Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, antes de mais quero cumprimentar td os posters e em especial o responsável pelo forum pelo excelente trabalho.

    Vivo nos Açores, mais precisamente na ilha do Faial, onde os ventos fortes são frequentes, pelo que necessito de uma opinião de alguém que perceba do assunto.
    Após ter lido o post da princesa do nilo e todos os comentários, achei que seria interessante colocar aqui este post.
    O projecto desta moradia ainda está em apreciação pelo que o timing é excelente.
    Usufruo tal como a princesa, de uma vista privilegiada sobre a ilha do Pico.
    O alçado que fica de frente, possuirá 2 paineis com cerca de 6,5 metros de comprimento e 2,20 m de altura.
    O que pretendo é que me informem como poderei proteger os paineis das intempéries, partindo do pressuposto que não pretendo colocar estores.
    açlçado lateral

    Cumprimentos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: princesa-nilo
      1.jpg
    • ram
    • 11 outubro 2009

     # 2

    O tranquilo não está a tentar substituir a participação de um arquitecto e/ou engenheiro no projecto da sua casa por este forum, pois não?
  2.  # 3



    Obviamente que não. Apenas pretendo outras opiniões. Afinal este forum serve para quê???
  3.  # 4

    e se estiver?

    Qual é o problema de ter mais opiniões? acaso eles são deuses?

    Anyway.

    além de deflectores de vento, (árvores, arbustos, vedações9 que no fundo impedem que o vento bata directamente contra a fachada, terá de usar caixilharia de excelente qualidade
    • ram
    • 11 outubro 2009

     # 5

    Colocado por: tranquilo

    Obviamente que não. Apenas pretendo outras opiniões. Afinal este forum serve para quê???

    Certo. Mas o problema é que essa dúvida é algo que, quer o arquitecto associado ao projecto como o engenheiro, responderiam automaticamente e melhor que ninguém aqui do forum, já que não só terão melhor ideia das características e condicionantes do terreno como também dos produtos disponíveis aí no mercado.
    • ram
    • 11 outubro 2009

     # 6

    Colocado por: PauloCorreiae se estiver?

    Qual é o problema de ter mais opiniões? acaso eles são deuses?

    Não, são apenas profissionais especializados nessa função (e portanto naturalmente em melhor posição de conhecer não só as condicionantes do projecto como também a realidade do sector da construção da região) cuja participação é legalmente obrigatória.
  4.  # 7

    Essa discussão já foi tida aqui, se pesquisar, encontra vários tópicos sobre o assunto.

    No final, todos temos a liberdade de perguntar a quem quisermos, não temos de ficar condicionados às soluções que os nossos engenheiros e os nossos arquitectos propõem, os quais demasiadas vezes têm interesses nessas soluções. Projectistas a proporem soluções das empresas amigas (com a respectiva comissão, claro), é mais do que habitual.

    Se quiser criar um tópico sobre o assunto, força. neste tópico vamos mantermos-mo-nos a ajudar que pediu ajuda. Ninguém pode a dizer que não podemos ajudar.
  5.  # 8

    Por acaso, o engº responsável pelo projecto sugeriu que falasse com os fornecedores da caixelharia e lhes perguntasse se a caixelharia suportaria tais ventos (qual a garantia da caixelharia) e se não se responsabilizassem, que sugestões poderiam eventualmente apresentar.
    Portanto, ainda não efectuei o contacto, apenas aqui no forum levantei a questão no sentido de já ir com alguma ideia pre-definida.
    • ram
    • 11 outubro 2009

     # 9

    Colocado por: PauloCorreiaEssa discussão já foi tida aqui, se pesquisar, encontra vários tópicos sobre o assunto.

    Foi exactamente por isso que coloquei a questão.
    Colocado por: PauloCorreia
    No final, todos temos a liberdade de perguntar a quem quisermos, não temos de ficar condicionados às soluções que os nossos engenheiros e os nossos arquitectos propõem, os quais demasiadas vezes têm interesses nessas soluções. Projectistas a proporem soluções das empresas amigas (com a respectiva comissão, claro), é mais do que habitual.

    Se o PauloCorreia ler o que escrevi depressa chegará à conclusão que eu não pus em causa o direito de se fazer perguntas.

    Dito isso, chamo a atenção que o que foi pedido não foi uma alternativa à solução que lhe foi proposta mas sim a "opinião de alguém que perceba do assunto". Ora, se neste momento não há ninguém associado a esse projecto que "perceba do assunto" então é mau sinal. Afinal a construção ilegal pode parecer mais baratinha a curto prazo mas é gravemente prejudicial em vários planos, tanto a nível pessoal como também na organização urbana de toda uma região.

    Colocado por: PauloCorreia
    Se quiser criar um tópico sobre o assunto, força. neste tópico vamos mantermos-mo-nos a ajudar que pediu ajuda. Ninguém pode a dizer que não podemos ajudar.

    Estranho. Pensei que todos tinhamos a liberdade de colocar as perguntas que quisermos.
  6.  # 10

    e é o melhor, mas terá de falar com boas empresas. Outro truque é ver ai na zona, problemas idênticos e falar com os donos para ver correram as coisas.

    Mas uma technal, Kommerling, schucko, têm séries para isso. De que velocidades de vento estamos a falar? è tudo fixo ou têm folhas móveis?
  7.  # 11

    Obrigado PauloCorreia pelas primeiras sugestões.

    O painel de cima é fixo. o de baixo tem portas de correr. Os ventos poderão em dias de tempestade atingir os 200km, sendo no entanto muito raro. É frequente as rajadas atingirem, no inverno, os 120 km/h.
  8.  # 12

    De correr com 200km/hr? é duro

    leia o tópico https://forumdacasa.com/discussion/157/15/aluminio-ou-pvc e tente falar com o Gustavo Mendes. Existe lá muito boa informação

    https://forumdacasa.com/discussion/5133/portas-oscilo-paralelas/
  9.  # 13

    não querendo fazer de mim deus, acho sinceramente que 80% do que tenho visto por aqui no forum está um pouco longe do que verdadeiramente é arquitectura.
    A boa arquitectura num caso destes ( ventos) fortes, "vai" procurar logo ao nivel da forma e suas implantações, meios para atenuar essa condição natural do local e este não me parece ser o caso em que se procura posteriormente meios acessórios para minimizar uma exposição desproporcionada ao problema.
    Desculpem-me mas ando mesmo grrrr pois continuo a ver as pessoas a fazerem "bonecos" e com um imenso pavor de falar com os arquitectos como se eles tivessem como unico objectivo ser caros e fazer das casas das pessoas o que querem.
    Não é verdade, eles gastam imensas horas á procura das melhores soluções e sempre discutidas e aprovadas pelo cliente.
    Não são deuses mas concerteza não se limitam a fazer construção fazendo fé que posteriormente haverá sempre tecnologia para contornar os problemas. Fazem arquitectura como um processo encarado como um todo e como uma musica, procuram a melhor afinação.
    Já agora tranquilo, até pode ser do 3D mas parece-me que tem ai uma construção que poderá ficar cara e que sinceramente não gosto.
  10.  # 14

    Realmente o 3D não favorece muito o projecto. No entanto, gostos não se discutem. O que quer dizer com "uma construção que poderá ficar cara"?? Será pelo preço da caixilharia??
  11.  # 15

    repare: com essa área de vidro, terá que seguramente investir numa muito boa caixilharia assim como na qualidade do vidro, depois, tanta área assim tão desprotegida vai tambem, para ter uma qualidade térmica no interior, ter de investir "forte" quer nos restantes isolamentos quer no sistema de climatização que escolher, enfim...
    No aspecto estético, mesmo que o 3D não favoreça, ao menos qualquer coisa menos á engenheiro e que se assumisse a fachada de vidro de alto a baixo sem a "viguinha" a meio e que os outros vãos tivessem coerência com a linguagem assumida dessa zona vidrada e não parecessem apenas umas janelinhas ou janelas mais rsagadinhas ali plantadas.
    Eu sei que gostos não se discutem, mas quer-me parecer que há coisas que não tem nada a ver com gostos, são simplesmente coisas que nascem assim por nascer e falta-lhes dialogo entre elas, arquitectura é tambem ir buscar um sentido de equilibrio estético e emocional criando bem estar.
    Não leve a mal mas estou um pouco cansado de tentar explicar a arquitectura enquanto devia era estar mais a faze-la.
    Vemos por esse mundo fora tão bons exemplos de casas tão bem "desenhadas" e com parcos recursos...ou com os mesmos.
  12.  # 16

    Já agora, o porquê das vidraças...
      4.jpg
  13.  # 17

    Colocado por: marco1Não leve a mal mas estou um pouco cansado de tentar explicar a arquitectura enquanto devia era estar mais a faze-la.

    Homem, eu trabalho nas obras desde que me lembro e só aqui percebi a importância da arquitectura e foram vocês que mo demonstraram.

    Que grande foto,
  14.  # 18

    compreendo, mas tambem deixe-me dizer-lhe que pode vir a acontecer que essa vista esteja sempre tão presente que qualquer dia até lhe passa despercebida, nem todas as partes da casa precisam de estar a ver sempre. O elemento supresa com um vão estratégicamente colocado pode fazer mais efeito.
  15.  # 19

    O desenho que inseri no inicio, não é da autoria do Engº, mas sim minha. Fui eu que desenhei a casa, com um programa amador para o efeito. O Engº projectou aquilo que eu desenhei, mas esses são outros desenhos. Obviamente que no projecto do Engº as janelas são identicas e há mais harmonia visual.
    Em relação à casa, previligiei os espaços amplos no interior da mesma e obviamente a vista, em deterimento da estética exterior. Poderia ter confiado as minhas ideias a um arquitecto, mas iria pagar o dobro do que paguei ao Engº e provavelmente não iria aceitar aquilo que pretendia.
  16.  # 20

    Boas, descobri este tópico por acaso e por ter a haver com o meu problema, quando vi que tinha referido o meu post... fiquei no minimo :D:D Ainda bem que me compreende e que entende o que são ventos de 120km/h a bater-nos na casa quase diáriamente durante o inverno.
    Em segundo lugar, o Sr. Marco1 falou na parte térmica que iria ficar mal por causa da quantidade de vidros, bem, gostava de explicar-vos que nós cá de inverno temos temperaturas até que bastante amenas, ora vejamos. Durante o inverno, os dias quem fazem mais frio, fica cá perto de uns 10/11ºC, ou seja, a casa nunca fica assim taoooo fria... as prontos, acho que é sempre bom apostar num bom isolamento térmico.
    Por ultimo, vejo que nao sou só eu a goster de mostrar as belezas acorianas, o que é muito bom para projecção das nossas ilhas, que ca por mim, me orgulho muito de mostrar a todos que por aqui passam.
    Cumprimentos
 
0.0225 seg. NEW