Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.
    Tenho no meu orçamento o painel solar natural sol 280 v2 da immergas.
    Embora tenha é ficha técnica de não percebo nada.
    Gostaria que me dessem a vossa opinião sobre o mesmo, pois ainda vou a tempo de mudar.
  2.  # 2

    Isso não é mau. tem melhor e tem piores... é como tudona vida. Por quanto fica isso?
    mudar para que modelos? tem outras propostas?
    O que lhe diz o projectista da termica? presumindo que é obra nova.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasIsso não é mau. tem melhor e tem piores... é como tudona vida. Por quanto fica isso?
    mudar para que modelos? tem outras propostas?
    O que lhe diz o projectista da termica? presumindo que é obra nova.

    Em relação a um sts300 da baxi?
    O preço não sei.. Tenho de perguntar ao arquitecto.
  4.  # 4

    Colocado por: HjoaoGEm relação a um sts300 da baxi?
    O preço não sei.. Tenho de perguntar ao arquitecto.

    ao arquitecto!?

    Isso vai depender... agora meta um qq para o Pre-certificado ( pelo visto escolheo termoissifão com apoio por resistencia electrica, certo?), em Obra é que tem de ver muito bem qual o modelo em especifico.

    PS:Mas já está a instalar, ou está em fase de projecto?
  5.  # 5

    Sim ao arquitecto.foi projecto chave na mão
    Já está em fase de instalação.
    Por isso que queria ver qual o mais eficiente para não ter de andar a trocar.
  6.  # 6

    Sim TS com resistência.
  7.  # 7

    Se foi chave na mão... quer trocar para quê? Ainda por cima não sabe a valorização do equipamento.
    Se confia no seu arquitecto, como adjudicou isso em chave na mão/ ou por administração pelo arquitecto, é porque não se quer preocupar com detalhes. Deixe isso como está.

    Isso da eficiência tem muito que se lhe diga... Pode haver um modelo mais eficiente, imagine, mais 3%. Mas se custa mais 30%, valerá apena? fora outras coisas.. como os custos de exploração do sistema, fiabilidade, etc...
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasSe foi chave na mão... quer trocar para quê? Ainda por cima não sabe a valorização do equipamento.
    Se confia no seu arquitecto, como adjudicou isso em chave na mão/ ou por administração pelo arquitecto, é porque não se quer preocupar com detalhes. Deixe isso como está.

    Isso da eficiência tem muito que se lhe diga... Pode haver um modelo mais eficiente, imagine, mais 3%. Mas se custa mais 30%, valerá apena? fora outras coisas.. como os custos de exploração do sisteam, fiabilidade, etc...

    Em relação ao sts300
    Um tem 10anos de garantia nos colectores o immergas só tem 5 anos
    O sts tem resistência de 3000w e o da immergas tem de 1500w
    Ainda não sei os preços. Se a diferença for aceitável pode ou não justificar a diferença..
    Daí é minha dúvida.
  9.  # 9

    São produtos muito aproximados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm, HjoaoG
  10.  # 10

    Nas características compare o rendimento e o coeficiente de perdas que descreve as carateristicas.
    Por aí poderá fazer comparações
    • RSP
    • 1 abril 2020

     # 11

    A propósito, estou prestes a comprar moradia que tem prevista apenas pré-instalação de painéis solares.
    O construtor diz que a colocação de painéis não é obrigatória e, por isso, pede-me mais 2.5k. Verdade?
    Não tem que existir obrigatoriamente uma fonte de energia renovável para emissão de licença de utilização?
    Importa dizer que tem gás natural e recuperador de calor. É suficiente para certificado?
    Obrigado.
  11.  # 12

    Colocado por: RSPO construtor diz que a colocação de painéis não é obrigatória e, por isso, pede-me mais 2.5k. Verdade?
    Não tem que existir obrigatoriamente uma fonte de energia renovável para emissão de licença de utilização?
    ´obrigatorio a existencia de um fonte de ennergia renovaveél que garanta a produção de AQS, pode não ser paineis.


    Colocado por: RSPImporta dizer que tem gás natural
    não é renovável e como tal somente pode ser considerado para apoio.

    Colocado por: RSPrecuperador de calor. É suficiente para certificado?
    somente se o recuperador fizer AQS, mas mesmo assim não dispensa os colectores solares termicos pois não é exequivel ligar a recuperador fora da estação de aquecimento.

    no certificado energético obrigatório tem descrito os equipamentos que foram considerados e como tal fazem parte da edificação.
    • RSP
    • 2 abril 2020

     # 13

    Então devo exigir ao construtor a colocação de paineia solares térmicos?
    É que produção de AQS é feita por caldeira a gás natural e não fonte de energia renovável e o recuperador não faz AQS. A obra está em fase de conclusão e ainda não tem certificado energético.
  12.  # 14

    Mas tem um pré certificado do projecto da térmica. Veja o que está no documento.
    • RSP
    • 2 abril 2020

     # 15

    Não tenho, Pedro. É uma construção chave na mão.
  13.  # 16

    Pede... Está nos projectos aprovados.. Ora essa.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • RSP
    • 2 abril 2020

     # 17

    Ok. Vou pedir.
    Mas se no projeto da térmica não estiver previsto, não posso exigir ao construtor a instalação de painéis, à luz da legislação atual?
  14.  # 18

    peça o pre-cerificado e coloque aqui ocultando os dados indentificativos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • RSP
    • 2 abril 2020

     # 19

    Tenho necessariamente de pedir ao construtor ou posso pedir na câmara?
  15.  # 20

    Colocado por: RSPTenho necessariamente de pedir ao construtor ou posso pedir na câmara?

    Na camara duvido que lhe deem assim do pé para a mão.
    como comprador tem todo o direito de saber e ver disponibilizados os projectos da sua futura casa. Aliás peça-lhe a versão digital de todos os projectos.
 
0.0165 seg. NEW