Iniciar sessão ou registar-se
    • lobito
    • 11 outubro 2009 editado

     # 1

    Diz-me o Paulo Correio que devia abrir um tópico sobre as minhas dúvidas em relação aos custos e à forma de proceder numa reabilitação (acho que é mais do que uma renovação) que pretendo fazer (numa casa que pretendo ter... mas isso são outras histórias!). É um facto que a maior parte dos tópicos dizem respeito a obra nova e eu não consegui encontrar nada sobre os cálculos de honorários de arquitectos, por exemplo, e pôs-se me a dúvida: uma vez que fundações, etc, já existem, é razoável fazer as contas como se se tratasse de uma construção de raiz?

    Depois, tenho outra dúvida: uma vez que a casa já existe, e uma parte dela precisa de remodelação mas não de reconstrução, e a parte mais recente e bera é mesmo para ir abaixo e reconstruir (estando apesar de tudo as duas partes ligada uma à outra), eu preferia fazer rapidamente a remodelação (em que sei exactamente o que quero) e ter tempo para pensar no resto depois de saber onde lhe dá o sol, onde gosto de me sentar, etc, etc, mas os arquitectos, muito compreensivelmente aliás, preferem fazer o projecto todo junto.

    E mais dúvidas se juntarão (como por exemplo, onde é que se arranja um engenheiro de estruturas que faça os cálculos as estruturas de madeira, e não estou a falar de coberturas mas de sobrados, etc).

    Vou começar por tentar pôr aqui as plantas, mas de qulaquer forma a descrição é a seguinte:

    Um "C" de cerca de 22, 6m por 10,6m, com paredes de pedra de cerca de 60cm de espessura, que consta de uma "loja" (uma das pontas do C), uma adega (o corpo, com cerca de 9m por 6,45m por dentro) e um alambique ( outra ponta do C. A loja e a adega são de terra batida e tecto de madeira (que suporta o sobrado de cima), o alambique é uma construção posterior, já em betão (palpita-me que era uma alplendre abertto para aribeira que corre por detrás. Is no r/c.

    O primeiro andar uma espécie de quadrado (3 divisões para a frente, 3 divisões para trás e um corredor ao meio), em que uma das janelas passou a porta para abrir para uma construção (exactamente por cima das paredes da adega, em que há actualmente uma sala, um quarto e uma casa de banho. Na altura em que fizeram esse acrescento (onde devia ser, penso eu, a cobertura da adega), devem ter feiro também uma cobertura plana sobre o alambique e uma "prateleira", em betão também) que faz uma espécie de alpendre em frente da adega. Tudo isto uma espécie de terraço enorme, que se prolonga aliás por uns anexos muito africanos que devem ter sido acrescentadoas ainda posteriormente e que agora não vêm para o caso.

    Além da casa de banho no andar de cima, há uma no alambique, além de uma cozinha numa divisão da loja. Electricidade, água e gás de garrafa.

    Photobucket

    Photobucket
  1.  # 2

    Colocado por: lobito
    E mais dúvidas se juntarão (como por exemplo, onde é que se arranja um engenheiro de estruturas que faça os cálculos as estruturas de madeira, e não estou a falar de coberturas mas de sobrados, etc).

    Normalmente usam-se as mesmas secções das vigas existente. Mas terá de se ver se vale a pena a sus substituição ou não. Existem formas de reforçar uma estrutura de madeira, sem se substituir tudo, seja com perfis metãlicos ou vigas de madeira transversais, ou com fibras de carbono.

    Colocado por: lobitoDepois, tenho outra dúvida: uma vez que a casa já existe, e uma parte dela precisa de remodelação mas não de reconstrução, e a parte mais recente e bera é mesmo para ir abaixo e reconstruir (estando apesar de tudo as duas partes ligada uma à outra), eu preferia fazer rapidamente a remodelação (em que sei exactamente o que quero) e ter tempo para pensar no resto depois de saber onde lhe dá o sol, onde gosto de me sentar, etc, etc, mas os arquitectos, muito compreensivelmente aliás, preferem fazer o projecto todo junto.

    Se as duas partes são independentes, não vejo qual o problema, além do pó que depois vai ter e de algum sobrecusto
    • lobito
    • 11 outubro 2009 editado

     # 3

    Bom, as duas coisas são independentes mas há a questão da circulação entre as duas. A coisa complica-se um pouco mais porque quero pôr um elevador onde neste momento está uma escada (o que quer dizer que, mesmo provisoriamente, tenho de mexer nessa parte).
      clip_image004.jpg
      clip_image002.jpg
 
0.0090 seg. NEW