Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia , estou a construir uma moradia no concelho de Odivelas, e por uma ligação a ramal de electricidade de cerca de 29 mts de extensão, orçamentaram o valor de 2500€+ IVA, o que acho um absurdo .
    Alguém que já efectuou o mesmo serviço, e que tenha obtido mais barato?
    Já me informaram que se for a EDP a efectivar o trabalho , o valor é muito mais baixo.
    Cumprimentos,

    Bruno Lima
  2.  # 2

    Colocado por: Lima76Já me informaram que se for a EDP a efectivar o trabalho , o valor é muito mais baixo.

    Ramal publico, presumo?
    Agora a EDP não faz nada, é sempre um empreiteiro "certificado".
    Boa sorte com isso, se não está satisfeito com o valor, peça a outro.
    Os valores dependem de diversas razões técnicas... pelo que dizer que são 29m de ramal, não diz nada, é o mesmo que lhe dizer que deram-me orçamento para um carro novo, são 10.000€.
  3.  # 3

    Colocado por: Lima76Já me informaram que se for a EDP a efectivar o trabalho , o valor é muito mais baixo.

    Quando a EDP fazia isso, era sempre muito mais caro.
    Se acha caro, peça mais orçamentos
  4.  # 4

    Colocado por: Lima76Bom dia , estou a construir uma moradia no concelho de Odivelas, e por uma ligação a ramal de electricidade de cerca de 29 mts de extensão, orçamentaram o valor de 2500€+ IVA, o que acho um absurdo .
    Alguém que já efectuou o mesmo serviço, e que tenha obtido mais barato?
    Já me informaram que se for a EDP a efectivar o trabalho , o valor é muito mais baixo.
    Cumprimentos,

    Bruno Lima

    29metros 2500€+iva? Já aqui li relatos em que pedem o dobro por menos de metade da distância.
  5.  # 5

    Costumam dividir o ramal entre o uso exclusivo e uso partilhado
    se é por via aérea ou subterrânea etc
    Com o documento técnico da EDP sobre a ligação do ramal é contactar a lista mais recente das entidades habilitadas pela edp distribuição para realizar ramais de uso exclusivo até 30 metros de comprimento
    a exemplo https://www.edpdistribuicao.pt/sites/edd/files/2020-01/Empresas%20Habilitadas%20Classes%20Obra%20_0.pdf

    A lista identifica as entidades com R - Reconhecidas e Q - Qualificadas , cuja diferença de classificação desconheço.
    É fazer a consulta ao mercado para ter vários preços.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • Anaa
    • 7 março 2020 editado

     # 6

    Adjudiquei à EDP, os orçamentos externos à EDP tb eram muito mais elevados, argumentavam rapidez na execução do ramal, Adjudiquei à EDP em Agosto 2019, foi feito em Fevereiro 2020. Até lá a obra seguiu normalmente com gerador do construtor.

    Posso ver depois o valor e quantos metros aéreo e subterrâneo foram mas se não estou em erro foram 41 metros total por cerca de 1800€
    Concelho de Sintra.
  6.  # 7

    Colocado por: AnaaAdjudiquei à EDP

    Para mim a edp não faz ramais.
    • Anaa
    • 7 março 2020 editado

     # 8

    Colocado por: Picareta
    Para mim a edp não faz ramais.


    Sub-contrata. O orçamento foi enviado directamente pela EDP e adjudicado e pago directamente à EDP.

    No meu caso, os orçamentos que pedi às empresas certificadas para o efeito, contactos retirados do portal da EDP eram bastante mais elevados. Para ter ideia... 2400€ + IVA (uma empresa da zona) vs 1800 e pouco da EDP já com IVA.

    Já confirmei e são 41 metros totais, sendo que 29 metros são vala (atravessamento de estrada e passeio até à caixa da portinhola) os restantes são os do solo ao topo do poste.
    • Anaa
    • 11 março 2020 editado

     # 9

    Volto a este tópico para corrigir o valor...
    Paguei à EDP 1.186€ já com IVA e não 1800€ como tinha dito anteriormente.
      IMG_20200310_234754.jpg
  7.  # 10

    Isto não é fazer um buraco, deixar um tubo que é para depois a EDP/eletricista colocar o cabo até dentro de casa?

    Cá em casa é assimz foi feito por mim. Até ao muro, vem aéreo e depois desce já dentro da propriedade.
    • Anaa
    • 11 março 2020

     # 11

    Colocado por: TicMicIsto não é fazer um buraco, deixar um tubo que é para depois a EDP/eletricista colocar o cabo até dentro de casa?

    Cá em casa é assimz foi feito por mim. Até ao muro, vem aéreo e depois desce já dentro da propriedade.


    Não. Isto é tudo em via pública, do topo do poste até à portinhola do muro frontal.
  8.  # 12

    O seu caso é um pouco diferente, pois tem uma parte de uso partilhado, que muitas das vezes é executado à responsabilidade da EDP.

    Quando temos uso exclusivo, distâncias inferiores a 30 metros, terá de solicitar a uma empresa qualificada ou credenciada pela EDP para executar o ramal.

    Quando pedi o ramal, paguei, 300 e poucos euros de encargos e 350 para execução do ramal, (ramal subterrâneo, cabo + tubo). Não houve necessidade de atrevessamento de via pública.

    Colocado por: AnaaVolto a este tópico para corrigir o valor...
    Paguei à EDP 1.186€ já com IVA e não 1800€ como tinha dito anteriormente.
      IMG_20200310_234754.jpg
    •  
      aacc
    • 12 março 2020

     # 13

    Colocado por: AnaaIsto é tudo em via pública


    Foi a sua sorte
    • Anaa
    • 12 março 2020

     # 14

    Pois não sei. Sei que a EDP fez tudo e foi o que paguei. O user que criou o tópico pelo que tiver no croqui da EDP consegue ver se é uma situação semelhante.
    A minha resposta é no sentido de ajudar com o que foi a minha experiência em que tb tinha orçamentos externos bastante mais elevados que o da EDP.
  9.  # 15

    Colocado por: AnaaPois não sei. Sei que a EDP fez tudo e foi o que paguei. O user que criou o tópico pelo que tiver no croqui da EDP consegue ver se é uma situação semelhante.
    A minha resposta é no sentido de ajudar com o que foi a minha experiência em que tb tinha orçamentos externos bastante mais elevados que o da EDP.


    Também me aconteceu o mesmo. O orçamento da EDP foi muito mais barato do que os dos técnicos certificados. Segundo consegui apurar foi devido à EDP não cobrar o armário de distribuição. O pedido foi efetuado em Setembro, foi pago em Outubro e foi executado em Dezembro.
    • Anaa
    • 13 março 2020 editado

     # 16

    Colocado por: pipocas4

    Também me aconteceu o mesmo. O orçamento da EDP foi muito mais barato do que os dos técnicos certificados. Segundo consegui apurar foi devido à EDP não cobrar o armário de distribuição. O pedido foi efetuado em Setembro, foi pago em Outubro e foi executado em Dezembro.


    O meu não tinha armário nenhum, foi cabo do topo do poste à portinhola do muro.

    Demorou bastante tempo, pago em Agosto e só o mês passado é que foi feito mas havia um problema com moradas (outro lote que estava errado) o que atrasou bastante. Tive o mesmo problema com o SMAS para ligaram a água mas resolveram muito rapidamente.
  10.  # 17

    Colocado por: Anaa

    O meu não tinha armário nenhum, foi cabo do topo do poste à portinhola do muro.

    Demorou bastante tempo, pago em Agosto e só o mês passado é que foi feito mas havia um problema com moradas (outro lote que estava errado) o que atrasou bastante. Tive o mesmo problema com o SMAS para ligaram a água mas resolveram muito rapidamente.


    A minha água também foi muito rápida. Já não tenho muito presente mas devem ter levado uns 10 dias. E acho que não paguei nada :)
    • Anaa
    • 13 março 2020

     # 18

    Colocado por: pipocas4

    A minha água também foi muito rápida. Já não tenho muito presente mas devem ter levado uns 10 dias. E acho que não paguei nada :)


    Em que concelho? Da água paguei 600€+iva para abrirem um buraco que não era a mais de 2 metros do contador 😦
  11.  # 19

    O valor referido pela Anaa, parece-me bastante realista e vai ao encontro de uma situação que tive ao requisitar um ramal (para já exclusivo) à EDP faz agora 1 ano.
    Não consigo precisar agora, mas ficou ligeiramente abaixo dos 2.000€. Foi um ramal aéreo de 80 metros, com instalação de 3 postes, para chegar à entrada do terreno de uma exploração agrícola. Paguei uma "untadela" de cabrito como "taxa de urgência" a um conhecido que é reformado da EDP e tive a instalação funcional em 3 semanas.
    Cada caso é um caso e não posso entrar em mais detalhes, apenas que foi no destrito do Porto.
    A baixada foi feita por empresa credenciada pela EDP e na questão do preço não tive qualquer benefício.

    Parece-me haver aqui disparidades enormes, mas estou convencido que conduzir o assunto via EDP, é melhor e mais económico.
    • SMBS
    • 13 março 2020

     # 20

    Kduvidas vir escrever em sítio público que praticou corrupção pode não ser a melhor ideia...
 
0.0229 seg. NEW