Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    moro no último andar num T3 e precisava de mais uma assoalhada pois a familia cresceu mas.... comprar nova casa sem vender a minha está muito complicado por isso tive uma ideia e antes de falar com os "malucos" do condominio gostava de vos perguntar algo para ficar com as ideias mais claras antes da falar com aquela gente.

    - posso construir um escritório no espaço(sótão) que fica por cima da minha fracção?
    - tenho que pedir o usufruto ao condominio?
    - tenho que comunicar à câmara e as finanças?
    - posso comprar essa parte comum ao condominio?

    agradeço todos os vossos comentários de forma a eu clarear a cabecinha antes de sonhar mais
  2.  # 2

    1º qual é o uso actual do sotão ?
    2º qual são o(s) acesso(s) actual ?
    3º tem de "furar" a placa (tecto) ?

    e como é evidente qualquer alteração a uma parte comum só será possivel com a concordância de todos os condominos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ancsousa
  3.  # 3

    Acho que vai arranjar uma grande complicação (ou talvez não). Talvez o melhor fosse consultar um notário mais perto da sua residência e colocar-lhe essas questões. Se a resposta for sim a tudo, depois ainda falta falar com o condomínio e ter a concordância de todos. Depois chegar a um valor para a venda dessa área, etc...
    Mas continuo a achar que se vai meter numa complicação dos diabos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ancsousa
  4.  # 4

    Obrigada pelas vossas respostas

    Marco neste momento o sótão não é usado por ninguém o acesso é feito pela sala do condominio e sim para o "meu" escritório teria que abrir um buraco no meu tecto.

    .....
    vou pôr a casa à venda mas gostava mesmo de saber se seria viável esta minha ideia.
  5.  # 5

    pois é, como o Gonçalo diz pode ser um bico de obra, ou seja o regime juridico desse aproveitamento do sotão poderá vir a trazer-lhe complicações, uma vez que se trata de uma parte comum e para não falar que ao furar o seu tecto vai mexer de alguma forma na estrutura. No entanto é claro que parece um aproveitamento com toda a lógica e se ficar tudo muito bem resolvido é uma mais valia para essa fracção.
  6.  # 6

    O grande problema aqui é resolver tudo. É que, se de facto houver essa possibilidade, depois acredito que terá carradas de burocracia para a compra, legalização e alteração da fracção. Sinceramente, acho que é mais simples vender a casa e comprar outra.
 
0.0122 seg. NEW