Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      CMartin
    • 23 março 2020 editado

     # 21

    Colocado por: manelvcColando-me um pouco a este tópico acham que esta sala pode ficar mais "limpa", fluída?
    Isto porque tenho um rapaz de 2 anos com bichos carpinteiros e que anda sempre de um lado para o outro.
    a mesa de jantar é uma BJURSTA extensível, preta, 180/240x90. se calhar grande de mais?

    https://d3jt1cz8miaxw8.cloudfront.net/exports/2d/75149502-sala-first_floor-first_design-20200322093702.jpg
      Screenshot_2020-03-23-12-26-46-348_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2020-03-23-12-26-51-227_com.miui.gallery.jpg

    Olá manelvc,
    Na minha opinião, a solução passará, no seu caso, por uma reorganização dos espaços e, por inerência, do fluxo (passagens) e forma como se vivem estes espaços: sala de estar e sala de jantar. Tem que trocar a posição de uma pela outra. O que acontece com a disposição actual, é que a sala de estar, que é a zona mais vivida nessa divisão acaba por "obrigar" que se circule pelo todo, para a ela chegar. Ou seja, é como se a sala de estar, no seu uso prático, ocupasse na realidade o espaço todo, estando a sala de jantar em primeira posição.
    Se trouxer a sala de estar para junto da lareira, e passar a sala de jantar para onde está agora a de estar, vai fazer com que se viva a sala de estar, mas em que se recata a sala de jantar. Recatando a sala de jantar, "limpa" a mesma de movimentos, e liberta o espaço de circulação, uma vez que a vossa circulação de maior tráfego passa a ser concentrada na sala de estar. Assim, a sala de jantar, fica liberta de movimento, e até pode receber, em sua circundante mais brincadeiras do miúdo. A sensação de vivência desse divisão, do espaço da sala de estar e do espaço da sala de jantar também vos irá ser diferente. Ora experimente, e depois diga da experiència.
  1.  # 22

    A televisão é que pode levantar um obstáculo.

    Mas se o novo layout agradar, talvez a tv possa ficar pendurada pelo tecto?
  2.  # 23

    Colocado por: marco1uma hipótese assim a frio apetece trocar a zona de estar com a das refeições mas lá está isso depende de outras coisas.
    Isto.
    •  
      CMartin
    • 23 março 2020 editado

     # 24

    Colocado por: pguilhermePosso ter sido o único a expressa-lo, mas garantidamente não fui o único a apreciar a sua participação, que claramente ajuda a enriquecer o fórum.
    Sei o que está a dizer pguilherme, e, por isso, entendo (...).

    Colocado por: pguilhermeMas se o novo layout agradar, talvez a tv possa ficar pendurada pelo tecto?

    Não será necessário tanto, basta a tv por exemplo ficar pendurada na parede lateral esquerda da lareira, a maior.
  3.  # 25

    Eu não sei quem inventa estas plantas, a lareira está num sítio super estranho!

    Não sei se o manelvc poderá fazer essa troca por causa da TV, este eletrodoméstico sempre a impor-se nas decorações, malvada! :D
  4.  # 26

    Mas colocando nessa parede ao lado da lareira, à partida terá de colocar o sofá no meio da sala, de costas para a mesa e dado o tamanho deste será que não vai limitar ainda mais o espaço?
  5.  # 27

    Estou a ver!
    Estava a imaginar o sofá encostado à parede para dar o mais espaço de circulação possível, mas efectivamente assim resolve a tv e até pode funcionar bem para as crianças e tudo...
    Concordam com este comentário: CMartin
  6.  # 28

    Colocado por: Ana_DadoEu não sei quem inventa estas plantas, a lareira está num sítio super estranho!
    Olá Ana_Dado :o) As lareiras costumam ter esta mania peculiar de se implantarem em sítios que depois, ao mobilar, nunca nos parecem dar jeito nenhum. No entanto, a posição da do manelvc, e considerando o que acabei de dizer, não é inédita. Temos actualmente uma disposição assim, precisamente com a lareira naquele canto da entrada, em primeira mão, a sala de estar, seguida pela sala de jantar, embora estas estejam ao corrido a direito, uma a seguir à outra. Se virmos bem as coisas, a criação de ambientes, a decoração, nos layouts e, até as próprias obras, são sempre um jogo de concessões. De compromissos.
    : Tira-se, põe-se, e pesa-se na balança.
    •  
      CMartin
    • 23 março 2020 editado

     # 29

    Colocado por: Ana_DadoMas colocando nessa parede ao lado da lareira, à partida terá de colocar o sofá no meio da sala, de costas para a mesa e dado o tamanho deste será que não vai limitar ainda mais o espaço?
    Não limita mais do que já está, mais concretamente até, a meu ver, e pela explicação que dei acima (dos fluxos e vivências), vai libertar espaço, ocupa realmente a sala de estar, e desocupa o tráfego (desnecessário) da sala de jantar. Cria espaço morto. Esse espaço morto pode depois servir para outras coisas, (para o miúdo) e a sensação de "alívio" do espaço na sua vivência será completamente diferente.
    Lá está, o compromisso, tira-se e põe-se na balança, e chega-se a um "peso" ideal.
    •  
      CMartin
    • 23 março 2020 editado

     # 30

    Assim (dá-me pela minha planta que o desenho que não está à escala, manelvc), mas serve seja como for.
    Concordam com este comentário: marco1
      transferir (1).png
  7.  # 31

    Adoro as suas explicações CMartin! Um beijinho para si (à distância não faz mal :D)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 23 março 2020 editado

     # 32

    Obrigada Ana_Dado ! Um grande beijinho para si também ! Tudo a correr bem, e também nessas obras ;o)👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Dado
  8.  # 33

    Aqui vai a planta completa do piso 0. Relembro, moradia em banda final anos 90.

    Essa sugestão de colocar o sofá no meio da sala não vai mesmo criar um bloqueio no meio do espaço? Mesmo chegando mais para a direita o sofá, vai-se ter que passar entre o sofá e a TV para ir lá para fora...

    Fiz um desenho com o vossa sugestão +-
      Screenshot_2020-03-23-17-21-29-854_com.google.android.apps.docs.jpg
      15849849242031717648942.jpg
    •  
      marco1
    • 23 março 2020 editado

     # 34

    utiliza muito esse duche na wc?
    por outro lado ainda essa cozinha parece mesmo estar a pedir para ligar á sala pela despensa ( penso que é a despensa não ?)
  9.  # 35

    o duche não é muito usado não...

    aquele espaço acima do wc é realmente uma despensa.

    ao ligar a sala à cozinha não fica meio estranho com a wc ali no meio?
  10.  # 36

    manelvc

    sabe como nós somos, começamos logo a magicar remodelações e reorganizações do espaço
    se bem que o melhor para si neste momento ( penso) é apenas um simples arrumar da mobília
    mas fica aqui uma ideia, ou seja imagine todo o miolo desse rc á partida completamente aberto e apenas um pequeno espaço junto á janela da despensa com uma wc
    repare nas hipóteses que isso podia abrir e tudo isso ficar com uma sensação de grande.
    mas pronto seria demasiado radical. mas não se perde nada em divagar um pouco neste momento.
  11.  # 37

    Provavelmente a mesa da cozinha não existe ou é pequena e usa a da sala no dia a dia, por isso tem essa disposição...
  12.  # 38

    Marco, nada que não me tenha passado já na cabeça, sendo que tem água e esgoto na despensa. O problema seria que evitar ficar com um wc "espetado" precisamente na sala de jantar/cozinha.
    E sim, não está nos planos para breve...

    Gt-racing: a mesa da cozinha existe e é usada para todas as refeições que não as principais.
    A de jantar por acaso começou a ser usada frequentemente só nos últimos tempos por imposição do pequeno 😇
  13.  # 39

    manelvc

    espetado na sala…
    apenas lhe digo uma coisa, não menospreze uma ciência que desconhece, não leve a mal mas é uma das tais frases que já ouvimos pelo menos uma vez na vida.
    pode ser que se tiver cabeça ainda lhe consiga fazer um esboço.
    Concordam com este comentário: manelvc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  14.  # 40

    Ok, sendo assim pode meter a sala de jantar mais afastada e ir para o esquema acima, mas não gosto da sala de estar nesse esquema (parece que o sofa corta o acesso à varanda que abre pro quintal), prefiro onde tem actualmente, fazia assim como na imagem que mostro.

    Eu preferia assim, estiquei o movel da TV, acho que uma peça barata e faz arrumação para além de ficar bem com as TVs grandes de hoje em dia. Para mim fica uma sala de estar mais circulável, mais agradável.
    O aparador ia pra baixo da janela já que é um espaço morto, e assim ja pode encostar mais a mesa na parede e deixar também muito melhor circulação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
      75149502-sala-first_floor-first_design-20200322093702.jpg
 
0.0301 seg. NEW