Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Tenho um monte alentejano cujas paredes são em parte em adobe e parte em tijolo.
    Na fachada dos quartos, parte das paredes são em tijolo (acho que fruto de uma ampliação antes do meu tempo) e parte em adobe.

    Nas paredes em tijolo em algumas zonas forma-se salitre junto ao chão, que faz "explodir" o reboco de cimento.
    Na zona das paredes em adobe aparece na zona interior junto ao chão algum bolor no inverno. É um recanto com pouco sol.

    Antes de fazer qualquer reparação pelo interior decidi investigar o que se passa no exterior.

    Verifiquei que nas partes em tijolo existe uma éspecie de fundação em cimento com uma pendente de 45 graus (foto1 e foto2), No entanto nem toda essa zona a tijolo tem esse maçiço de cimento.
    Nas zonas em adobe não há nada por baixo (foto3)

    Depois de ler bastantes tópicos aqui no forum, pensei que a primeira coisa a fazer é instalar um geodreno (seguindo as recomendações com geotextil e gravilha) para afastar as águas da zona da casa. O terreno é argiloso.

    Mas em relação às fundações/paredes enterradas tenho algumas dúvidas
    A- zonas de paredes em tijolo
    1- Devo extender a pendente com cimento até à zona que não tem este maciço e impermeabilizar com imperkote e tela asfáltica?
    2- Tentar pôr a parede a direito e impermeabilizar com imperkote; tela asfáltica e tela pitonada? Ou seja não prolongar o tal maçiço?

    B- zona em adobe

    1- Qual o melhor procedimento para impermeabilizar esta zona?
    Levará claro o geodreno.

    Agradeço os vossos comentários
      IMG_9227.JPG
      IMG_9226.JPG
      IMG_9225.JPG
  2.  # 2

    Tela asfáltica
  3.  # 3

    É de facto dificil dizer o que melhor encaixa aí, pois se numa zona temos um suporte cimentício, poderia utilizar desde telas a emulsões.
    Na zona dos adobes onde tem logo terra em contacto é bem mais dificil garantir a impermeabilização.
  4.  # 4

    Vala perimetral drenante com agregados de grande calibre por forma a ter uma zona respirável.
    Geodreno para encaminhar as águas de infiltração.
    Nas fundações, pode ser utilizado (quando estiver tudo seco) emulsão asfaltica espessa.
  5.  # 5

    Colocado por: jmserraNas paredes em tijolo em algumas zonas forma-se salitre junto ao chão, que faz "explodir" o reboco de cimento.
    logo à partida tem dois sitemas construtivos incompatíveis.. adobe/tijolo e reboco de cimento. mas quanto a isso nao ha nada a fazer.. é aguentar e rezar que uma boa drenagem resolva tudo.

    Colocado por: jmserra
    B- zona em adobe

    1- Qual o melhor procedimento para impermeabilizar esta zona?
    Levará claro o geodreno.
    ok, e faz bem, na zona do adobe esse dreno deveria estar um poico afastado da parede.. 50/60cm deve chegar.

    como é adobe.. e (espero eu) o reboco seja um reboco à base de cale essa parede respira e isso diminui os problemas com humidades. nao vai conseguir impermeabilizar como na parte de tijolo.
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasVala perimetral drenante com agregados de grande calibre por forma a ter uma zona respirável.
    Geodreno para encaminhar as águas de infiltração.
    Nas fundações, pode ser utilizado (quando estiver tudo seco) emulsão asfaltica espessa.


    Obrigado. Isso significa que na zona do adobe apenas ponho a gravilha de grande calibre certo?
    O dreno irá ficar a cerca de 40 cm dessa parede
    Concordam com este comentário: antonylemos
  7.  # 7

    Colocado por: antonylemoslogo à partida tem dois sitemas construtivos incompatíveis.. adobe/tijolo e reboco de cimento. mas quanto a isso nao ha nada a fazer.. é aguentar e rezar que uma boa drenagem resolva tudo.

    ok, e faz bem, na zona do adobe esse dreno deveria estar um poico afastado da parede.. 50/60cm deve chegar.

    como é adobe.. e (espero eu) o reboco seja um reboco à base de cale essa parede respira e isso diminui os problemas com humidades. nao vai conseguir impermeabilizar como na parte de tijolo.


    Obrigado. É isso que vou fazer. Ficará a cerca de 40 cm da parede.
    Tinha só receio de deixar sem mais nada que não a gravilha. Perguntava-me se não precisva de algo mais "duro" que desse suporte à parede
  8.  # 8

    Quanto à emulsão asfáltica mencionada pelo Pedro Barradas

    "Nas fundações, pode ser utilizado (quando estiver tudo seco) emulsão asfaltica espessa."

    refere-se ao imperkote aplicado em várias camadas cruzadas ou a outra coisa?
  9.  # 9

    Colocado por: jmserrarefere-se ao imperkote aplicado em várias camadas cruzadas ou a outra coisa?

    sim, mas o mais espesso. antigamente utilizava-se piche/ alcatrão puro. Mas é importante... antes garantir a drenagem perimetral, senão é o mesmo que nada, ou é pior pois a agua subira pro capilaridade e nainda vai aparecer mais acima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmserra
  10.  # 10

    Obrigado pelas sugestões.
    POr motivos profissionais não tenho tido tempo de voltar a pegar neste assunto.
    Na parte em tijolo estou esclarecido
    Mas tenho ainda dúvidas em relação à parte da parede em adobe
    Se meter apenas a gravilha de grande calibre a encher, a água entrará ainda mais facilmente do que com a terra. É certo que também secará melhor. Em suma como devo impermeabilizar o melhor possível? Pôr só terra por cima da gravilha?


    Uma das coisas que pensei também é colocar um pavimento com cerca de 1 metro de largura à volta da casa.

    Devo encaixar o chão por baixo da parede no ponto A da figura anexa?
    Esta solução permitirá resolver a infiltração junto ao chão penso eu
    Deveria usar uma tela asfáltica por baixo de uma betonilha para assentar o chão? Com uma dobra para a parede de adobe.
    A tela ficaria por cima da gravilha

    Gostaria de ouvir as vossas opiniões
    Obrigado
      IMG_9651.JPG
  11.  # 11

    Não não deve diminuir a secção da parede existente. Normalmente essas casas têm uma fundação e 50cm acima do solo em pedra.

    Se conseguir a vala drenante perimetral é o ideal. Não precisa de pavimentar, isso até pode ser prejudicial, visto bloquear a evaporação.
    Uma zona de alta infiltração em redor funciona bem.

    Por dentro deve utilizar materiais porosos que permitam trocas gasosas portanto não nada de plásticos e / ou mosaicos porcelanico e etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmserra
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasNão não deve diminuir a secção da parede existente. Normalmente essas casas têm uma fundação e 50cm acima do solo em pedra.

    Por dentro deve utilizar materiais porosos que permitam trocas gasosas portanto não nada de plásticos e / ou mosaicos porcelanico e etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jmserra



    No meu caso a "fundação" é como se vê na foto que coloquei. Apenas comecei a tirar terra e ficou como se vê. Não há sinais de pedra por baixo
    Mas vou fazer como diz. Ponho por cima do geodreno a mallha geotexteil e Encho com a gravilha
  13.  # 13

    quando dizia afastar o dreno.. queria dizer afastar o dreno, nao escavar até à parede
      dreno.PNG
  14.  # 14

    Caro antonylemos

    Obrigado pelo desenho.
    Eu percebi a sua sugestão.
    1- Acontece é que a foto que enviei, para iniciar esta discussão, veio antes do seu comentário
    2- Eu tinha começado a cavar para fazer a drenagem e fui avançando até à parede, para tentar chegar às fundações. Só que pelos vistos por baixo não havia pedra. E por isso parei de escavar.

    O dreno vai ficar na posição que me sugeriu, a cerca de 40-50 cm da parede
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  15.  # 15

    Boa tarde

    Tendo terminado a parte exterior com a instalação do geodreno estou agora a olhar para o interior.

    Segui para isso as uteis indicações do AntonyLemos e do Pedro Barradas

    Esta casa é antiga, 1935 segundo a caderneta predial.
    Já a tenho há vários anos mas agora estou a pensar numa remodelação mais profunda

    Já levou uma renovação há uns anos, quando lhe acrescentaram divisórias com paredes de tijolo (pelos antigos donos)
    Pelo que já li aqui no fórum (e procurei ler muitas discussões aqui no forum) penso que podem ter usado materiais que não são próprios para esta casa. OU seja acho que há uma grande mistura.

    A minha esposa queixa-se que em alguns sítios a parede está sempre a soltar pedacinhos de revestimento. A mim parece-me ser de cal, que está por baixo da pintura. Ou seja a parede esboroa-se, revelando as várias camadas de cal que levou. Noutras zonas a parede e pintura plástica está muito estável.

    Nas divisões que estou a falar não há sinais de salitre na parte inferior.

    As paredes também não são muito planas e parecem ter levado remendos. Junto fotos para ilustrar.
    A minha questão é até onde devo levar a reparação das paredes? Picar tudo até à taipa, pedra? Nem sei se tem também adobe na verdade.

    Ou tentar alisar com alguma argamassa/reboco para pintar em seguida? Quais as opções?

    Sei que deveriam ter sido usadas argamassa à base de cal, mas parece-me que existe reboco de cimento


    A outra questão tem que ver com o remate entre a parede e as madeiras do tecto. Se for rebocada, deverá ser feito um recesso na junção para ocultar possíveis fissuras quando a casa se "move"? Quais são as boas práticas?


    A fazer uma intervenção mais profunda quero abrir roços para a instalação eléctrica
    Concordam com este comentário: Maria Ruiz
      IMG_0176.JPG
      IMG_0172.JPG
      IMG_0174.JPG
  16.  # 16

    seguem mais algumas fotos ilustrativas
  17.  # 17

    seguem mais algumas fotos ilustrativas
    Concordam com este comentário: Maria Ruiz
      IMG_0173.JPG
      IMG_0168.JPG
      IMG_0170.JPG
  18.  # 18

    Boa tarde,

    Tenho uma casa nas mesmas condições. Já resolveu?

    Obrigada.

    Maria
  19.  # 19

    Vou seguir os conselhos do Pedro Barradas

    A minha dificuldade está a ser arranjar pessoal para fazer o trabalho
 
0.0217 seg. NEW