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  1.  # 21

    Coloque uma extensão dentro de um tubo vd com cabo 3x6 e tem o problema resolvido não invente.
  2.  # 22

    Colocado por: tiotempestadeUm disjuntar bipolar de 16A e uma tomada estanque 20A no quadro existente deverá ser suficiente para certificar a instalação..
    Tio, desculpe mas está a confundir conceitos.
    Uma coisa é estar feito e a funcionar, outra é além disso estar certificado. Tal como no exemplo prático que postei atrás.
    Daí resulta que um profissional certificado, faz as instalações cumprindo as regras ou não as faz.

    Colocado por: tiotempestadeEm qualquer uma das situações nao vejo justificação..
    A justificação deriva da função do DR. Sugiro que se familiarize com essas características e certamente compreenderá melhor a sua necessidade.
  3.  # 23

    Colocado por: RicardoPortoColoque uma extensão dentro de um tubo vd com cabo 3x6 e tem o problema resolvido não invente.

    Porra!!? 3x6mm2, para 16A ;) e 12 metros...
  4.  # 24

    Assim mesmo que não aperte em condições não tem problemas :)
  5.  # 25

    Se quer isso em condições chame um electricista certificado ou fale com o Eng.º Electrotécnico, eles saberão indicar o que realmente necessita.

    Se quiser uma coisa a funcionar sem estar dentro dos regulamentos faça como lhe apetecer, se funcionar é o que importa, mesmo que em ultimo caso queime alguma electrónica do veiculo electrico!
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  6.  # 26

    Para o tipo de carregador que indicou (máximo 3.7kW 16A 230V) tem de considerar:
    - tomada fixa saliente (sendo uma garagem aconselho ser tomada estanque)
    - cabo 3G2,5 em tubo VD (instalação saliente)
    - diferencial 1P+N 25A 30mA (o que está no quadro é 300mA)
    - disjuntor 1P ou 1P+N 16A

    Precisa apenas 3 módulos livres no quadro.
    Não precisa mexer as tomadas existentes.
    Concordam com este comentário: Kduvidas, bettencourt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 27

    Para uma ligação de veiculo eléctrico recomendo o material igual ou equivalente ao da foto.

    O cabo h1xv-U 3G4mm2.
    O disjuntor diferencial do tipo B para detecção de correntes de fuga na componente DC

    Recomendo ainda a instalação de descarregadores de sobretensão.


    Colocado por: JoaoMSRPara o tipo de carregador que indicou (máximo 3.7kW 16A 230V) tem de considerar:
    - tomada fixa saliente (sendo uma garagem aconselho ser tomada estanque)
    - cabo 3G2,5 em tubo VD (instalação saliente)
    - diferencial 1P+N 25A 30mA (o que está no quadro é 300mA)
    - disjuntor 1P ou 1P+N 16A

    Precisa apenas 3 módulos livres no quadro.
    Não precisa mexer as tomadas existentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiotempestade
      Veiculo electrico2.jpg
      Veiculo electrico.jpg
  8.  # 28

    Deverá ter atenção também há potência disponível da fracção.
  9.  # 29

    Obrigado a todos. A empresa que orçou o serviço, após questionada a cerca do serviço diz que julgou o quadro na fotografia como sendo o geral e daí a sugestão de um novo quadro junto da tomada (?!!) enfim..

    Agora, e afinal..., já nao é preciso quadro nenhum.. retirou 80 euros do orçamento original (quadro + diferencial), manteve o mesmo tempo de mao-de-obra (4 horas) + disjuntor bipolar 20A + cabo + calha + tomada = nem vos digo o preço!!

    Colocado por: BigmouseO disjuntor diferencial do tipo B para detecção de correntes de fuga na componente DC


    Podes, pf, "trocar por miúdos"?

    Obrigado mais uma vez
  10.  # 30

    Os veículos eléctricos ou plug in numa tomada de casa carrega entre os 6 a 12 amperes. Tem de pedir a alguém que saiba de veículos e seja electricista
  11.  # 31

    Normalmente para usos gerais utiliza se interruptores diferenciais do tipo Ac, que estão preparados para detecção de corrente alternada, depois quando temos cargas que possam provocar correste de fuga em corrente contínua, exemplo variados, rectificadores, etc..., utilizamos diferenciais que detetam correntes de fuga na componente contínua, e utilizamos aí do tipo A ou B.

    Colocado por: tiotempestadePodes, pf, "trocar por miúdos"?
      Screenshot_20200327-091639.jpg
  12.  # 32

    eu metia o Kit da legrand:
    Permite criar uma infraestrutura segura de carregamento de veículos elétricos e híbridos através de cabos Modo 2 (ou Modo 1). Adequados para instalação em casas particulares, garagens privadas, apartamentos, etc. Ligação a partir do quadro elétrico: 1 linha dedicada com um cabo de 3 x 2,5 mm2 , com proteção através de disjuntor diferencial Tipo F ref:.410754 (uma linha por tomada). O kit contém: 1 tomada schuko Green’up, 1 Base e 1 disjuntor diferencial de 20 A, curva C, 30 mA, tipo F - ref. 410754
    custa cerca de 150€, peça cotação ao electricista.
    veja aqui:
    https://www.components4automation.com/pt/legrand/090470-kit-pronto-a-instalar-16a-ev-renault-green-up_p34942.html?id=5&cat=0&pc=1
  13.  # 33

    Colocado por: tiotempestade
    Agora, e afinal..., já nao é preciso quadro nenhum.. retirou 80 euros do orçamento original (quadro + diferencial), manteve o mesmo tempo de mao-de-obra (4 horas) + disjuntor bipolar 20A + cabo + calha + tomada = nem vos digo o preço!!


    Deve trocar o diferencial por um de 30mA, o que lá tem é de 300mA.
    Meter tubo VD a proteger o cabo, em vez de calha.

    Se optar pelo kit Legrand, só precisa acrescentar o cabo e tubo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 34

    Continuamos a falar da mesma coisa,
    - DR (30mA)
    - Cabo
    - Tubo
    - Tomada

    Dê-se a volta que der. O que lá está não serve.
  15.  # 35

    Uma pergunta... Tenho um E-UP de 2020 e em casa tenho trifásico... Na a garagem tenho quadro com disjuntores para iluminação, tomadas e sistemas de aquecimento...

    Qual será a melhor solução, mais rápida e mais barata?

    Sera a solução da legrand?

    Aceito sugestões
  16.  # 36

    Será instalar uma tomada trifásica é uma box de carregamento específica
  17.  # 37

    Colocado por: sergyioQual será a melhor solução, mais rápida e mais barata?
    Será fazer o mesmo que o user que iniciou o tópico, com Legrand ou outra marca as solicitações técnicas estão regradas é só cumprir.

    Algo que os vendedores de veículos elétricos deveriam equacionar, seria possuirem um serviço de assessoria nesta matéria, para salvaguardar pessoas e bens. Seria interessante, útil e possivelmente mais acessível.
    Quem compra um VE só pensa em trazer o "brinquedo" para casa. Quem vende, está é preocupado com o "Next!"...:):):)
  18.  # 38

    Colocado por: RicardoPortoSerá instalar uma tomada trifásica é uma box de carregamento específica


    e essa box de carregamento quanto custaria? iria tirar proveito da mesma, sendo o carro monofásico?
  19.  # 39

 
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