Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,
    Sou um grande leitor deste forum, tenho aprendido bastante com todos nas mais variadas áreas e jã aqui li bastante acerca do tema que vos vou expor de seguida, mas gostaria de obter mais alguns esclarecimentos.

    Eu adquiri uma moradia térrea com segundo piso, com uma área de cerca de 400m2 construída há cerca de 15 anos. Acontece que estou com um problema de humidade em algumas paredes, maioritariamente paredes exteriores e especialmente em algumas divisões.
    A casa aparenta ter até uma boa construção, mas a verdade é que algo não terá sido bem feito, dado que estou a ter estes problemas.
    Apesar de ser uma casa ao nível do solo, não esta totalmente em contacto com ele, tem uma espécie de caixa de ar, a cerca de meio metro da terra, sendo que o que entra em contacto com o chão serão os pilares e algumas vigas, especialmente as exteriores. Em toda a área circundante da casa, existe empedrado(com muitas fissuras no cimento entre a casa e os passeios e em algumas zonas o declive esta na orientação errada). A juntar a isto, a parte exterior tem um "rodapé" em pedra em volta de todas as paredes exteriores.

    A minha questão é essencialmente por onde começar...? Retiro o empedrado, ventilo e dreno a tal caixa de ar, isolo as vigas antes de voltar a colocar a terra e nivelo em condições os passeios isolando bem a junção entre estes e a casa? ou começo por dentro com aquelas barreiras na parede, com furos de x em x cm, argamassas xpto, etc etc...?

    Desde já o meu obrigado.
  2.  # 2

    Bom Dia.
    Fotografias.
  3.  # 3

    Boa noite,
    Seguem as fotos referentes ao exterior e interior na zona mais afectada
      IMG-20200309-WA0015.jpg
  4.  # 4

    Colocado por: DioguhzRetiro o empedrado, ventilo e dreno a tal caixa de ar, isolo as vigas antes de voltar a colocar a terra e nivelo em condições os passeios isolando bem a junção entre estes e a casa?

    Se tem a noção que estas intervenções exteriores são necessárias per si, não hesite em fazê-las antes de começar a mexer no interior, independentemente de suspeitar que têm alguma relação com os danos.
    Repare que se fizer as reparações interiores e a origem for exterior (eventualmente aquela que pensa), o problema vai voltar a surgir e terá de refazer tudo de novo quer a nível interior e dessa vez obrigatoriamente a nível exterior também...
  5.  # 5

    Colocado por: DioguhzApesar de ser uma casa ao nível do solo, não esta totalmente em contacto com ele, tem uma espécie de caixa de ar, a cerca de meio metro da terra, sendo que o que entra em contacto com o chão serão os pilares e algumas vigas, especialmente as exteriores.


    depois deste paragrafo e de ver a foto, acho que é mais um dos casos de devãos sanitários mal feitos.

    essa caixa de ar, que você diz que existe é ventilada? tem forma de olhar lá para dentro para ver como está?
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  6.  # 6

    Dá para olhar lá para dentro e até para lá ir, com jeitinho tenho acesso a toda a área da casa, pelas fundações... Ainda não entrei lá, mas penso que dê.
    Não tenho noção se será ventilada, se terá drenagem...nada! Daí que eu esteja a pensar fazer isso, depois selar bem o empedrado e colocar os desníveis para o lado certo e só depois partir para o interior. Inclusive pintar todo o exterior... Será boa ideia isolar as vigas e colunas? Algum método especialmente eficaz?
  7.  # 7

    Colocado por: DioguhzDá para olhar lá para dentro e até para lá ir, com jeitinho tenho acesso a toda a área da casa, pelas fundações... Ainda não entrei lá, mas penso que dê.
    Não tenho noção se será ventilada, se terá drenagem...nada!


    então tem que ver se existe condensação na parte de baixo, muito provavelmente existe.

    se for ventilada, tem que haver respiradores, isso vê-se bem a olho nu. Se nunca reparou é que provavelmente não é ventilada.
  8.  # 8

    Colocado por: DioguhzDaí que eu esteja a pensar fazer isso, depois selar bem o empedrado e colocar os desníveis para o lado certo e só depois partir para o interior. Inclusive pintar todo o exterior...

    Faça como está a pensar e faça-o quanto antes para que com o calor não desapareçam possíveis indícios.
    1º faça o levantamento da situação e depois vá queimando etapas.
    Pode ser que com uma boa ventilação do desvão consiga resolver logo grande parte do problema. Se tem acesso já é bom. Vá com calma.
  9.  # 9

    Obrigado pelas vossas respostas.

    Pois, a minha ideia é arejar, drenar e organizar toda a área envolvente para não haver infiltrações entre o empedrado e as vigas, etc. Impermeabilizar a pedra do chão, a pedra do rodapé e uma boa tinta exterior...
    Para ventilar basta deixar espaço aberto com uns canos PVC entre a Rua e as fundações antes de aterrar tudo de novo?
  10.  # 10

    Para ficar uma coisa bem feita, ou isso ou umas grelhas opostas sem obstrução de forma a criar uma "corrente de ar". Tem de vêr qual a melhor orientação e localização. E não se esqueça das respetivas vedações. Pretende-se que a humidade saia, não que entre.
  11.  # 11

    A minha ideia era tentar criar zonas de respiração opostas para o ar circular.
    Vale a pena isolar toda a fundação, como por exemplo projectar toda a placa inferior com alguma espuma, alguma tela, ou nem por isso?

    Já agora, relativamente a tinta para exterior, alguma sugestão?
  12.  # 12

    Colocado por: DioguhzVale a pena isolar toda a fundação, como por exemplo projectar toda a placa inferior com alguma espuma, alguma tela, ou nem por isso?


    o zé fez isso na dele
  13.  # 13

    Sem diagnosticar a causa e perceber condições no local, não só é difícil determinar uma ação mais específica, como materiais a utilizar.
    Aconselhar tintas para exterior, depende muito do resultado que se pretende e das condições do suporte. Eu pessoalmente uso maioritariamente CIN. Dependendo dos casos e pontualmente também já utilizei Dyrup e Robialac com resultados satisfatórios.
    Eu ouviria a opinião de quem lhe vai fazer o serviço e/ou aconselhamento mais específico na marca.
  14.  # 14

    Está bem. Obrigado mais uma vez.
    Vou abrir mais um pouco e explorar.. a ver se trago novidades.
  15.  # 15

    Tenha cuidado ao aceder ao desvão. Se não é ventilado, o ar poderá não ser o melhor para se respirar.
    Concordam com este comentário: Dioguhz
  16.  # 16

    Boa noite,

    Depois de muito reflectir, pedir opiniões, ler, etc, estou meio sem saber como ventilar o dito desvão de minha casa.

    Ao descer la abaixo, verifiquei que todas as vigas estão suspensas, assentes nos pilares e apenas esses estão em contacto com o solo. O chão do desvão é em terra limpa.

    Ja me foi proposto colocar uns tubos corrogados a sair do desvão para o limite do jardim e assim assegurar a ventilação, como tambem perfurar junto a casa, abrir um buraco na viga ou algures no lentel e assim criar a ventilação o mais junto possivel à placa, mas nao me parece muito seguro perfurar as vigas..
    Alguma sugestão que me possam dar?
  17.  # 17

    Coloque fotos
 
0.0194 seg. NEW