Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou divorciada há 8 anos e a casa foi adjudicada ao meu ex-marido, o que quer dizer que é ele que há 8 anos paga a prestação ao banco e todas as despesas incluindo o IMI.
    A minha questão é: quando se fizerem as partilhas vou ter de pagar metade de tudo o que ele pagou durante estes 8 anos, ou seja, metade de todas as prestações, condomínios e IMIs?
    Eu sei o que é lógico mas já ouvi tanta coisa que fico baralhada.
  2.  # 2

    Não sou letrado em direito nem nada que o pareça, mas parece-me lógico, que aquando das partilhas quem quiser ficar com a casa terá de dar ao ex-conjugue metade do valor já pago ao banco. Neste caso se for o seu ex-Marido que queira ficar com a casa, tem de lhe pagar a si metade desse valor, como ele tem pago as prestações.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: irinamacedo
  3.  # 3

    Colocado por: HAL_9000Não sou letrado em direito nem nada que o pareça, mas parece-me lógico, que aquando das partilhas quem quiser ficar com a casa terá de dar ao ex-conjugue metade do valor já pago ao banco. Neste caso se for o seu ex-Marido que queira ficar com a casa, tem de lhe pagar a si metade desse valor, como ele tem pago as prestações.....


    só que ele está a pagar a casa e todas as despesas sozinho há 8 anos - se eu quiser ficar com a casa nao terei que lhe pagar também metade das prestações e de todas as despesas que ele pagou durante estes 8 anos?
    É que existe um antes e depois do divorcio. Até ao divórcio estava X da casa pago ao banco e pagamos os dois e o y que foi pago depois do divórcio foi só pago por ele.
  4.  # 4

    isso são depois os acertos como é obvio no momento de uma eventual venda que se terão de fazer e ver quanto cabe a cada parte.
    qual é a duvida?
  5.  # 5

    o ter que pagar é "relativo" se calhar deixa é de receber.

    vou tentar explicar com valores ficticos

    a casa vale 100.000€ ?

    metade é sua metade é dele.

    qual o valor que falta pagar ao banco 40.000€?

    então dos 60.000€ que faltam 30.000 são seus e 30.000 são dele.

    num cenário simplista ele tinha que lhe dar 30.000 para ficar com a casa.

    no seu cenário aos 30.000€ ele ainda vai tirar os custos que teve com a casa nestes 8 anos, ou seja em vez de lhe dar 30.000 vai dar-lhe um bocado menos.
  6.  # 6

    Se quiser ficar com a casa terá de lhe dar metade do valor das prestações pagas. Como ele esteve a pagar a prestação sozinho nos últimos 8 anos, terá de lhe dar o correspondente à parte dele e à sua relativamente a esse período, como é óbvio.

    Quanto ao resto das despesas (IMI?) não creio que tenha de retribuir, porque se era ele que estava a pagar essas despesas, também era ele que estava a usufruir da casa.

    O melhor é arranjar um bom advogado. Porque existe muita maneira de fazer as partilhas. Podem não concordar com esta divisão e requerer uma avaliação. Se ja pagaram por exemplo 40 % da casa, esses 40% podem valer mais que o valor efectivamente pago. Como dizia o outro Senhor: É fazer as contas.

    Sinceramente, partilhas é sempre um tema que dá pano para mangas -> Bom Advogado
 
0.0112 seg. NEW