Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia
    Sei que não é um assunto de Casas, mas julgo que poderei colocar aqui uma duvida no sentido de obter uma ajuda que necessito.

    Vendi á cerca de 1 ano uma viatura usada, que estava avariada, a um mecânico conhecido que iria reparar o carro e vender por sua conta.
    O valor foi de 1000 euros e foi preenchido e assinado o documento de venda.
    (não fui eu, foi a minha mulher, por isso não sei pormenores exactos)

    Como havia confiança, não ficámos com nenhuma cópia do documento e ficámos á espera que ele alterasse o registo de propriedade para o seu nome.

    Entretanto ele já vendeu o carro a um outro mecânico, pq a reparação era complicada.

    Passado 1 ano recebemos o aviso para pagarmos o IUC. Ao se falar com o primeiro mecânico, disse que não teve tempo de tratar dos papeis.

    Já percebi que a situação não se vai resolver pela melhor forma. Por isso, gostava de saber quais serão as melhores medidas a tomar, para resolver este nosso problema.

    Obrigado pela ajuda
  2.  # 2

    Ou vai falar com o "atual" dono do carro para procederem ao registo ou vai buscar o "seu" carro.
    Senão, multas, IUC, etc vêm tudo cair em cima de si.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, nunos7, 21papaleguas
  3.  # 3

    As pessoas às vezes colocam-se mesmo a jeito... se o João agora chegar ao pé do outro mecânico e diz, venho buscar o meu carro, como prova o mecânico q o carro é dele e não do João? se todos os documentos ainda estão em nome do João...
  4.  # 4

    Colocado por: nunos7As pessoas às vezes colocam-se mesmo a jeito... se o João agora chegar ao pé do outro mecânico e diz, venho buscar o meu carro, como prova o mecânico q o carro é dele e não do João? se todos os documentos ainda estão em nome do João...


    se o primeiro mecânico despachou o carro porque a reparação era complicadas o mais provável é o carro ja ter sido desmanchado para aproveirar as peças e já só sobrar a carroçaria.

    existe forma de resolver, tem que pedir para apreender o carro, passado x tempo se o carro não for apreendido pode dar baixa da matricula, tem ai coisa para se chatar por meia duzia de meses e não tem forma de comprovar que "vendeu" o carro pelo que o IUC vai ter que pagar.

    o meu pai passou pela mesmo processo, mas teve mais sorte. Carro com 30 anos, como davam 50€ pelo abate ele "vendeu" por 100€. Prencheram o papel de transferencia de propriedade e o meu pai ficou com copia do documento e copia do cartão de cidadao do comprador. só que com o comprador nunca concluiu o processo e o carro ficou em nome do meu pai. Claro que quando começaram a cair as multas e as portagens não pagas, ele teve que se mexer. Consegiu não pagar nada, porque tinha a copia do papel e do cartão de cidadão que comprovava que ele tinha vendido o carro, pelo que consegiu safar-se disso. Mas ainda teve uns bons meses até conseguir dar baixa da matricula. No fim os custos que teve para dar baixa da matricula, ficou ainda com menos lucro do que se tivesse mandado abater o carro.
  5.  # 5

    Por

    Colocado por: pauloagsantos

    se o primeiro mecânico despachou o carro porque a reparação era complicadas o mais provável é o carro ja ter sido desmanchado para aproveirar as peças e já só sobrar a carroçaria.

    existe forma de resolver, tem que pedir para apreender o carro, passado x tempo se o carro não for apreendido pode dar baixa da matricula, tem ai coisa para se chatar por meia duzia de meses e não tem forma de comprovar que "vendeu" o carro pelo que o IUC vai ter que pagar.

    o meu pai passou pela mesmo processo, mas teve mais sorte. Carro com 30 anos, como davam 50€ pelo abate ele "vendeu" por 100€. Prencheram o papel de transferencia de propriedade e o meu pai ficou com copia do documento e copia do cartão de cidadao do comprador. só que com o comprador nunca concluiu o processo e o carro ficou em nome do meu pai. Claro que quando começaram a cair as multas e as portagens não pagas, ele teve que se mexer. Consegiu não pagar nada, porque tinha a copia do papel e do cartão de cidadão que comprovava que ele tinha vendido o carro, pelo que consegiu safar-se disso. Mas ainda teve uns bons meses até conseguir dar baixa da matricula. No fim os custos que teve para dar baixa da matricula, ficou ainda com menos lucro do que se tivesse mandado abater o carro.


    Colocado por: pauloagsantos

    se o primeiro mecânico despachou o carro porque a reparação era complicadas o mais provável é o carro ja ter sido desmanchado para aproveirar as peças e já só sobrar a carroçaria.

    existe forma de resolver, tem que pedir para apreender o carro, passado x tempo se o carro não for apreendido pode dar baixa da matricula, tem ai coisa para se chatar por meia duzia de meses e não tem forma de comprovar que "vendeu" o carro pelo que o IUC vai ter que pagar.

    o meu pai passou pela mesmo processo, mas teve mais sorte. Carro com 30 anos, como davam 50€ pelo abate ele "vendeu" por 100€. Prencheram o papel de transferencia de propriedade e o meu pai ficou com copia do documento e copia do cartão de cidadao do comprador. só que com o comprador nunca concluiu o processo e o carro ficou em nome do meu pai. Claro que quando começaram a cair as multas e as portagens não pagas, ele teve que se mexer. Consegiu não pagar nada, porque tinha a copia do papel e do cartão de cidadão que comprovava que ele tinha vendido o carro, pelo que consegiu safar-se disso. Mas ainda teve uns bons meses até conseguir dar baixa da matricula. No fim os custos que teve para dar baixa da matricula, ficou ainda com menos lucro do que se tivesse mandado abater o carro.
    por isso o melhor é realizar a alteração de propriedade imediatamente, online com leitor de CC.
  6.  # 6

    uma coisa é certa, se ficar quieto o problema não se vai resolver e só se vai agravar
  7.  # 7

    Vá ao IMTT mandar apreender o carro. Rápido.
    Imagine que alguém comete um crime com esse carro. Como se livra desse imbróglio?
    • RCF
    • 11 março 2020

     # 8

    Ou resolve o assunto com o mecânico ou vai ao IMT e manda apreender o carro para regularização da propriedade.
    Mas, pode fazer um dois em um. Aviso o mecânico, dando-lhe um prazo para ele regularizar o registo de propriedade, sob pena de, a seguir, pedir a sua apreensão ao IMT. Dessa forma, muito provavelmente, o mecânico regulariza a situação.
    • RCF
    • 11 março 2020

     # 9

    Colocado por: BelhinhoVá ao IMTT

    IMT. Perdeu um T
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Belhinho
  8.  # 10

    Compra e venda de carros é sempre os dois intervenientes num registo automóvel e fica tratado. Nunca se confia que o outro "trate dos papéis".
    Não custa nada e não dói a ninguém.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
  9.  # 11

    Colocado por: BricoleiroCompra e venda de carros é sempre os dois intervenientes num registo automóvel e fica tratado. Nunca se confia que o outro "trate dos papéis".
    Não custa nada e não dói a ninguém.
    Concordam com este comentário:Luis Santos Duarte


    Até pela Internet já se faz, com um leitor de cartão de cidadão que não custa 5 euros.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  10.  # 12

    Colocado por: BricoleiroCompra e venda de carros é sempre os dois intervenientes num registo automóvel e fica tratado. Nunca se confia que o outro "trate dos papéis".
    Não custa nada e não dói a ninguém.
    Concordam com este comentário:Luis Santos Duarte


    Colocado por: newtonc

    Até pela Internet já se faz, com um leitor de cartão de cidadão que não custa 5 euros.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    Na verdade, custa menos que ir presencialmente à conservatoria.

    https://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/
  11.  # 13

    Boa tarde a todos

    Realmente existe sempre um momento da nossa vida em que facilitamos pela confiança que se tem e damo-nos mal. Este é seguramente o caso.

    Pelo que percebo não me resta outra opção, senão ir ao IMT dar baixa da matricula.
    Mandar apreender o veiculo é no IMT ou terá de ser na policia?
    O que fazer primeiro?

    Obrigado pela ajuda
    • RCF
    • 11 março 2020 editado

     # 14

    Colocado por: joaofrancoMandar apreender o veiculo é no IMT ou terá de ser na policia?

    É tudo no IMT.
    Não vai cancelar a matrícula. Vai é pedir a apreensão da viatura, para regularização da propriedade.
  12.  # 15

    Colocado por: RCF
    É tudo no IMT.
    Não vai cancelar a matrícula. Vai é pedir a apreensão da viatura, para regularização da propriedade.


    Online, com um leitor de cartão de cidadão. Evita passar uma manhã ou tarde no IMT.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13.  # 16

    Ok já percebi, mais uma vez agradeço a vossa ajuda.
  14.  # 17

    Imt - pedir apreensão da viatura

    Passados 6 meses, volta ao imt e manda cancelar a matrícula.
  15.  # 18

    Se o carro estiver a circular, quando for á inspecção será apreendido.
    Entretanto, livra-se de compromissos com possíveis problemas.
    • smst
    • 12 março 2020

     # 19

    Sabe onde está o carro? A pessoa a quem vendeu o carro (seu mecânico) já lhe devolveu o valor que você pagou de IUC?
    Avise a pessoa a quem vendeu o carro que se em uma semana o registo de propriedade do carro não passar para o actual dono, você vai mandar apreender a viatura (exija comprovativo da mudança de nome que é fornecido no acto de registo).
    Agora se não souber onde está o carro, já tiver sido desmantelado, etc... prepare-se para gastar mais uns euritos a cancelar a matricula e a pagar o IUC deste ano uma vez que o processo demora no minimo 6 meses a estar concluido.
  16.  # 20

    Criei um post com o mesmo assunto mas talvez aqui seja o local mais apropriado e fiquei a saber a minutos uma coisa que me deixou apreensiva.
    Comprei um carro a um vizinho, preenchemos aquilo que erradamente chamam de declaração de venda mas que todos conhecem como tal e tenho o DUA, no site da tranquilidade diz que são esses os únicos documentos entregues embora os outros sejam necessários apenas para preenchimento.
    O vendedor recusa-se a ir comigo ou a fornecer cópia do cartão ou o próprio cartão de cidadão diz que não preciso dele porque os dados já estão na declaração.
    Alguém ajuda?
 
0.0216 seg. NEW