Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, estou a ponderar comprar um terreno rústico e gostaria de saber que impostos irão ser aplicados para quem compra e para quem vende? Existe alguma formula a aplicar?
    Se alguém poder ajudar, agradecia.
  2.  # 2

    Colocado por: DiogoMarquesBoas, estou a ponderar comprar um terreno rústico e gostaria de saber que impostos irão ser aplicados para quem compra e para quem vende? Existe alguma formula a aplicar?
    Se alguém poder ajudar, agradecia.


    IMT 5%
    Imposto selo 0,8%
    escritura 200 a 250€
    registo 225€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoMarques
  3.  # 3

    Quem vende terá de pagar imposto sobre as mais valias. Não sei ao certo a percentagem, mas é elevada
  4.  # 4

    Colocado por: HAL_9000Quem vende terá de pagar imposto sobre as mais valias. Não sei ao certo a percentagem, mas é elevada


    50% das mais valias sao consideradas como rendimento no IRS. consoante as mais valias pode mesmo ter que pagar IRS no ano seguinte. Ou num cenário mais otimista, nem recebe ou nem paga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoMarques
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000Quem vende terá de pagar imposto sobre as mais valias. Não sei ao certo a percentagem, mas é elevada

    Se não estou em erro, são 28% em sede de IRS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoMarques
  6.  # 6

    Colocado por: MGoncalves
    Se não estou em erro, são 28% em sede de IRS


    Ou 0,ou 40%... Isso depende de todos os rendimentos.

    Pode optar pela tributação autónoma a 28%, mas sobre 100% da mais valia, pelo que nunca compensa.
    Concordam com este comentário: MGoncalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoMarques
  7.  # 7

    Só mais uma questão, no caso de doação de tia/madrinha para sobrinho/afilhado qual o imposto pago?
  8.  # 8

    10,8%
  9.  # 9

    Colocado por: NTORION10,8%


    Esses 10,8% é sobre que valor?
    Nas finanças o terreno está com valor de 190€...é sobre este valor?
  10.  # 10

    Colocado por: DiogoMarques

    Esses 10,8% é sobre que valor?
    Nas finanças o terreno está com valor de 190€...é sobre este valor?

    sim é sobre o valor patrimonial, já que nãi exsite venda, se o valor da venda fosse superior ao VPt, o imposto devido incide semrpe sobre o valor mais elevado.
    Concordam com este comentário: MGoncalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoMarques
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    sim é sobre o valor patrimonial, já que nãi exsite venda, se o valor da venda fosse superior ao VPt, o imposto devido incide semrpe sobre o valor mais elevado.


    Correto, VPT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoMarques
  12.  # 12

    No caso da doação, os herdeiros dessa pessoa mais tarde poderão reclamar essa doação?
    Só para prevenir conflitos futuros.
  13.  # 13

    Colocado por: DiogoMarquesNo caso da doação, os herdeiros dessa pessoa mais tarde poderão reclamar essa doação?
    Só para prevenir conflitos futuros.

    Se forem herdeiros legitimários, podem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DiogoMarques
 
0.0176 seg. NEW