Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

Alguém sabe que se eu receber uma casa+terreno, se me doarem os meus pais, fico impossibilitada de pedir um crédito à habitação se quiser comprar uma casa para mim posteriormente?
  2.  # 2

Colocado por: user12321Boas,

Alguém sabe que se eu receber uma casa+terreno, se me doarem os meus pais, fico impossibilitada de pedir um crédito à habitação se quiser comprar uma casa para mim posteriormente?

Depende dos seus rendimentos e do risco que o banco definir para si. Nada a impede, podem é pedir mais garantias.

Eu tenho dois empréstimos, um de hpp comprada ainda no tempo do bonificado, e outro de um apartamento adquirido há poucos anos.
  3.  # 3

Colocado por: RRoxx

Depende dos seus rendimentos e do risco que o banco definir para si. Nada o/a impede, podem é pedir mais garantias.

Eu tenho dois empréstimos, um de hpp comprada ainda no tempo do bonificado, e outro de um apartamento adquirido há poucos anos.
  4.  # 4

Colocado por: user12321Alguém sabe que se eu receber uma casa+terreno, se me doarem os meus pais, fico impossibilitada de pedir um crédito à habitação se quiser comprar uma casa para mim posteriormente?

Eu diria pelo contrário que não.
    Tendo património será muito mais fácil o crédito habitação ser aprovado.
    Imagine que eu ganho 600 euros por mês.
    O meu vizinho ganha 1000.
    Eu tenho 1 casa e 2 terrenos em meu nome.
    Ele não têm nada.

Mediante o tipo de CH que pretende, mais facilmente Banco me empresta a mim do que a ele.

Mais importante que ter dinheiro é ter crédito.
    Já dizia o Sr. Salgado.
  5.  # 5

Mas pelo simples facto de ter uma casa em meu nome não impede, pois não? Acha que podem constituir garantias nessa casa doada para lá da casa do empréstimo?

Colocado por: RRoxx

Depende dos seus rendimentos e do risco que o banco definir para si. Nada a impede, podem é pedir mais garantias.

6.  # 6

Esqueça a doação.
    Quando for doada passa a ser sua.
    É propriedade sua.
    Logo é uma mais valia para pedir crédito.
    A casa que já possui é um garante.
    É um activo que possui.

Quais são os seus rendimentos e quanto quer pedir?
  7.  # 7

Eu assumi que o que lhe doaram tinha um crédito associado.

Se já estiver paga tanto melhor. A sua taxa de esforço e mais reduzida e tem património. O banco adora isso.
  8.  # 8

Colocado por: NelhasEsqueça a doação.
    Quando for doada passa a ser sua.
    É propriedade sua.
    Logo é uma mais valia para pedir crédito.
    A casa que já possui é um garante.
    É um activo que possui.

Quais são os seus rendimentos e quanto quer pedir?

De momento é uma hipotese teorica apenas que o meu pai levantou, nós somos 2 irmaos e a camara municipal nao deixa doar aos 2 por falta de área.
  9.  # 9

Colocado por: user12321nós somos 2 irmaos e a camara municipal nao deixa doar aos 2 por falta de área.

Como assim?
    A Camara não deve deixar é voçes partirem isso em 2. São coisas diferentes.
  10.  # 10

Colocado por: Nelhas

Como assim?
    A Camara não deve deixar é voçes partirem isso em 2. São coisas diferentes.

Também é o que me faz sentido poder haver uma clausula qualquer de nao divisao, mas o que disseram ao meu pai é que nao permitem a doaçao em si assim...
    • Nelhas
    • 9 março 2020 editado

# 11

Colocado por: user12321mas o que disseram ao meu pai é que nao permitem a doaçao em si assim...

Mas que raio têm a camara haver com um acto que não lhe diz respeito?
    Que não possa dividi-lo em dois é uma coisa, agora que raio têm o Município haver que o seu pai queira doar um terreno de 5 m2 aos dois filhos?

Não me diga que o Município aparece lá na escritura a proibir?
    Então e se for marido e mulher?
    Já deixa estar em nome de 2?
  11.  # 12

Que não possa dividi-lo em dois é uma coisa, agora que raio têm o Município haver que o seu pai queira doar um terreno de 5 m2 aos dois filhos?

Também não percebo, mas que se estão a opor, estão.
  12.  # 13

Mas o Município é dono do terreno?
  13.  # 14

Colocado por: NelhasMas o Município é dono do terreno?

Não, não é. Mas quando ele pensou em doar na conservatória disseram que tinha de ir pedir um documento para anexar o terreno à casa para ser um só e doar como um só, agora indeferiram isso porque aparentemente não tem área suficiente para ser doado para os 2 irmaos.
  14.  # 15

Ou isso está mal percebido ou então não sei.

A câmara não se pode opor. A não ser que não tenha licença de habitação e a câmara esteja a solicitar alterações para que o imóvel possa transitar..
  15.  # 16

Colocado por: user12321
    Não, não é. Mas quando ele pensou em doar na conservatória disseram que tinha de ir pedir um documento para anexar o terreno à casa para ser um só e doar como um só, agora indeferiram isso porque aparentemente não tem área suficiente para ser doado para os 2 irmaos.

AHHHH.
    Voçe está a confundir as coisas.
    O que o Município não autoriza é a tornar o terreno e a casa num unico "item".
    Isso é um direito que lhes assiste.

Eles não proíbem doação nenhuma.
    O seu pai facilmente pode doar o terreno e a casa a voçes os dois em separado.
    Até pode fazer as duas escrituras no mesmo dia.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  16.  # 17

ficam os 2 donos do terreno e da casa.

O Município não têm poder para dizer ao seu pai o que fazer com o que é dele.
  17.  # 18

Colocado por: NelhasMais importante que ter dinheiro é ter crédito.
    Já dizia o Sr. Salgado.

Essa não era do Berardo?
    Seja como for todos leram pela mesma cartilha.
    Concordam com este comentário: Nelhas
  18.  # 19

Colocado por: PalhavaEssa não era do Berardo?
    Seja como for todos leram pela mesma cartilha.

Vai na volta.
    Eles todos gostam mais de estourar o dinheiro dos outros que o deles. =)
  19.  # 20

Não me diga que o Município aparece lá na escritura a proibir?
    Então e se for marido e mulher?
    Já deixa estar em nome de 2?

Acho que pelo menos a casa está em nome do meu pai e da minha mae e a CM disse que era como se fossem 1 so por ser um casal...

0.0219 seg. NEW