Iniciar sessão ou registar-se
    • Ollive
    • 30 março 2020 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Apesar de seguir o fórum há bastante tempo, decidi hoje abrir o primeiro tópico para expor a minha dúvida primordial. Sem está se encontrar esclarecida não poderei passar à fase seguinte.
    Neste momento reúno as condições para adquirir um terreno para construção de moradia sem necessitar de "ajuda" bancária sendo que a minha dúvida será entre as 4 opções que vos vou expor a seguir.

    1.ª Opção
    - Compra de terreno no centro da cidade, com o meu local de trabalho a 300m e com o da "Maria" a 2km, com cerca de área de implantação de 291 m2 / habitação 275 + anexos de 35 m2 por 45000€;

    2.ª Opção
    - Compra de terreno a cerca de 3km do centro da cidade, com o meu local de trabalho a 2,5km e o da "Maria" a 700m, com cerca de 7000m2 por 30000€;

    3.ª Opção
    - Compra de terreno a cerca de 7km do centro da cidade, loteamento municipal para construção de moradia germinada (2a2) com 445m2, habitação 175 + anexos de 35 m2 por 5000€;

    4.ª Opção
    - Remodelação de moradia T3 herdada, a cerca de 10km do centro da cidade, com cerca de 40 anos, 100m2 de habitação mais 50m2 de quintal, onde se denota humidade junto aos tetos e onde seria necessário nova canalização, nova parte eletrica, isolamento térmico conveniente entre outras coisas necessárias numa casa com essa idade;

    Peço a vossa ajuda na procura da resposta a este dilema que me encontro e me tem dado cabo da cabeça no bom sentido.

    Desde já o meu obrigado.

    PS: Localização = Alto Alentejo
  1.  # 2

    Importa também referir que o terreno a adquirir (caso o faça) será para construção de moradia T3+1 entro os 140/160 m2!
  2.  # 3

    não existem empregos definitivos e no mesmo emprego a empresa pode mudar de sitio. Por isso é bom morarmos perto do local de trabalho, mas não é certo que consigamos isso durante o resto da vida.

    tanto a opção 1 como a opção 2 dá para um ir a pé para o trabalho e o outro ir de bicicleta.

    as outras opções já requerem o uso de veiculos motorizados (carro ou moto/scooter)

    por isso a questão é se 15.000 justificam a compra do terreno no centro? qual é a distanca às escolas e ao local de possiveis actividades (desporto/musica/explicações) dos filhotes se existirem.

    Uma casa que dê para os filhotes fazerem a sua vida sem precisar dos pais andarem para trás e para a frente de carro vale na minha opinião os 15.000€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ollive
  3.  # 4

    Eu optaria pela opção em que pudesse construir o que quisesse a meu gosto pelo orçamento pretendido e no local que mais gostasse de viver.
    O estar perto hoje do local de trabalho não é seguro que estará no futuro (o que mais gosto é estar fim de semana ou em quarentena bem afastado do local de trabalho)

    Com o que estamos a passar (isolamento), acho também que será sempre bom ter uma vivenda com algum espaço exterior e algum terreno para nem que seja para uma hortazita e/ou criar umas galinhas/coelhos.
    Pelo andar da carruagem, vai começar a ser comum nos próximos anos... infelizmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ollive
  4.  # 5

    Obrigado pelo comentário caro pauloagsantos, da 1.ª opção ficam tudo a cerca de 500/700 metros pois o terreno encontra-se mesmo junto ao centro, na 2.ª opção já ficam a cerca de 2/3km;

    as outras opções parecem-lhe piores? Só as considerei porque ambas me permitem jogar com as poupanças já referidas e não estar tão dependente da banca a nivel de financiamento para construção.
  5.  # 6

    Obrigado pelo comentário caro mafgod , o que me encanta no terreno da 2.ª Opção é mesmo isso, pois 7000m2 planos dá para muita coisa e para se construir a gosto.

    Da 4.ª Opção é aquela onde tambem gosto de estar pois estou ao pé da familia mas a remodelação mete-me um pouco receio porque por vezes gasta-se tanto ou mais que uma construção nova.

    Da 3.ª Opção é onde colegas tem estado a construir, derivado ao preço dos lotes (5000€) portanto também é uma boa zona em virtude de ser praticamente tudo malta jovem e conhecida embora a parte de ser construção de moradia germinada tambem me deixe um pouco de pé atrás (isso e a vontade da "Maria" de ir para lá =P).
    • RCF
    • 30 março 2020

     # 7

    eu iria pela opção 2
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ollive
  6.  # 8

    Nunca optaria pela 4ª :-)

    Remodelação, pequena, próximo da família ;-) (quer-se perto mas longe da vista ;-) )
    Concordam com este comentário: Ollive, fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ollive
  7.  # 9

    Se estiver disposto a comprar um pequeno trator, eu iria para a opção 2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ollive
  8.  # 10

    Obrigado pelo comentário ricardo.rodrigues, já possuo numa quinta em Marvão, onde um dia gostaria de a reabilitar e gozar a minha reforma (se lá chegar).
  9.  # 11

    Colocado por: Ollivemeu local de trabalho a 300m e com o da "Maria" a 2km


    Colocado por: Ollivemeu local de trabalho a 2,5km e o da "Maria" a 700m


    Relativamente às localizações de trabalho, praticamente anulam-se entre a 1ª e 2ª opção, certo?
    Quanto à liberdade de poder decidir livremente o que quer construir pois os custos serão semelhantes na 1,2,3, é claramente mais acertado optar pela opção 2. Além disso tem o acréscimo do terreno envolvente, que poderá ser-lhe muito útil e valioso num futuro próximo.

    Ao pensar nas suas questões, vêm-me à memória dois pensamentos:
    1 - A terra não cresce. A disponível será sempre a mesma. Quem tem tem, quem não tem tivesse. Logo, é bem diferente ter 7000 do que 300 ou 400...
    2 - Quanto ao problema das distâncias e sem qualquer sentido crítico do pensar alentejano, acho sempre interessante o conceito do "é já ali".

    Pense bem e calmamente, até porque os tempos estão mais para isso do que outra coisa, mas a 2ª poção afigura-se de facto a melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ollive
    • Ollive
    • 30 março 2020 editado

     # 12

    obrigado pelo seu comentário Kduvidas .

    O que me cativa no terreno da 2.ª opção é mesmo isso, mesmo não estando numa zona tão nobre da cidade, está as portas da mesma e a area que comporta permite realizar várias opções, como uma pequena horta ou uma piscina no futuro quem sabe.

    O "é já ali" alentejano é uma coisa que faz parte, devagarinho se vai ao longe ahahah :D!

    Sim, os proximos tempos não se avizinham fáceis e é mesmo por isso que considero as opções 3 e 4, veremos ...
  10.  # 13

    Também me parece a mim que a opção 2 é a mais acertada. Esse terreno que tem a mais face à opção 1 irá dar-lhe qualidade de vida.
    O facto de estar mais afastado do centro também permite menos poluição atmosférica e sonora.
    Entre a opção 1 ou 2, a distância para os respectivos empregos não me parece relevante, até de bicicleta se fazem facilmente os 3 KM.

    Além disso tem de ser uma decisão do casal, por isso ponderem muito bem, considerem orientação solar e vistas do terreno, imaginem-se a morar num local e noutro, e a decisão há-de surgir naturalmente.
    Concordam com este comentário: Ollive
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ollive
  11.  # 14

    Obrigado pelo seu comentário HAL_9000, a minha "inclinação" também esta para a 2.ª Opção, a unica coisa que me deixa de pé atras em relação a esse terreno é os dias que vivemos infelizmente, pois dessa forma terei de recorrer a financiamento da banca para a maior parte da construção ... veremos!
  12.  # 15

    Então e na opção 1 que era 15.000€ mais dispendiosa não tinha? Olive. Já me está a baralhar...:(

    15.000€ serão logo +-10% do custo do investimento ou empréstimo que iria pedir para eventual construção.

    Se a 1ª e 2ª nem eram hipótese não valia a pena ter levantado porque nada têm a vêr com os dias que vivemos... A pensar assim, provavelmente mais vale pensar em optar pela 4ª hipótese e construir lá algo com o dinheiro que tem.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ollive
    • Ollive
    • 31 março 2020 editado

     # 16

    Caro Kduvidas, terei sempre de recorrer à banca, leia o que escrevi!! Tenho capacidade de adquirir quaisquer dos terrenos que mencionei e paga-lo no imediato com capital próprio!

    Para construir terei sempre de recorrer!

    A diferença esta em pedir à banca 50000€, 100000€ ou 150000€ compreende? Para mim faz toda a diferença e por isso coloquei a 3 e 4 opção porque se não fosse esta "nova" situação nem se colocava a hipótese mas percebo o seu comentário eu é que talvez me tenha expressado mal no comentário anterior.
 
0.0197 seg. NEW