Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia

    Irei colocar no meu apartamento aquecimento central a gás, mas, para tal, será necessário fazer uma furação de 10 cm de diâmetro na fachada do prédio para exteriorizar os gases provenientes dos equipamentos.
    É preciso autorização de todos os condóminos? É considerado alteração da fachada do prédio?
    Não existirá nenhuma lei que me "proteja" de fazer esta obra para segurança do prédio, pois é a única forma de expelir os gases?

    Obrigada desde já
  2.  # 2

    Colocado por: giselamarinhocunhaÉ preciso autorização de todos os condóminos? É considerado alteração da fachada do prédio?

    não..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: giselamarinhocunha
  3.  # 3

    Isso que pretende, é proibido.
    Todas as tubagens de exaustão de gases e fumos de combustão deverão se elevar 50 cm acima do ponto mais alto da cobertura, além disso , sendo um edifico multifamiliar, terá de ser acondicionado em conduta propora devidamente protegida.

    PS: 1º vê-se da viabilidade tecnica do pretendido, e só depois é que se instala.
    Imagine o seu vizinho de cima, com a janela aberta a levar com o monoxido de carbono e outras substancias resultantes da queima... etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: giselamarinhocunha
  4.  # 4

    Se for caldeira de condensação nao há perigo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: giselamarinhocunha
  5.  # 5

    Uma coisa é o manual do equipamento, outra coisa é a legislação!!!
    Concordam com este comentário: SrR, treker666
  6.  # 6

    Pedro a norma NP1037 permite saídas nas fachadas em certas condições que não me lembro de cor mas sei que é para equipamentos de gás tipo B ou C sendo tipo C o mais fácil de adaptar a mais situações sendo estanque
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 7

    O furo de 10cm deve ser para entrada de ar e não para exaustão.
    • SrR
    • 13 março 2020

     # 8

    Colocado por: ultrahipermegaO furo de 10cm deve ser para entrada de ar e não para exaustão.
    ou pros 2
  8.  # 9

    Colocado por: SrRou pros 2


    Tambem.

    Uma das obrigações quando se tem gás canalizado é a abertura de uma entrada de ar com 10cm para o exterior.
  9.  # 10

    Colocado por: ultrahipermega

    Tambem.

    Uma das obrigações quando se tem gás canalizado é a abertura de uma entrada de ar com 10cm para o exterior.


    Mentira. Deve ser calculado de acordo com a norma np 1037

    Normalmente 150 a 200cm2 úteis
  10.  # 11

    Por aqui é o que fazem...
 
0.0153 seg. NEW