Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Será que alguém me pode arranjar um pormenor de uma parede executada com bloco térmico e capoto?

Obrigado
  2.  # 2

Boas

Não estou a ver que seja diferente do usual só pelo facto da parede ser em alvenaria de bloco térmico. Qual o bloco térmico pretende usar?

cumps
    José Cardoso
    • VMC
    • 14 outubro 2009

# 3

Por enquanto só achei esta, mas tenho mais.
      ETICS 2.jpg
  3.  # 4

Colocado por: j cardosoBoas

Não estou a ver que seja diferente do usual só pelo facto da parede ser em alvenaria de bloco térmico. Qual o bloco térmico pretende usar?

cumps
    José Cardoso

Bom dia

Também estou a começar a pensar nos vários tipos de revestimento/islamento para a minha futura casa que ainda est
    a na forja.
    Contudo, tenho andado a "alimentar-me" uma vez que não sou perito em nenhuma das matérias.
    A minha dúvida quanto ao bloco térmico prende-se no seguinte: Não será prejudicial abrir roços para aplicação das tubagens e posterior tapamento com argamassa? Não perderá, assim, o bloco o seu efeito pretendido?
    É que estou muito inclinado de cappoto na minha moradia, mas ainda não estou totalmente convencido:

Desde já Obrigado,

J Pires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fiuza
  4.  # 5

Boas

Não será prejudicial abrir roços para aplicação das tubagens e posterior tapamento com argamassa? Não perderá, assim, o bloco o seu efeito pretendido?

É verdade que há alguma diminuição da capacidade de isolamento do bloco térmico, mas não acho significativa principalmente se os autores dos projectos tiverem isso em consideração e evitarem tanto quanto possível o traçado das redes pelas paredes exteriores (mais um aspecto em que se torna importante o projecto de execução).

cumps
    José Cardoso
    • eu
    • 6 abril 2010

# 6

Colocado por: johnzicoNão será prejudicial abrir roços para aplicação das tubagens e posterior tapamento com argamassa? Não perderá, assim, o bloco o seu efeito pretendido?

É prejudicial, mas o prejuízo é quase desprezável, porque o isolamento é feito acima de tudo pelo EPS.

Aliás, do meu ponto de vista é um erro usar blocos térmicos com capotto. É muito mais barato usar tijolo normal de 22 e meter esferovite um pouco mais grosso.

É isso que estou a fazer na minha vivenda: tijolo de 22 com EPS de 8 cm.
  5.  # 7

Boa tarde.

Claro que os roços vão diminuir a capacidade de isolamento dos blocos mas mesmo assim justifica a sua utilização. Concordo que é um erro usar o capotto junto aos blocos térmicos, para isso existe no mercado soluções tão boas ou melhores para reboco exterior e mais baratas. Ex.: (Diathonite(reboco com caracteristicas térmicas, desumidificantes, absorventes acústicas, isolante acústico e com mistura natural)), a sua aplicação é mais barata que o capotto visto que é um reboco projectado sem necessitar de redes ou outros acessórios.

Na minha opinião a utilização do bloco térmico é uma escolha acertada. O mercado tem disponível blocos térmicos com varias larguras (20cm, 25cm e 30cm), aplicados com o reboco adequado que cumpra as exigências actuais de isolamento termico e acústico é a melhor opção para se recuperar o dinheiro investido no aquecimento das nossas casas. (Isto no meu ponto de vista é claro.)

Comprimentos
    FG77
  6.  # 8

Boas

Ex.: (Diathonite(reboco com caracteristicas térmicas, desumidificantes, absorventes acústicas, isolante acústico e com mistura natural))

E características físicas do produto? Pelo site que vi praticamente não tem informação, tirando frases como a que reproduzo:

Isolamento contra o frio e calor é o único produto que age como isolamento de frio graças à cortiça e como isolamento do calor graças à pedra

cumps
    José Cardoso
  7.  # 9

Boas.

Sr. j cardoso tomo a liberdade de lhe enviar as fichas técnicas para o seu email, devido ao tamanho das mesmas. Fichas técnicas que adquiri numa demonstração a qual estive presente e divulguei o nome do mesmo porque o produto me surpreendeu.

Comprimentos
    FG77
  8.  # 10

Existe no mercado o bloco MEGATERMICO, da artebel, com39cm de espessura, não precisa de ETICS,mas a correcção de pontes térmicas da estrutura em BA, é efectuada, pelo exterior e com recurso a um sistema em XPS; + armadura de fibra de vidro...

Ficará com uma espessura total de parede exterior de cerca de 43cm
    Concordam com este comentário: Martim Costa
  9.  # 11

Boas
    Colocado por: Anonimo16062021
    Ora aqui esta um trabalho bem executado não aja duvidas,depois dizem que o sistema não presta

Cheira-me que o Anonimo16062021 está muito irónico.
    Deixa ver se há desenvolvimentos.
    Cumprimentos
    Carlos
  10.  # 12

Boas
    Colocado por: Anonimo16062021Eu irónico,porque?

Pareceu-me.
    Peço desculpa pelo engano.
    Cumprimentos
    Carlos
  11.  # 13

A ficha técnica do MEGATERMICO...
  12.  # 14

Boa tarde

Em relação ao Diathonite podem ver este site da empresa que o comercializa e aplica cá em portugal

http://largemind.pt/?cat=20

Cumprimentos
  13.  # 15

Acho piada... escreverem que a pedra constitui isolamento do calor!!!

retirado do site:
    "VANTAGENS

Isolamento contra o frio e calor (é o único produto que age como isolamento de frio graças à cortiça e como isolamento do calor graças à pedra)"
    • eu
    • 25 abril 2010

# 16

Eu percebo o que eles querem dizer: a pedra tem uma inércia térmica brutal. Claro que não se trata de isolamento mas sim de inércia, que também é um factor positivo no conforto térmico.
  14.  # 17

Colocado por: SARGOMESBoas caro Pedro Barradas. como me parece entendido no assunto resolvi expor as minhas duvidas em relaçao ao "capoto"!! O eng. diz-me que é melhor o tijolo termico(50*25*25) mas a uniao do tijolo com os pilares faz-me alguma confusao!! utiliza-se uma massa especial para unir o tijolo termico aos pilares de betao!? E a uniao da paredes interiores no tijolo termico? como é termico nao se pode abrir roços para encaixar os tijolos das paredes interiores!! E o acabamento interior, é obrigatorio ser pladur de forma a disfarçar a junta nos cantos das paredes e as provaveis rachadelas!! estou um pouco(bastante) confusa! cumps, Sofia

REcebi este comentário por SUSSURRO, mas penso que é uma qestão pertinente e que é perferível haver um feedback mais alargado de opinioões.

O que eu penso:
    Relativamente à união com a estrutura, não tem de haver nenhuma ligação em concreto, é aplicar argamassa de assentamento (estão autilizar argamassa especial p/ bloco termico, presumo) a colmatar as frestas.
    a união com alvenarias interiores, visto serem materiais diferentes, inclusivé na métrica, o meu conselho é abrir um roço no BT, com cerca de 4/5cm e travar as paredes de alvenaria interiores.

O acabamento interior, das paredes, pode ser efectuado com argamassa tradicional (reboco manual), com argamassa projectadas, o que quiser.

O que devem ter atenção é,nas juntas de transição entre materiais diferênciados, ser aplicado uma rede anti-alcalina, com sobreposições mínimas de 20cm, no reboco.

Como irá levar ETICS ou capotto, não tem problema em sacrificar alguns centímetros do BT (bloco termico), presumo que tenha 25cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
    • GA
    • 2 maio 2010

# 18

Pelo que li parece que quando se utiliza bloco térmico é obrigatório haver um reforço das características térmicas através de ETICS ou capotto, certo?
    O projecto da minha moradia foi realizado com parede dupla tradicional, no entanto, uma vez que pretendo reduzir custos ao que me orçamentaram, falei com o arquitecto e o engenheiro que me disseram que utilizar o bloco térmico pode ser uma das soluções, pois poderá ficar mais barato e fico tão bem servido quanto com as paredes duplas tradicionais...
    Neste momento tenho muitas dúvidas em relação a fazer isso até porque eles próprios não conhecem ainda muito bem o material. O engenheiro julga que quase de certeza que os custos são menores uma vez que a ser em bloco térmico poupa-se nas cofragens e nas fundações.
    A casa é numa zona plana, é terrea e de arquitectura moderna, com cerca de 250m2.

Como tenho mesmo muitas dúvidas sobre o que fazer, sobre que soluções estão inerentes à utilização de BTérmico, sobre se realmente fica mais barato, sobre se ao trocar para bloco térmico poder estar a perder qualidade de cosntrução!, se é fácil de aprender para um construtor que pouco conhece de BT (vou ter projecto de execução, por isso deve ajudar)...

enfim, são tantas coisas que gostava mesmo que me pudessem dar algumas orientações nesta decisão, alguma informação sobre os blocos

Obrigado
    • eu
    • 2 maio 2010 editado

# 19

Colocado por: VMCPor enquanto só achei esta, mas tenho mais.
      ETICS 2.jpg

nessa foto as coisas não estão bem feitas...

-Não estou a ver o perfil de arranque.
    -As placas de EPS não estão contrafiadas no canto (grave).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  15.  # 20

Colocado por: GAPelo que li parece que quando se utiliza bloco térmico é obrigatório haver um reforço das características térmicas através de ETICS ou capotto, certo?
    O projecto da minha moradia foi realizado com parede dupla tradicional, no entanto, uma vez que pretendo reduzir custos ao que me orçamentaram, falei com o arquitecto e o engenheiro que me disseram que utilizar o bloco térmico pode ser uma das soluções, pois poderá ficar mais barato e fico tão bem servido quanto com as paredes duplas tradicionais...
    Neste momento tenho muitas dúvidas em relação a fazer isso até porque eles próprios não conhecem ainda muito bem o material. O engenheiro julga que quase de certeza que os custos são menores uma vez que a ser em bloco térmico poupa-se nas cofragens e nas fundações.
    A casa é numa zona plana, é terrea e de arquitectura moderna, com cerca de 250m2.

Como tenho mesmo muitas dúvidas sobre o que fazer, sobre que soluções estão inerentes à utilização de BTérmico, sobre se realmente fica mais barato, sobre se ao trocar para bloco térmico poder estar a perder qualidade de cosntrução!, se é fácil de aprender para um construtor que pouco conhece de BT (vou ter projecto de execução, por isso deve ajudar)...

enfim, são tantas coisas que gostava mesmo que me pudessem dar algumas orientações nesta decisão, alguma informação sobre os blocos

Obrigado

Nem por isso, excepto se aplicar o MEGATERMICO de 39cm de espessura!!!, depois fica com menor area útil, pois estaremos a falar de paredes exteriorese com cerca de 43cm de espessura.
    Cada bloco fica por cerca de 1€!!! Esta alvenaria fica tão car e tem uma série de problemas com a interligação com outras alvenarias e falta de peças para padieiras, etc.. que desisti e alterei a recomendação de projecto para parede dupla, com correcção de pontes térmicas pelo interior ( parede total com 35cm)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GA

0.0203 seg. NEW