Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Já li muito sobre o assunto no entanto continuo com dúvidas e dai venho aqui perguntar se alguém já passou por um caso semelhante ou se está dentro da lei que me possa elucidar sobre o seguinte:

    Comprei uma moradia em 2017 de 1956 que foi remodelada na integra, inclusive houve aumento de áreas e pisos sujeita a projeto na Camara e nova licença de habitação, em 2019 devido ao boom do mercado decidi vender a mesma sem nunca lá ter habitado, o negócio foi feito entre particulares sem intermediação imobiliária e não estando eu ligado nem ao ramo do imobiliário nem á construção.

    Há uns dias atrás recebi uma chamada por parte dos compradores a dizer que me iam enviar uma carta registada a denunciar defeitos, o que eu pretendia saber é se posso ser chamado a tal responsabilidade ou a mesma passa somente pelo empreiteiro que fez a remodelação?

    Obviamente estou cá para ajudar no que for preciso, e entrei logo em contato com o empreiteiro que me garantiu que irá resolver as questões assinaladas, no entanto porque me apercebi que os compradores são pessoas extremamente difíceis quero perceber se poderei ter problemas legais ou não?

    Cumprimentos a todos
  2.  # 2

    Não têm qualquer tipo de obrigação com o imóvel.

    "Esta garantia só é concedida quando o negócio é enquadrado na actividade profissional do vendedor para uso do consumidor."

    Existem 5 anos de garantia em imóveis usados, mas o imóvel têm de ser adquirido a uma imobiliária ou construtor.

    No entanto, tenha a atitude correcta e informe os compradores dos seus direitos e do que diz a lei, e disponibilize-se a ajudar dentro do razoável.
  3.  # 3

    Colocado por: NelhasExistem 5 anos de garantia em imóveis usados, mas o imóvel têm de ser adquirido a uma imobiliária ou construtor.


    E quem assume essa garantia se o imóvel usado for comprado a uma imobiliária? Antigo proprietário ou imobiliária?
  4.  # 4

    Se a actividade profissional da empresa ou grupo a quem comprar a casa usada estiver no âmbito dessa actividade comercial, são eles quem têm de tratar da garantia.



    Colocado por: danielbargeAntigo proprietário ou imobiliária?


    Sempre com quem estabelece o processo de compra e venda.
    Se compra a um particular, não têm garantia.

    Quando compra na Worten uma TV Samsung, quem têm de dar garantia é a WOrten.
    Foi com eles que assumiu o negócio.
    Claro que eles mandam para a Samsung ou o que seja.
    Mas isso não é problema seu.

    Exemplo:
    Comprei uma TV num Hipermercado.
    Fui la com ela avariada.
    Resposta :
    Vai ali a rua tal , que são eles que tratam e assim é mais rápido.
    Não vou a lado nenhum. Comprei aqui. Paguei aqui. Exerço a garantia e deixo aqui.
    Não me interessa se a TV vai para a Rua X ou para o Japão.
    Senão para a próxima levo a TV daqui e pago lá.
  5.  # 5

    Colocado por: NelhasSempre com quem estabelece o processo de compra e venda.


    Portanto, se compra à imobiliária, é essa que tem de assumir certo?
  6.  # 6

    Colocado por: danielbargePortanto, se compra à imobiliária, é essa que tem de assumir certo?


    Do meu entendimento, não.
    A imobiliária é um "agente de jogadores".
    Não constrói casas nem executa obras nelas.
    É um facilitador.
    Senta a mesa um vendedor e um comprador.
    É um intermediário que é contrato para vender um imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danielbarge
    •  
      RRoxx
    • 11 março 2020

     # 7

    Colocado por: danielbargePortanto, se compra à imobiliária, é essa que tem de assumir certo?


    Duvido. é como quando comprar um electrodoméstico, não é o vendedor que assume, é a marca.
    Concordam com este comentário: Nelhas
 
0.0128 seg. NEW