Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas
    Colocado por: tranquilotransmitem a informação em vez de só criticarem por criticar

Cá vai uma dica:
    -Contacte a delegação da ordem dos arquitecto nos açores ([email protected])e arranje um arquitecto.
    Já sei que ouviu falar nesta solução, mas acredite é a melhor.
    Extremamente complicado de dar ideias sem estar no local (ver o terreno, exposição solar, envolvente, etc).
    Acredite quando lhe digo que é amelhor solução (para não dizer que é a única viável).
    Arranje um(a) arquitecto(a) e fale, exponha as sua ideias que vai ver que não se arrepende.
    Isto é um conselho de um engenheiro (eu)que pediu a um arquitecto para projectar a sua "Dream House"
    E não me arrependo.
    Vamos ver como é que fica no terreno (já começou a obra !!!) porque no papel numa escala de 0 a 5, eu e a minha cara-metade dá-mos 6 (seis estrelas).
    Um abraço
    Carlos Almeida
  2.  # 2

Agradeço todo o vosso interesse em ajudar, mas realmente não tenho capacidades ($) para contratar os serviços de um arquitecto, nesta altura do campeonato. Se quiserem dar algumas sugestões através deste forum, td bem, se não quiserem por acharem que deveria ser estes a fazê-lo, pois paciência, continuarei tal como está.
    Não tenho nada contra os arquitectos, sei que há muitos deles no desemprego e que precisavam deste tipo de trabalhos, mas infelizmente a verba não chega para todos. Aliás, o projecto já está feito e aprovado na camara, estou só a aproveitar os ultimos momentos para limar algumas arestas e fazer as últimas alterações para depois começar a obra.
    Provavelmente se fosse hoje, teria confiado o projecto a um arquitecto, que me desse mais ideias, mas tal não se sucedeu e terei que avançar com o que tenho pois o tempo urge e a obra terá que começar.
    A todos que responderam aos meus posts, o meu muito obrigado, recebi algumas boas ajudas que foram determinantes para ultimar o projecto.

Cumprimentos a todos e bem hajam.
  3.  # 3

ah, e para responder à minha conterrânea, sim acertou, é em Pedro Miguel.

Cumprimentos...
    • jma
    • 14 outubro 2009

# 4

Colocado por: tranquilo
    Não tenho nada contra os arquitectos, sei que há muitos deles no desemprego e que precisavam deste tipo de trabalhos, mas infelizmente a verba não chega para todos.

Boa sorte para a sua obra! eu não sou arquitecto, mas pensar que eles só "existem" para diminuir as estatisticas do desemprego é fenomenal!.. não leva a peito, e poderá nem ser o caso da sua obra, mas é precisamente por pensamentos desse género que Portugal, ao nível da construção e em grande parte do território, consegue ser dos mais feinhos da europa...
  4.  # 5

Caro jma,

permita-me que reafirme novamente que não tenho nada contra os arquitectos, considero uma classe profissional tão importante como outra qualquer. No entanto, discordo completamente das suas palavras quando afirma que Portugal tem casas feias devido ao facto de não ter sido um arquitecto a realizar a sua planta, pois aí afirmo que já vi plantas feitas por arquitectos, que valha-me Deus!!! como outras realmente 5*. Para mim o problema da má arquitectura em Portugal nada tem haver com quem faz o projecto, mas sim com quem aprova a sua construção ou devido à falta de fiscalização de quem deve fiscalizar.
    Existe bons e maus projectos, como existem bons e maus arquitectos como existem bons e maus professores como existem bons e maus médicos e assim sucessivamente. Eu adoro a minha planta, e não foi feita por nenhum arquitecto. E digo mais, não a trocava por muitas plantas feitas por arquitetcos, ou desenhadores ou Engºs. Portanto, resumindo e concluindo, cada um sabe aquilo que quer e precisa e eu estou satisfeito e isso é o que me importa neste momento.
  5.  # 6

Tranquilo aconselho só que tenha algum cuidado com os isolamentos... Pedro Miguel é ainda uma freguesia grande mas tenho um familiar que fez aí uma casa à cerca de 2 anos e queixa-se muito da humidade...è em Pedro Miguel de cima naquela estrada que dá para a Praia do Almoxarife/Chão frio mas perto do cruzamento onde havia aqueles pre-fabricados... Muita humidade mesmo!
  6.  # 7

Caro Afaria, agradeço o seu comentário...são destes comentários que necessito e não que me venham com histórias que a planta é feia só porque não foi um arquitecto a realizá-la, porque se tivesse dito no inicio que tinha sido um arquitecto, a maioria desses comentários nem tinha surgido.
    Portanto, em relação á localização, não é tanto para cima, fica +/- a meio da freguesia. Mas sim, tenho conhecimento que é uma zona bastante húmida e por esse facto, já contatei com o Engº sobre qual a melhor forma de isolamento, pelo que em principio, serão todas as paredes forradas com placas de gesso no interior com caixa de ar.
    Não sei de haverá mais algum tipo de isolamento que possa acrescentar. O Engº só me apontou este...mas já devem ter falado disso aqui no forum...vou pesquisar...
  7.  # 8

Colocado por: tranquilonão tenho capacidades ($) para contratar os serviços de um arquitecto

Boas
    Tenho pena. Penso que o enquadramento e vista do seu terreno mereciam um projecto a altura.
    Peço desculpa pela franqueza mas é a minha opinião.
    Já agora, tire-me uma dúvida: Quanto é que pensa gastar na sua obra?
    É que faz-me uma confusão as pessoas disserem que não têm dinheiro para pagar um bom projecto de Arquitectura e depois gastam 160000 € ou mais na obra.
    Você provavelmente por 5000€ arranja um bom projecto (não sei como são os preços nos Açores).
    Veja lá e faça bem as contas.
    Olhe que não se vai arrepender.
    Um abraço e boa sorte.
    Carlos Almeida
    •  
      FD
    • 14 outubro 2009 editado

# 9

Colocado por: engcarlosÉ que faz-me uma confusão as pessoas disserem que não têm dinheiro para pagar um bom projecto de Arquitectura e depois gastam 160000 € ou mais na obra.

Na mouche.

Eu preferia colocar soalho flutuante de 10€ em toda a casa e ter um projecto como deve ser a ter madeira maciça e um projecto feito por mim.
    O soalho posso trocar em qualquer altura e o projecto?
  8.  # 10

Mesmo que nos Açores não haja grande amplitude térmica, à semelhança do forista Tranquilo, eu também vou usar isolamento térmico na construção da minha casa, mas pergunto se já viu preços de wallmate e roofmate? Como não se usa muito nas ilhas…, ca carregam-lhe bem no preço… mais do dobro do continente… pelo no menos na Terceira é assim
  9.  # 11

Açoriano, sei que tem razão....Eu quando vou aos açores acho tudo absurdamente caro! quanto ao preço dos contentores sei que para o faial 1 contentor de 20 pes fica mais ou menos por 1500euros...claro que dá para negociar com as transportadoras e as vezes consegue-se mais barato. O giro é que se for um contentor para transportar uma viatura fica nos 800/900 euros... acredito que compense para alguns materiais mas no caso do roofmate/wallmate não deve compensar... E você ainda tem mais sorte que o Tranquilo porque acho a Terceira com mais possibilidades de escolha que o Faial...

Tranquilo se está satisfeito com a sua casa é o que importa... Podia era ter pedinchado um projecto a um arquitecto antes das eleiçoes...lol
  10.  # 12

Tranquilo o maior conselho que lhe posso dar é cuidado na escolha do empreiteiro...isso sim é muito importante...
    • jma
    • 14 outubro 2009 editado

# 13

Caro tranquilo,
    Não quero eternizar a discussão, até porque foge à sua dúvida inicial. repare que não teci nenhum comentario à sua planta, pelo que apenas alertei para o facto de os profissionais, de cada área, terem uma função importante e não apenas acessória... e de facto discordo em absoluto com o que diz sobre a "qualidade" arquitectonica da maioria das construções do nosso país, independentemente de estar certo quanto à existência de bons e maus arquitectos.. como em qualquer profissão!

Quanto ao isolamento térmico que refere, não percebi muito bem qual é, pois indica "serão todas as paredes forradas com placas de gesso no interior com caixa de ar". ora as placas de gesso (vulgo pladur) não têm qualquer caracteristica térmica... normalmente são utilizadas como "acabamento de um isolamento térmico e/ou acústico. Como isolamento térmico utiliza-se XPS, EPS, etc.. mas se essa for uma dúvida sua, haverá aqui no forum muitos tópicos que o poderão esclarecer melhor! Mais uma vez, boa obra!
  11.  # 14

afaria, da próxima vez que vier aos Açores de um pulinho à Terceira, venha ca provar a nossa Alcatra. Amigo tranquilo, se precisar informações da terceira... disponha!
  12.  # 15

Açoriano por acaso ja vivi uns mesitos na terceira...estagiei aí... e aí tenho bons amigos....e saudades de uma pizzaria que ficava ao´pé da base das Lajes!e de não se trabalhar às segundas por causa das touradas...hehe
  13.  # 16

Vejo que gostou deste parque de diversões... O pizapress ainda continua a ser o melhor restaurante do género, mas oficialmente nunca houve folgas à segunda feira... a nao ser na segunda feira da serreta... Nem tudo sao desvantagens!
  14.  # 17

Quanto ao isolamento, tinham-me dito que o wallmate não isolava a humidade (digo as manchas que aparecem nas paredes) mas sim, serviria apenas de isolamento térmico...alguém me pode confirmar isso?
    •  
      FD
    • 14 outubro 2009

# 18

Colocado por: tranquilodigo as manchas que aparecem nas paredes

Está equivocado quanto à razão dessas manchas aparecerem, leia: humidades.

O isolamento térmico é o que impede o aparecimento de humidades. Como o wallmate é um isolante térmico, não terá bolores/humidade...
  15.  # 19

Obrigado FD, fiquei esclarecido...

Aconselha então a colocação de wallmate, ou existe algo melhor no mercado em relação qualidade/preço?
    E para os tetos, será necessário tb o roofmate?
    •  
      FD
    • 14 outubro 2009

# 20

Quanto a isso não lhe sei dizer.

Tem que ver a casa como um todo e não como partes desligadas entre si.
    Existe um projecto chamado RCCTE, acho que obrigatório, onde essas coisas devem estar especificadas e devidamente fundamentadas com cálculos - é aí que deverá encontrar respostas.
    O engenheiro deverá elaborar esse projecto, de acordo com as condicionantes da zona, introduzindo, segundo tenho percebido por aqui, as diversas variáveis (exposição solar, temperaturas, humidades, etc.) num software que faz os cálculos.
    Este software dar-lhe-á um coeficiente de transmissão térmica que o material que escolher, ou a solução de construção, deverá respeitar.

Aos entendidos: estou a dizer tudo correctamente?

0.0278 seg. NEW