Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Moro num T2 com 15 anos e tenho uma Ferroli de tiragem forçada, com saída direta para a varanda, cujo permutador avariou (orçamento de reparação de mais de 1000€).
    Neste momento apresentaram-me 2 soluções:
    1- Fazer obras estruturais na cozinha para criar uma saída de esgoto junto à caldeira para instalação de uma caldeira de condensação;
    2 - Instalar uma caldeira atmosférica+ventilador.

    Emborra esteja mais inclinado para a opção 2 e me tenham garantido que não fico com problemas de monóxido, tive técnicos que me disseram que é uma solução ilegal que pode ser chumbada numa inspeção de gás.

    Alguém me pode ajudar sobre a melhor decisão?
      IMG_20200324_105917_1.jpg
    • SrR
    • 1 abril 2020

     # 2

    Ponha uma de condensação
  2.  # 3

    Mas a cozinha está nova, com móveis encastrados... Estamos a falar de gastar 1200euros ou 3 ou 4 vezes mais... Só mesmo não tendo alternativa é que iria para essa opção.
    A atmosférica+ventilador é ilegal dada a situação da minha cozinha? Não garante a inexistência de monóxido em casa?
  3.  # 4

    A saída para a varanda:
      IMG_20200401_210659.jpg
  4.  # 5

    Instale de condensação
  5.  # 6

    Diferença de atmosférica para condensação será uns 900€.
  6.  # 7

    A questão são as obras necessárias na cozinha. Estaremos certamente a falar de alguns milhares de euros,o preço de várias caldeiras. Não existe esgoto do lado da caldeira, necessário para a de condensação. Teria um gasto muito elevado em obras gerais na cozinha, quando a cozinha está nova, embora com 15 anos.
  7.  # 8

    Ok.
    Seria boa escolha, por poder trabalhar em sistema forçado como a anterior e claro mais econômica, cerca de 30%.
    Se é assim tão complicado fazer a evacuação de condensados...
    E já fez suas contas.
    Tudo ok
  8.  # 9

    A atmosférica+ventilador, não sendo naturalmente a melhor opção face à de condensação, é legal ou pode dar-me problemas em inspeções de gás? Garante a segurança ao nível do monóxido?
  9.  # 10

    Só sabendo as características da emissão dessa e ver tipo entrada de ar...
  10.  # 11

    Quando refere entrada de ar, não é a foto que mostrei acima?
    • SrR
    • 1 abril 2020

     # 12

    Nao tem nenhum sitio proximo para ligar um esgoto
  11.  # 13

    Colocado por: SrRNao tem nenhum sitio proximo para ligar um esgoto


    Está tudo no lado oposto da cozinha.
    • SrR
    • 1 abril 2020

     # 14

    E essa parede onde sai a exaustao é o k?
  12.  # 15

    Colocado por: SrRE essa parede onde sai a exaustao é o k?


    É a parede do prédio que liga à varanda. O lado de fora está na segunda foto.
    • SrR
    • 1 abril 2020

     # 16

    A caldeira esta encostada a essa parede?
  13.  # 17

    Colocado por: SrRA caldeira esta encostada a essa parede?

    Está dentro do móvel, que por sua vez tem a lateral encostada a essa parede. Foto abaixo.
      IMG_20200324_105904.jpg
  14.  # 18

    Então e não será possível efectuar saída condensados em baixo paralelo a saída exaustão ?
  15.  # 19

    Colocado por: nasys007Então e não será possível efectuar saída condensados em baixo paralelo a saída exaustão ?


    Basicamente é estar a abrir um buraco para a rua/varanda... Poder posso. Exige obras na cozinha, estrago o mosaico exterior da fachada do prédio e é uma solução de desenrasque. Iria ter água a cair para o chão da varanda... Nunca considerei sequer como hipótese.
    Para mim a fazer obras, com custos adicionais, serão obras para deixar tudo em condições ideais, mas de facto isso não é barato... Daí a hipótese da caldeira atmosférica com ventilador.
  16.  # 20

    Colocado por: nasys007Só sabendo as características da emissão dessa e ver tipo entrada de ar...

    A caldeira atmosférica que me sugerem + ventilador, é a Victória 24/24 Plus Eco.
 
0.0168 seg. NEW