Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos aqui no fórum.
    Eu sou proprietário de uma moradia e estou a preparar o sótão para morar só que tenho dúvidas como ligar o quadro secundário o principal
    O quadro e monofásico 30A e tem o diferencial da EDP em seguida t um disjuntor bipolar de 32a que e o geral da casa ligado o disjuntor bipolar tem um diferencial de 40a e 300ma e o diferencial alimenta todos os disjuntores da casa e a garagem da casa está ligada a uma disjuntor de 25a só que já aconteceu a trabalhar na garagem e ter algum problema na garagem bota a luz toda a baixo por isso a minha dúvida e ligo o quadro do sótão antes do diferencial ou meto só um disjuntor depois do diferencial para alimentar o quadro do sótão
  2.  # 2

É chamar um electricista. E não inventar.
  3.  # 3

Alguém que perceba que me possa dar uma ajuda
    • eu
    • 29 março 2020 editado

# 4

No quadro original, faça a ligação para o novo quadro antes do diferencial, através de um disjuntor com dois polos, com uma amperagem de acordo com os condutores que vai usar para ligar os dois quadros. Recomendo que use condutores de pelo menos 4 mm2 e o ideal seria 6 mm2.

No novo quadro, coloque um diferencial antes de todos os disjuntores desse quadro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlosav
  4.  # 5

Colocado por: euNo quadro original, faça a ligação para o novo quadro antes do diferencial, através de um disjuntor com dois polos, com uma amperagem de acordo com os condutores que vai usar para ligar os dois quadros. Recomendo que use condutores de pelo menos 4 mm2 e o ideal seria 6 mm2.

No novo quadro, coloque um diferencial antes de todos os disjuntores desse quadro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Carlosav
  5.  # 6

Vou fazer assim como indicou e vou usar cabo de 6mm para um dia mais tarde não ser preciso andar a mudar cabos
    E que muitos amigos eletricistas diziam para pôr um disjuntor monopolar de 25 amperes depois do diferencial que era assim que faziam e nunca tiveram problemas e eu sempre achei que assim não era a maneira correta
    Muito obrigado pela informação
    • eu
    • 29 março 2020 editado

# 7

Colocado por: CarlosavE que muitos amigos eletricistas diziam para pôr um disjuntor monopolar de 25 amperes depois do diferencial que era assim que faziam e nunca tiveram problemas e eu sempre achei que assim não era a maneira correta

Também pode ser feito dessa forma, desde que o diferencial do novo quadro seja mais sensível que o diferencial geral.

Caso contrário, uma fuga de corrente no sótão poderia fazer disparar o diferencial geral sem necessidade.
  6.  # 8

Aconcelha um deferencial de 30mma ou 300ma
    Muito obrigado
    • eu
    • 29 março 2020

# 9

Isso depende de muitos fatores. Qual é o valor da resistência de terra? O que vai ligar no sótão?
  7.  # 10

No sótão assim de grande consumo só vai ter um ar condicionado o resto e iluminação e tomadas de uso geral.
    O valor de terra não sei vou ter que mandar medir
    Obrigado
    • eu
    • 29 março 2020 editado

# 11

O diferencial não tem a ver com o consumo, mas sim com as eventuais fugas de corrente da fase (ou do neutro) para a terra.

Como o ar condicionado terá uma unidade exterior exposta a humidades, um diferencial de 30 mA poderá ser demasiado sensível.
  8.  # 12

Muito obrigado pelas suas respostas como não sei os valores de terra vou optar por por um disjuntor bipolar antes do diferencial para alimentar o quadro do sótão e colocar no sótão um diferencial de 300ma
    Acho que está será a melhor opção
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 13

O disjuntor diferencial ou interruptor diferencial, este último mais comum na maioria das instalações deve ser calculado em função do valor de terra na pior época do ano. Não deve ser adivinhado ou igual ao do amigo que mora numa zona onde as terras podem ser melhores que as suas. Regra geral vão sempre pelo chapa 5, mas lembrem-se este equipamento está lá para vos proteger a vós não aos equipamentos.
    Concordam com este comentário: eu

0.0174 seg. NEW