Iniciar sessão ou registar-se
    • pbc
    • 13 novembro 2009

     # 21

    certo...mas como surge o vapor de agua dentro da caixa de ar? teve de atravessar um dos panos de alvenaria, e repare, o vapor de agua que estou a falar é aquele que provem do interior da habitação. Vou tentar exprimir melhor a minha duvida. O vapor agua atravessa a alvenaria (pano interior) pois ela é permeavel ao vapor mas se é verdade que o XPS não é permeavel, a consequencia é que não existem condenções na face mais fria do XPS, pois o vapor não chega lá, logo naõ há necessidade de prever caleira interior.
  1.  # 22

    pbc

    não sou especialista mas parece-me que está a ver a coisa um pouco ao contrário, ou seja a condensação dá-se porque o ar foi arrefecido ora se isolarmos o pano interior logo com o xps estamos a proteger esse pano do frio logo a humidade interior não vai "fixar-se" nesse pano interior não??? quer-me parecer que o xps é precisamente para proteger termicamente o pano interior.
  2.  # 23

    pbc
    Se você quer paredes exteriores permeáveis ao vapor de água, não se admire de, em dias de nevoeiro, ter 100% de humidade relativa dentro de casa! LOLOL

    Mais. Você acredita mesmo que a humidade criada dentro de casa atravessa o MATA-BORRÃO absorvente que é o estuque? Ou os azulejos vidrados das casas de banho?

    E, como diz o Marco1, a condensação, a ocorrer seria sempre no pano exterior da parede, porque depois deste, da caixa de ar e do xps, o pano interior encontra-se em quase toda a sua espessura à temperatura do interior (isto é, demasiado quente para haver condensações).
    E não havendo condensação, não há concentração de humidade (é o principio da entalpia ou entropia constante, ou lá o que é!).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, electrao
 
0.0095 seg. NEW