Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Adquirimos recentemente uma casa geminada com estrutura e lajes partilhadas com os vizinhos do lado esquerdo e direito. Anexo esquema das casas.
    Temos graves problemas em termos de acústica. Para muitos deles, o fórum tem várias discussões muito úteis que já consultei para tentar melhora los (ruídos aéreos entre paredes meeiras por exemplo.
    Não consegui encontrar no entanto nenhuma discussão para um dos maiores problemas que temos que é o ruído de impacto transmitido pelas lages (no esquema em anexo tento representar a sua propagação).
    - o chão dos primeiros andares é soalho em madeira, assente em ripados de madeira com aqueles espaços ocos por baixo. Ouvimos ruídos de impacto para as divisões laterais da nossa casa assim como para as divisões abaixo. Nas divisões abaixo creio que consigo melhorar acústica colocando isolamento no tecto. Agora para as divisões laterais não sei se existe solucao. Daí vos consultar.
    - o chão do rés do chão é em tijoleira. O som de impacto propaga se da mesma forma. O arrastar de. Uma cadeira na casa dos vizinhos, parece uma bomba na minha casa.
    - intervir na casa dos vizinhos infelizmente não é uma opção.

    Agradeço desde já o vosso tempo.
    Cumprimentos
      Sem Título.png
  2.  # 2

    Que idade tem a casa?
  3.  # 3

    A construção é de 2007.
  4.  # 4

    A única solução é mudar de casa.

    Pode gastar uma fortuna a isolar os ruídos aéreos, mas nunca vai conseguir eliminar os ruídos de impacto dos seus vizinhos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pc ferreira
  5.  # 5

    É anterior à legislação actual do ruído... que é de 2007

    Muito complicado de resolver o ruido derivado da transmissão marginal...
  6.  # 6

    Bem, vocês não foram nada animadores.
    Eliminar tenho noção que é impossível, mas para atenuar não exista nada que se possa aplicar no chão para prevenir o som de entrar com tanta intensidade nas minhas divisões?
    •  
      RRoxx
    • 1 abril 2020 editado

     # 7

    de forma pouco onerosa dificilmente...

    os elementos deviam ter sido insonorizados quando se estava a construir...

    Pode sempre criar tectos e paredes falsas que pode atenuar os aéreos como o Picareta referiu. mas os impactos requerem outro tipo de intervençao.

    Veja as barreiras impactodan da danosa por exemplo. eles tem umas imagens que demostra onde são aplicadas.. logo acima da laje.

    convença os seus vizinhos a aplicar alcatifa...
  7.  # 8

    Tem aí um problema e tanto. Teoricamente ficar-lhe-ia mais em conta isolar os pisos dos vizinhos, do que estar a transformar todas as suas divisões em “caixas insonorizadas” e à partida com piores resultados.
    Só tem ruídos de impacto? E outros não tem ou ainda não se apercebeu?
  8.  # 9

    Tenho todo o tipo de ruídos. Mas acredito que consiga ter algum sucesso com os aéreoa através do isolamento das paredes. Agora os de impacto e que me preocupam. Já morei em apartamentos e não tinha este tipo de problemas. Por isso é que me questiono se não haverá solução para isto, visto as estruturas terem a mesma configuração que a construção vertical. Esta habitacao é basicamente um prédio horizontal.
  9.  # 10

    Colocado por: Beko44mas para atenuar não exista nada que se possa aplicar no chão para prevenir o som de entrar com tanta intensidade nas minhas divisões?

    Tem solução, mas a intervenção tem que ser feita nas casas dos vizinhos, a intervenção no seu pavimento só vai beneficiar os seus vizinhos.
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  10.  # 11

    Pois, mas infelizmente intervir na casa dos vizinhos não é opção.
  11.  # 12

    Colocado por: Beko44Bem, vocês não foram nada animadores.
    Eliminar tenho noção que é impossível, mas para atenuar não exista nada que se possa aplicar no chão para prevenir o som de entrar com tanta intensidade nas minhas divisões?


    Oferece tapetes aos vizinhos e resolve o seu problema
    • RSP
    • 1 abril 2020

     # 13

    Já agora, no Regulamento Geral do Ruído, que penso ter enquadramento no DL 9/2007, quais os artigos referentes a esta questão dos ruídos transmitidos por estrutura da construção? Estive a ler (na diagonal, é certo), mas não vi nada diretamente relacionado com a construção de edifícios ... Alguém tem isso de memória? Grato.
    •  
      RRoxx
    • 1 abril 2020 editado

     # 14

    Deve ler é este Decreto-Lei n.º 96/2008, regulamento dos requesitos acusticos de edificios... salvo erro.

    Não o regulamento geral de ruido.
    • RSP
    • 1 abril 2020

     # 15

    Ok. Obrigado. Vou ler.
    • RSP
    • 2 abril 2020

     # 16

    Esse Regulamento de Requisitos Acústico de Edifícios é algo que se mede/cumpre no final de cada obra e é necessário para obter licença de utilização ou é só um pró-forma?
  12.  # 17

    Cumprir e medir
    • RSP
    • 2 abril 2020

     # 18

    Por quem? Por alguém contratado pelo construtor ou entidade independente?
  13.  # 19

    Agora... Passados 13 anos! Leu o que eu escrevi? Que o projecto e obra é anterior à data da legislação. Nem sequer era obrigatório ensaio acústico.
    Concordam com este comentário: RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 2 abril 2020 editado

     # 20

    Colocado por: RSPPor quem? Por alguém contratado pelo construtor ou entidade independente?


    Normalmente empresas que fazem projectos de termica e acustica ou parceiros das mesmas.

    Mas isso é agora. 2007 não havia esse requesito.

    Colocado por: RSPe é necessário para obter licença de utilização


    Depende do que estive rno alvará emitido pela camara. pode exigir acustica ou não, ha casos em que ha isenção (reabilitações/remodelações mas não todas).
 
0.0165 seg. NEW