Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Quero construir um canil num terreno de não construção e quero-o fazer com condições, isto é, com uma fossa, boa drenagem de águas, abrigo do sol e da chuva.
    Que tipo de construção posso eu fazer? Tudo tem de ser movível ou há algo que se possa fazer, como por exemplo revestir o chão de cimento com canais de drenagem de águas?
    • ram
    • 11 outubro 2009

     # 2

    Poderá ser mais específico no que quer dizer por "não construção"? Está em reserva agrícola? Reserva ecológica?
  2.  # 3

    Faz uma boa pergunta que vou tentar esclarecer. Trata-se de um terreno triangular com 12 m de de base e 75 m de comprimento (pouco mais de 350 m2), sobra de um terreno em que se construiu uma clínica, devidamente murado e "entalado" entre uma estrada nacional e uma rua em plena povoação. Presumo que nestas circunstâncias não seja permitido construir ... Vou agendar conversa na Câmara Municipal, até porque precisarei de água e luz para iluminar aquele pequeno terreno onde quereria um canil decente em espaço e higiene.
    Quer então dizer que dependendo de ser reserva agrícula ou ecológica se poderá permitir construir ou não?
    Específicamente quero saber se posso cimentar o chão e em que extensão e se qualquer objecto que coloque ou construa tenha obrigatóriamente de ser movível. Se tudo for movível, por exemplo, não poderia construir uma fossa séptica...
    Desculpem o modo simples e incompleto com que coloco a questão, mas deve-se ao facto de ser ignorante nestes assuntos e à pressa com que tenho de decidir pela compra do terreno.
    Tenho cães de caça que necessitam boas condições.
  3.  # 4

    Apenas queria relembrar a questão. Obrigado.
    •  
      FD
    • 15 outubro 2009

     # 5

    Colocado por: AlbertoPintoQuer então dizer que dependendo de ser reserva agrícula ou ecológica se poderá permitir construir ou não?

    Se for RAN ou REN a probabilidade de fazer alguma coisa diminui bastante.

    É um caso relativamente complicado de adiantar seja o que for. Para já, pelo tipo de construção que está a pensar fazer (quantos cães, será necessário licença?) e depois porque não há informação sobre como o terreno está classificado no PDM.
    O melhor mesmo, é falar com alguém no departamento de urbanismo da Câmara Municipal.
  4.  # 6

    Obrigado.
  5.  # 7

    Só para não criar novo tópico, é permitida a construção de uma fossa séptica em RAN e/ou REN ?
  6.  # 8

    Nuno Oliveira,
    Não sei se a fossa servirá de apoio a habitação, agrícola, ou criação animal...
    Mesmo assim, independentemente da utilização, se a fossa não for estanque terá sempre de fazer um pedido de utilização prévia na ARH da sua zona de residência.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno Oliveira
  7.  # 9

    Car@ Sila

    Era para uso pessoal, 1000 l, acho, e julgo que vêem com sumidouro de líquidos (?) por isso não será estanque, ainda estou a investigar o assunto.

    Agradeço a sua dica

    Cumps
  8.  # 10

    Boas!,

    Por princípio, em terrenos de REN e/ou RAN, não são permitidas construções que impermeabilizem o solo ou comprometam a sua qualidade.

    No entanto, quanse tudo pode ser contornado... de qualquer maneira, tem que ser feito um pedido à entidade de tutela (a câmara, a comissão da RAN ou da REN conforme o tipo de terreno).
    Na câmara Municipal deverão informar sobre os passos a efectivar.

    Cumps
 
0.0121 seg. NEW