 100 % recorrendo a subterfúgios, inflacionando avaliações, do mesmo modo que foram financiados prédios acima do seu real valor, que em épocas de crise se traduz naturalmente em dívida.
 
0.0140 seg. NEW