Iniciar sessão ou registar-se
    • efe
    • 13 março 2020

     # 1

    Boa noite. Alguém me pode esclarecer esta dúvida?
    Já tenho o terreno e um projeto de arquitetura licenciado. Faltam as especialidades.
    Posso pegar no processo quando receber as especialidades, juntar o emprenteiro e entrar o processo novamente mas como comunicação prévia?
    Aparentemente esta opção dá alguma margem de manobra em pequenos pormenores ao contrário do licenciamento.
    Agradeço se alguém puder esclarecer. Obrigado
  1.  # 2

    Não...

    Mas o seu arquitecto concerteza que o consegue esclarecer melhor.
    Concordam com este comentário: Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: efe
    • efe
    • 13 março 2020

     # 3

    Obrigado
  2.  # 4

    Pode cancelar o processo corrente e reiniciar todo o processo.
    Volta à estaca zero e a pagar todas as taxas.

    Não faz sentido. Sobretudo se já tem a arquitectura aprovada. Há algum motivo?
    O que diz o seu técnico?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: efe
    • efe
    • 15 março 2020

     # 5

    O motivo é o de, aparentemente e segundo um dos empreiteiros que contactei, entregando a comunicação prévia é possível começar imediatamente a obra. Com o processo de licenciamento é obrigatório esperar pelo despacho da câmara. Por outro lado com a comunicação prévia há alguma flexibilidade em pormenores de fachada se quiser fazer alguma alteração.
    Não faço ideia se isto faz sentido ou é só conversa.
    Obrigado
  3.  # 6

    Pergunte e aconselhe se com o arquitecto do projecto... E esqueça as opiniões dos empreiteiros, que de procedimentos administrativos não percebem muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: efe
  4.  # 7

    Colocado por: efecomunicação prévia há alguma flexibilidade em pormenores de fachada se quiser fazer alguma alteração.


    esta é nova para mim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: efe
  5.  # 8

    Colocado por: efeou é só conversa.

    é isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: efe
  6.  # 9

    Colocado por: efePosso pegar no processo quando receber as especialidades, juntar o emprenteiro e entrar o processo novamente mas como comunicação prévia?



    Oi?!

    Então, quando tiver as especialidades só tem que as apresentar na câmara, para eles juntarem ao projecto de Arquitectura que já aprovaram. Qual é o stress?! O empreiteiro ainda percebe menos que você.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: efe
    • efe
    • 15 março 2020

     # 10

    Ok. Creio que já fiquei esclarecido.
    E respondendo à questão sobre o que diz o arquitecto. Não lhe perguntei porque foi pelo licenciamento desde o princípio. Diz que as coisas ou estão licenciadas ou não estão. Ponto.
    Mas fiquei na dúvida perante outras opiniões vindas dos empreiteiros.
    Obrigado a todos pela ajuda que é sempre preciosa quando a ignorância é muita.
  7.  # 11

    Colocado por: efeMas fiquei na dúvida perante outras opiniões vindas dos empreiteiros


    Já agora poderia detalhar um pouco o seu caso?
    É alguma casa em banda? Ou alguma moradia isolada/geminada que faça parte de um loteamento?

    Independentemente do seu caso, se já licenciou a Arquitectura não tinha sentido não continuar no "licenciamento"...
    • efe
    • 15 março 2020

     # 12

    É uma vivenda isolada em loteamento na zona de Palmela/Setúbal num terreno de 1700m2 com 3 frentes. É uma moradia térrea e simples pois somos dois velhotes (a filharada já está toda entregue) atualmente numa moradia demasiado grande e com muita escada interior.
    Agradecido pela sua opinião e pela vossa ajuda
  8.  # 13

    O arquiteto fugiu à comunicação prévia porque provavelmente pode se tratar de um loteamento antigo/defecitario em termos de parâmetros urbanísticos.

    Eu ultimamente meti-me num assim e depois houve umas confusões com a câmara por causa de parâmetros estranhos ou mal definidos (loteamento sem regulamento, desenhado à mão e com planta síntese muito mal cotada).

    Depois também vieram com uma temas dos promotores esconderem algum tipo de áreas (em sótão e caves) faziam para lá umas maroscas nas áreas para pagar menos taxa e depois promoviam junto do comprador a necessidade de alterar o loteamento... Uma forma de transferir essa "taxa" para outro lado.

    Enfim, não deve ter nada haver com o tema mas de sublinhar que numa das últimas alterações à legislação a comunicação prévia passou a ser sem prazo e na total responsabilidade dos técnicos e em especial do arquiteto , as câmaras só devem fazer a fiscalização sucessiva e por isso foge-se quando os loteamentos não são famosos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: efe
    • efe
    • 16 março 2020

     # 14

    Este loteamento não tem problemas desses. Creio que a opção do arquiteto é uma questão de princípio: um projeto é para estar aprovado pela câmara para não haver complicações a posteriori. Pelo menos é o que ele defende, tudo certinho para não haver chatices e evitar derrapagens.
    Agradecido pelo seu contributo.
    Concordam com este comentário: brunomrosa
 
0.0133 seg. NEW