Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou com umas dúvidas, embora possa ser uma questão de carácter pessoal.
    Mas...

    Fizemos uma cozinha em open space.
    A cozinha é em u.

    Agora surge a questão de como organizar as coisas no móvel. Há algum critério?

    Tipo regra, sugestão, de onde se colocar panelas, pratos, copos, formas, bacias, pequenos electrodomésticos, alimentos,...

    (segue foto do projeto)

    Obrigada ;)
      Screenshot_20200330_124642.jpg
  2.  # 2

    O que usa mais, em zona da cintura.
    Coisas pesadas em baixo.
    •  
      RRoxx
    • 30 março 2020

     # 3

    Colocado por: sandritaAgora surge a questão de como organizar as coisas no móvel. Há algum critério?

    Tipo regra, sugestão, de onde se colocar panelas, pratos, copos, formas, bacias, pequenos electrodomésticos, alimentos,...


    não ha regras, ha sugestões.

    Eu por exemplo, tenho os utensilios que uso no forno, junto ao forno (pirex, tabuleiros, pegas etc), junto ao lavaloiças em cima tenho os copos, pratos, taças de salada tudo o que é de refeição. Sai da lavagem vai para o sitio, que é logo ali.

    tenho as coisas de pequeno almoço tambem no mesmo módulo, canecas taças cereais, mel, etc.

    disponha as suas coisas de um modo que façam sentido para si, ajuda na vivencia do espaço.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  3.  # 4

    Julgo que o mais importante é agrupar/aproximar as áreas, primariamente por função e secundariamente por "workflow".

    Por função, podem ser criadas, por ex. áreas para: (1) arrumação de comida, (2) arrumação de pratos/talheres/copos, (3) limpeza/lavagem, (4) preparação de comida e (5) confenção

    Cada zona poderá ter espaço para os seus próprios utensílios. Por ex:
    - talheres/pratos/copos num sítio (2)
    - faca, tabuas, fuzil, especiarias, sacos sous-vide, tigelas inox para mise en place, etc, na zona de preparação comida (4).
    - colheres de pau, pinças, espátuas, maçarico, etc na zona de confeção, junto ao "fogão" (5)

    Faz muita diferenteça ter próximo os utensílios para a tarefa em mão!
    Para isso há que evitar a tentação de misturar, por exemplo, colheres de pau (confeção) com colheres de sopa (para uso na mesa).

    A ordem destas areas deve ser ponderada. Por ex.: é interessante que a preparação de comida fique perto da limpeza e também da confeção. A zona de pratos/talheres talvez fique bem perto da maq. lavar, que por sua vez fica bem perto da limpeza... obviamente que a confenção deve esta perto da preparação :)


    Por fim, se ainda houver espaço para optimização, para além da forma típica de preparação de refeições, podem ser pensados outros workflows típicos de cozinha: preparação de pequeno almoço (por ex.: torradeira, tijelas/colheres cereais, caixas de cereiais, maq. e chavenas de café, etc), levantar a mesa, arrumar a maq. lavar.... para os ávidos do chá, uma zona de preparação fácil com tudo à mão, etc.

    Uma dica muito útil, mas difícil de implementar, é deixar folga nos acesso e evitar empilhar coisas, como tachos, frigideiras, tampas, etc.

    Como já sugeriram, as coisas pesadas e/ou grandes em baixo tb é útil.
    Se for hábito preparar refeições para muitas pessoas, isto pode incluir, por ex, pratos numa estrutura com pegas para serem todos levados facilmente para a mesa, e outras coisas do género.

    Só uma opinião de quem gosta de cozinhar e está sempre a aprender :)
    Concordam com este comentário: RRoxx, sandrita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sandrita
 
0.0061 seg. NEW