Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.
    acabo de efetuar a ligação dos esgotos á rede publica.
    Como tenho fossa setica, queria aproveitar a mesma para aproveitamento de aguas limpas para regas.
    É viável converter as mesmas para aproveitamento das aguas pluviais para esta finalidade?
  2.  # 2

    Mas executou esgotos separativos dentro da casa? aguas negras/ cinzentas?
    E a fossa alguma vez foi utilizada? é estanque ou é rota?
  3.  # 3

    Bom dia. As águas sujas estão separadas mas limpas através de caixas exteriores. Posso gerir a separação até à fossa. A fossa foi ulitizada durante 17anos. É estanque e cerzitada.
  4.  # 4

    Colocado por: fertavAs águas sujas estão separadas mas limpas através de caixas exteriores.

    Mas quais limpas!? ou está a referir-se ás aguas da chuva?( pluviais)
    Concordam com este comentário: fertav
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fertav
  5.  # 5

    Colocado por: fertavA fossa foi ulitizada durante 17anos. É estanque e cerzitada.

    Pode limpar e utilizar como deposito. que é o que ela é.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fertav
  6.  # 6

    Para utilizar como depósito de águas pluviais, convém primeiro desinfetar o referido reservatório, especialmente se o mesmo está fechado à muito tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fertav
  7.  # 7

    Obrigado. É que produto sugerem para a limpeza. Já que tal terá de ser efetuada com jato de água?
  8.  # 8

    Obrigado. E que produto sugerem para a limpeza. Já que tal terá de ser efetuada com jato de água?
    Já agora, um aparte. Quando cito aguas limpas refiro me às águas da chuva
  9.  # 9

    Colocado por: fertavÉ estanque e cerzitada.
    Fertav, uma fossa céptica que não seja sumidoura, não é muito comum.
    Com que frequência esvaziava essa fossa?
    Qual a capacidade em m3?
    Tem tubo ladrão? Se sim, para onde?
  10.  # 10

    Esta fossa era esvaziada um vez por mês. São 3 com aprox 1000 lts cada, pois tem passagem de uns para outros.
    O tubo ladrão estava contado ao saneamento público, mas ainda não funcionava. Agora está ligado ao saneamento provisoriamente, já que vou ter de construir uma caixa de (visita) para posteriormente eliminará as fossas e enviar os dejectos para a rede. Essa
  11.  # 11

    Essa caixa de visita eliminará as fossas.
  12.  # 12

    OK, acho que já consigo ter uma ideia e assim posso-lhe transmitir a minha experiência no tema.

    Tenho uma cisterna de 3 m3 enterrada na cota mais baixa de um jardim relvado de aprox. 500m2. A ideia foi a mesma que teve. Aproveitar todas as águas provenientes de chuvas nos 200m2 de telhado da habitação e de todas as áreas envolventes em calçada à portuguesa de sensivelmente outros 200m2, incluindo lavagens de pisos, etc... tudo devidamente drenado para a tal cisterna com vista à rega do relvado e restante jardim.
    Instalei uma bomba submergível e esperei tirar resultado, só que:
    - Quando há água com fartura (outono/inverno), raramente é necessário regar:)
    - Quando é necessário regar com mais frequência (primavera/verão), quase não chove, logo não há água suficiente para regar:(
    NB: Mesmo que a cisterna estivesse cheia os 3m3 dariam à justa para 2 regas diárias ao relvado...
    A propriedade é no Douro, logo com pluviosidade considerável. No entanto a minha realidade é esta.

    Resumindo. Para não desperdiçar a boa intenção, promovi o escoamento dessa cisterna pelo tubo ladrão para um tanque de 30m3 que recebe águas de outras proveniências e que supre as necessidades de água de toda a propriedade e assim, quando a cisterna recolhe mais do que os 3m3, escoa para o tanque e nada se perde, quando não, está lá sossegada.

    Posto isto, antes de fazer qualquer investimento no seu projeto que é de louvar, aconselho-o a calcular as suas necessidades hídricas e pensar bem se a água que cai do céu no seu caso vale o esforço.
  13.  # 13

    E o custo elétrico e de material nunca vai recuperar o investimento num tempo útil agradável.

    3m3 não é nada como o user anterior referiu
  14.  # 14

    Não gaste dinheiro nisso 3m3, não é nada (gasto 11 m3/mes aqui em casa, só para ter uma noção, sem regas, pois é apartamento).
    Ainda se tivesse uns 30m3.
 
0.0172 seg. NEW