Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    sim um aborradela de tinta,não fazia mal.
    eu actualemtne nunca prevejo revestimento por detras dos armários de cozinha... ´so reboco sarrafado.
    Aqui a ques~taop é que o movel nem sequer tem fundo. Está tudo muito manhoso as ligações e a aques~tao da distancia de segurnaça ete a tomada e as ligações de aguas/ esgotos...
    E claro as ligações de esgoto estão muito mal tam´bem, e com acessorios baratuchos...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 22

    Colocado por: RRoxxpelo menos davam uma borradela de tinta.

    Tentemos vêr o aspeto positivo.
    Se calhar foi propositado. No caso de ser necessário rebentar para fazer alguma pesquisa de reparação, é mais fácil porque é só seguir o roço:):)
    Concordam com este comentário: RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 13 março 2020

     # 23

    Colocado por: KduvidasTentemos vêr o aspeto positivo.
    Se calhar foi propositado. No caso de ser necessário rebentar para fazer alguma pesquisa de reparação, é mais fácil porque é só seguir o roço:):)


    Bem visto, afinal o "construtor" foi um grande visionário. Nós e que andamos todos errados. 😅
  3.  # 24

    Sobre a questão da electricidade, os 60cm anteriormente referidos é a distância genérica minima a cumprir relativamente a banheiras e duches, e outras zona húmidas.
    Tomadas para máquinas (e não só) têm alturas minimas, bem como locais próprios para serem instaladas.

    A tomada da foto não pode ser instalada como foi, isso nem tem discussão.
    Não pode nunca ser montada abaixo da água ou esgoto, obrigatoriamente é sempre acima (nesse caso devia estar a uns 70cm do chão).
    E se possível deve ser desviada das águas e esgotos, por exemplo para o lado esquerdo desse armário.

    No exemplo da foto (máquina lavar) é sempre (de cima para baixo):
    - electricidade
    - águas
    - esgotos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Kduvidas, RRoxx
  4.  # 25

    Colocado por: JoaoMSRA tomada da foto não pode ser instalada como foi,


    Pode mostrar em que artigo se encontra essa lei?
  5.  # 26

    E já agora, não pode ser colocada ao lado da torneira de esquadria, mas por baixo da misturadora de cozinha já pode?
    •  
      RRoxx
    • 24 março 2020

     # 27

    Colocado por: Ivo F.E já agora, não pode ser colocada ao lado da torneira de esquadria, mas por baixo da misturadora de cozinha já pode?


    o que me faz confusão é como é que você defende aquela instalação. Foi de sua autoria?
  6.  # 28

    Colocado por: Ivo F.

    Pode mostrar em que artigo se encontra essa lei?


    Tentei explicar o porquê de estar errado, e sim, está errado.
    Se acha que está certo como está, deve ter sido porque não me expliquei bem.
  7.  # 29

    Colocado por: Ivo F.Pode mostrar em que artigo se encontra essa lei?
    Melhor do que alguém lhe mostrar, que tal o Ivo ir procurar?

    O Decreto-Lei n.º 226/2005, de 28 de Dezembro, estabeleceu que as Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa
    Tensão
    Portaria n.º 949-A/2006

    Vizinhança com canalizações não elétricas.

    As canalizações eléctricas não devem ser colocadas por debaixo de outras canalizações que possam originar
    condensações (tais como canalizações de água, de vapor ou de gás), excepto se forem tomadas medidas para proteger as
    canalizações eléctricas dos efeitos nocivos dessas condensações.
    Quando uma canalização eléctrica estiver colocada na proximidade imediata de uma canalização não eléctrica,
    devem verificar-se, simultaneamente, as condições seguintes:
    a) As canalizações devem ser protegidas convenientemente contra os perigos que possam resultar da presença das outras
    canalizações em utilização normal;
    b) A protecção contra contactos indirectos deve ser garantida de acordo com as regras indicadas na secção 413, devendo
    as canalizações metálicas não eléctricas ser consideradas como elementos condutores estranhos.
  8.  # 30

    Kduvidas, esse decreto lei nada tem a ver com a situação corrente.
  9.  # 31

    Colocado por: JoaoMSR

    Tentei explicar o porquê de estar errado, e sim, está errado.
    Se acha que está certo como está, deve ter sido porque não me expliquei bem.


    não é questão de explicar, apenas queria saber onde está a lei que define o que diz
  10.  # 32

    Colocado por: RRoxx
    o que me faz confusão é como é que você defende aquela instalação. Foi de sua autoria?


    Não estou a defender, nem tampouco quero saber se tá bem ou mal. Óbvio que podia estar melhor.
    Só tento perceber onde está a ilegalidade...
    e não, não fui eu que fiz
  11.  # 33

    Colocado por: Ivo F.Kduvidas, esse decreto lei nada tem a ver com a situação corrente.
    Nem mais. Fica claro o espírito com que está neste fórum.
    A Joanateixeira, já deve ter a informação e opiniões que pretendia. Como tal, pela minha parte arquivo o tema.
  12.  # 34

    Colocado por: Ivo F.Kduvidas, esse decreto lei nada tem a ver com a situação corrente.

    Porque?
  13.  # 35

    porque não tem qualquer canalização eléctrica visivel ali.... e a alimentação da tomada não se sabe se vem de baixo ou de lado ou de qualquer outro sitio.

    e já que se fala em canos diz aí que não pode ter canalizações eletricas por baixo das de água... mas quanto a abaixo? alguem sabe dizer? 1 cm abaixo é permitido? e se for 1mt é permitido? lembro que continuamos com electricidade por debaixo de águas, que não é o caso da foto.
  14.  # 36

    Colocado por: KduvidasNem mais. Fica claro o espírito com que está neste fórum.


    pense antes de escrever. faço uma pergunta simples, não há qualquer espirito aqui
  15.  # 37

    Colocado por: Ivo F.

    não é questão de explicar, apenas queria saber onde está a lei que define o que diz


    Pode sempre:
    - ler as RTIEBT, pela Portaria n.º 949-A/2006
    - reler as explicações do porquê a instalação não estar bem feita
    - conhecer as regras de arte de instalação, e a coordenação entre várias especialidades
  16.  # 38

    Colocado por: JoaoMSRler as RTIEBT, pela Portaria n.º 949-A/2006


    Já li, não encontrei o artigo, pelos vistos nem o Sr, já que não o consegue indicar


    Colocado por: JoaoMSRconhecer as regras de arte de instalação, e a coordenação entre várias especialidades


    Conheço, já que faço as duas artes em questão...

    Pelo bom senso quanto maior a distância de um tomada elétrica e de um ponto de água melhor, até se pudesse estar noutra divisão, ainda melhor. Mas legalmente nada impede aquela tomada de estar ali.
    •  
      RRoxx
    • 25 março 2020

     # 39

    Colocado por: Ivo F.Conheço, já que faço as duas artes em questão...


    Vá lá que a arte é subjectiva...

    Está bom para si, então óptimo. fique lá com a bicicleta.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  17.  # 40

    Não leu o que escrevi abaixo?
 
0.0222 seg. NEW