Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Com a autorização da moratória do pagamento do crédito habitacional por 6 meses, estou tencionando avançar com um pedido para o efeito. Alguém já avaliou se é vantajoso?
  2.  # 2

    Colocado por: newtoncCom a autorização da moratória do pagamento do crédito habitacional por 6 meses, estou tencionando avançar com um pedido para o efeito. Alguém já avaliou se é vantajoso?


    É uma boa questão. Penso que desvantagens são:
    Seguro continua a ser pago e avança + 6 meses
    Juros não pagos, vão aumentar no futuro, pelo que aumenta o valor da prestação mesmo que seja mínimo.

    Penso serem estas as desvanagens.

    Vantagens:
    Talvez dê para juntar ao ponto de depois amortizar boa parte? (Confesso que não fiz mesmo as contas por isso é uma opinião sem qualquer base).

    Atenção que a moratória, mesmo que só esteja em layoff, 1 mês, é para 6 meses.
  3.  # 3

    Li algures que caso não se pague o juro, este será integrado no capital em dívida. Se assim for, pagar-se-á juro sobre juro.

    Poupar agora para amortizar depois exactamente o mesmo valor não faz muito sentido, pois não só são cobrados juros, como existe ainda um coeficiente para amortizações.

    Tal como qualquer outro acordo, é vital perceber detalhadamente as suas condições e implicações.
  4.  # 4

    Colocado por: pguilhermeLi algures que caso não se pague o juro, este será integrado no capital em dívida. Se assim for, pagar-se-á juro sobre juro.

    Poupar agora para amortizar depois exactamente o mesmo valor não faz muito sentido, pois não só são cobrados juros, como existe ainda um coeficiente para amortizações.

    Tal como qualquer outro acordo, é vital perceber detalhadamente as suas condições e implicações.


    Existe a possibilidade de pagar só os juros, mas penso que isso é a chamada "carência".
  5.  # 5

    Boa. Sempre fica menos mal.
    E o capital não pago durante a moratória, é diluido pelo restante prazo ou o prazo é alongado por igual periodo? Para quem está mais perto do fim, pode fazer diferença...
  6.  # 6

    Colocado por: pguilhermeBoa. Sempre fica menos mal.
    E o capital não pago durante a moratória, é diluido pelo restante prazo ou o prazo é alongado por igual periodo? Para quem está mais perto do fim, pode fazer diferença...

    Penso que na carência o prazo não aumenta. Como tal, o restante é somado às restantes prestações.
    Mais uma vez, aconselho que se informe com fontes fidedignas, pois poderei estar errado.
    • ptuga
    • 2 abril 2020 editado

     # 7

    A principal vantagem a meu ver é fazeres um "pé de meia extra" para os tempos conturbados a nível económico que se avizinham.
    Se faz ou não diferença… só cada poderá avaliar.

    Colocado por: JPJDLV
    Penso que na carência o prazo não aumenta. Como tal, o restante é somado às restantes prestações.
    Mais uma vez, aconselho que se informe com fontes fidedignas, pois poderei estar errado.


    Pelo que li e ouvi anda para a frente.
  7.  # 8

    Claro, quem procura estas soluções deve saber de forma oficial estas questões fundamentais e, se possível, outro tipo de implicações... os departamentos de análise de risco podem ter isto em conta durante os próximos tempos, por ex.

    Há que agir cautelosamente.
  8.  # 9

    Colocado por: ptugaA principal vantagem a meu ver é fazeres um "pé de meia extra"


    Não é preciso prova de reducao de redimentos?
  9.  # 10

    É vantajoso pra quem tiver a corda ao pescoço e precisa imediatamente de aligeirar o aperto antes que comece a entrar numa situação grave de incumprimento da qual depois é ainda mais dificil de sair do que se fizer estes acordos. Quem não tiver deixe-se estar quietinho, mais vale! De qualquer forma, tanto quanto sei aquilo só se faz mesmo com provas disso: de corda ao pescoço.
  10.  # 11

    Ah e de corda ao pescoço agora. Quem sempre teve a nadar na maionese vai continuar/piorar.
  11.  # 12

    Há medidas, como as novas linhas de empréstimo, que sinceramente só vejo como um atrasar/arrastar do problema e não propriamente como uma solução.

    É preciso cuidado
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte, FR1234
  12.  # 13

    É pesar as vantagens vs desvantagens.
    Eu muito honestamente ainda não me decidi nem sei se vou meter ou não moratória.
  13.  # 14

    A minha opinião sobre as moratórias é que vai servir para "enforcar" muitas pessoas. Porque um crédito habitação com 40 anos de prazo, com a moratória não vai ficar 40 anos e 3 meses para pagar, vão ser na mesma os 40 anos e está a somar a divida os juros e as prestações que não pagou.

    Quando acabar a moratória o valor do empréstimo vai aumentar.

    Porque fazendo uma moratória ao crédito a habitação e ao automóvel de repente até parece que há muito dinheiro disponível apesar das dificuldades existentes. O problema vem depois quando levantarem isto vai ser uma pancada muito grande
  14.  # 15

    Também há moratórias para créditos pessoais e automóveis? Isso é uma autêntica armadilha.

    Num crédito habitação, diluir 6 meses num periodo de décadas de empréstimo que ainda faltam pagar, pode não ter muita expressão. Se estiver já na recta final é preciso pesar bem.

    Se simplesmente aumentar o prazo, mesmo que os juros não pagos integrem o capital em dívida, julgo que mal será perceptível.
  15.  # 16

    Colocado por: Pedro_MoreiraA minha opinião sobre as moratórias é que vai servir para "enforcar" muitas pessoas. Porque um crédito habitação com 40 anos de prazo, com a moratória não vai ficar 40 anos e 3 meses para pagar, vão ser na mesma os 40 anos e está a somar a divida os juros e as prestações que não pagou.

    Quando acabar a moratória o valor do empréstimo vai aumentar.

    Porque fazendo uma moratória ao crédito a habitação e ao automóvel de repente até parece que há muito dinheiro disponível apesar das dificuldades existentes. O problema vem depois quando levantarem isto vai ser uma pancada muito grande


    Não se aumenta o prazo do crédito? Tenho a impressão que é assim.
  16.  # 17

    Alguma vez viu os bancos a darem alguma coisa a alguém? Porque a lei geral não foi revogada, existe o limite de 40 anos ou até os 75 anos de idade (salvo erro) esses prazos não podem ser ultrapassados, o que vai acontecer com as moratórias o que não for pago vai aumentar ao valor da divida, juros + capital, depois tudo vai ser recalculado.

    Basta ir a simulador de crédito a habitação e em vez de ser 100.000€ ponha 103.000€ e fica com uma ideia quanto aumenta uma prestação
    (atenção que isto não são contas exactas, mas permite ter uma noção)
  17.  # 18

    Também fiquei com a sensação que o prazo aumentaria.
    Mas lá está, nas letras pequenas esse limite pode continuar a existir...

    Colocado por: Pedro_MoreiraAlguma vez viu os bancos a darem alguma coisa a alguém?


    Dores de cabeça :)
  18.  # 19

    Colocado por: Pedro_MoreiraA minha opinião sobre as moratórias é que vai servir para "enforcar" muitas pessoas. Porque um crédito habitação com 40 anos de prazo, com a moratória não vai ficar 40 anos e 3 meses para pagar, vão ser na mesma os 40 anos e está a somar a divida os juros e as prestações que não pagou.

    Quando acabar a moratória o valor do empréstimo vai aumentar.

    Porque fazendo uma moratória ao crédito a habitação e ao automóvel de repente até parece que há muito dinheiro disponível apesar das dificuldades existentes. O problema vem depois quando levantarem isto vai ser uma pancada muito grande


    Não foi isso que o ministro disse...n sou perito no assunto, mas o que ele referiu era que existia um hiato, ou seja imaginando que o credito acabava de ser pago em março de 2040 passava a acabar em setembro de 2040. As prestações eram empurradas e não diluídas no valor em divida. Quanto ao capital em divida foi isto que ouvi, quanto ao juros desse capital que andava para a frente não sei.
  19.  # 20

    Avançada a prestação em 6 meses.
    A moratória irá até setembro e setembro é também o limite para a moratória.
    Ou seja, se pedirem em Agosto, vão ter 1 mês de moratória.

    Acabei agora de falar com a minha gestora e para já não vou pedir.
    Além do seguro de vida aumentar seis meses (são seis meses que levam a mais no final do empréstimo), ainda acumulam os juros e peza mais a mensalidade (mesmo que seja pouco).

    Por estes dois motivos, cá em casa não vamos pedir moratória (pelo menos para já), vamos-nos conter um pouco os gastos e não vamos pedir moratória , abusar menos em desperdicios como banhos enormes ou televisões ligadas só porque sim, luzes acessas em vão... É uma boa altura para meter juizo às princesas cá de casa.
    Concordam com este comentário: smart
 
0.0180 seg. NEW