Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Tenho um pequeno apartamento com 40 anos num 3o e último andar que queria remodelar. Uma das questões que pretendo melhorar, é em termos de isolamento térmico, pois o apartamento é muito frio. Que me aconselham? Sugeriram-me "forrar" as paredes com pladur com lã de rocha, mas não sei se é o melhor ou que outras opções existem. Obrigada.
  2.  # 2

    Essa também foi a solução que me deram por cá, e que, acabarei por fazer, dado que é tudo pedra gesso e cal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana Marques
  3.  # 3

    O mais importante será isolar o tecto.
    Concordam com este comentário: RRoxx, Kduvidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana Marques
  4.  # 4

    Dado que se trata de um último andar e caso o telhado não tenha isolamento térmico, será mais eficaz instalar tecto falso com isolante, como lã de rocha por exemplo. Mais de 60% do arrefecimento e perda de calor nesses caso será pelo tecto.
    Em todo o caso o revestimento das paredes também trará resultados positivos e nesse caso a melhor solução serão painéis de gesso cartonado com lã de rocha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana Marques
  5.  # 5

    Colocado por: Diana MarquesTenho um pequeno apartamento com 40 anos num 3o e último andar que queria remodelar.

    Diana, o que entende por pequeno? Quantos m2?
    Ao remodelar, em termos de isolamento térmico/acustico tenha atenção a estas prioridades por ordem de importância:
    - Tectos de TODO o AP. A melhor solução será teto pladur com lã mineral 8cm
    - Caixilharias. Melhor opção PVC. Não esquecer de isolar também as caixas de estore
    - Se decidir isolar paredes privilegie as do perímetro do AP. Melhor solução pladur com lã mineral

    Não se esqueça que tudo isto é "falso", logo se teto ou paredes tiverem patologias de infiltrações ou humidades vincadas, convém previamente tratar ou poderá estar a "tapar o sol com a peneira" e no futuro voltar a ter de intervir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diana Marques
    • RSP
    • 9 março 2020

     # 6

    Aproveito este tópico para esclarecer dúvida: tenho moradia com isolamento no teto (por cima da laje) de xps 10cm. Estou a pensar colocar lã de rocha também. É necessário? Ae sim, deve ser colocada entre o teto falso e a laje? Ou pode ser colocada por cima do xps num espaço de sótão que não tem utilização? As paredes vão ser isoladas por dentto com lã mineral.
    •  
      RRoxx
    • 9 março 2020 editado

     # 7

    Colocado por: RSPAproveito este tópico para esclarecer dúvida: tenho moradia com isolamento no teto (por cima da laje) de xps 10cm. Estou a pensar colocar lã de rocha também. É necessário? Ae sim, deve ser colocada entre o teto falso e a laje? Ou pode ser colocada por cima do xps num espaço de sótão que não tem utilização? As paredes vão ser isoladas por dentto com lã mineral.


    Se vai por tecto falso, o usual e aplicar entre o tecto e a laje. Não vejo grande vantagem em aplicar por cima do xps.

    Quanto á necessidade só depende de si e do conforto que sente em casa.
  6.  # 8

    RSP,
    Já tem teto falso ou vai fazer? É que se já estiver feito, vai ser praticamente impossível instalar o isolamento...:(
    Por sua vez, aplicar lã mineral por cima de XPS de 100mm não traz benefício nemhum, nessas espesuras é redundante.
    As paredes que vai forrar são do sotão ou do andar?
    • RSP
    • 10 março 2020

     # 9

    As paredes a forrar são da moradia. Pois, o teto falso já está pronto e não levou lã.
  7.  # 10

    RSP, assim sendo, vou-lhe dar 2 sugestões por ordem crescente de trabalho e €€€:
    - Antes de mexer no sótão forre as paredes perimetrais com lã mineral e acabe com o gesso laminado. Se não notar melhorias suficientes, tente então fazer algo no sótão.

    - A solução mais trabalhosa e cara, mas que resolve de certeza é. Já que vai forrar paredes, antes disso retire uma fileira de forro em cada teto e meta por lá a manta de lá mineral entre o teto e a lage (já fiz uma coisa dessas num só tecto com vão de 50 cm numa área de 8 x 5 mts). Dá trabalho mas fica como deve ser. No fim volte a fechar, remate tudo novamente juntamente com as paredes e repinte. A partir daí pode esquecer o sótão.

    Eu iria mais provavelmente pela segunda hipótese apesar dos custos.
 
0.0154 seg. NEW