Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Pedro BarradasO alentejo tem uma miriade de tipologias.
    Aqui no meu concelho temos influencias do algarve, reinam (reinavam) as chaminés de planta circular.
    O verão passado fiz um roteiro por Algarve e Alentejo, zonas que eu conhecia muito mal, e de facto as casas típicas alentejanas são belíssimas. É bom que continuemos a aparecer amantes desse tipo de arquitetura para preservar a transição.
  2.  # 62

    Pois é meus caros, cá estou novamente com um problema com a chaminé desta vez no meu apartamento.
    Aproveito este tópico, para não criar um novo sobre a mesma temática.

    O antigo proprietário alterou a planta da cozinha, e como tal retirou a extracção de gases do esquentador/exaustor da courette de chaminés do prédio e fez uma chaminé nova com acesso directo ao telhado. Chaminé semelhante à da figura abaixo, com uma pedra por cima. Problema: A chaminé encontra-se muito abaixo da cumeeira do telhado e junto a uma parede do prédio vizinho.

    O que acontece é que quando vieram os primeiros dias de chuva na semana passada, a água infiltrou pela chaminé, e acabou por provocar danos no teto e moveis da cozinha.

    Como nesta altura de quarentena não consegui encontrar ninguém para ir resolver o problema, no fim de semana, removi a pedra da chaminé e instalei uma chaminé em H, tapando completamente o topo da chaminé com argamassa, ficando apenas a saída do tubo do H.
    Pois bem, continua a infiltração. É possível que a água esteja a entrar pelos orifícios do H e venha pelo interior do tubo para dentro da cozinha?

    Este fim de semana estava a pensar aplicar tela de alcatrão sobre a argamassa, e tapar os buracos superiores do H com tampas de cifão. Será que resolve? será que os gases, sobretudo do exaustor têm saída com os buracos superiores do H tapados?

    Agradeço qualquer ajuda que me possam dar, porque não consigo mesmo identificar a fonte da infiltração.

    O apartamento é no último andar. A distância entre o teto da cozinha e o topo da chaminé deve ser de 1metro
      chaminé H.jpg
      Chaminé2.jpg
    • 8421
    • 13 abril 2020

     # 63

    A minha filha tinha um chaminé do recuperador de calor em que terminava com esse H e quando chovia entrava água. Coloquei dois chapéus e resolveu o problema.
  3.  # 64

    Aproveitando o tópico, alguém conhece este tipo de chaminé? Como se evita a entrada da chuva? Ou será q n se evita e tem como escoar?
      IMG-20200915-WA0001.jpg
  4.  # 65

    Nem uma coisa, nem outra...
    Uma das formas de reduzir a entrada de água e controlar a passarada, é prever uma malha metálica em inox.
    A base do "buraco" deverá ter pendentes para o exterior por forma a escoar a água. Esse tipo de chaminé não é adequada para exaustão de fumos de combustão... Basta o vento estar a soprar numa direcção menos favorável para dar raia.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  5.  # 66

    Colocado por: Pedro BarradasA base do "buraco" deverá ter pendentes para o exterior por forma a escoar a água

    Exatamente, não se evita.

    Esteticamente gosto (o ângulo da foto não é o melhor), mas objectivamente não me parece nada funcional,quer pela água que pelo vento.
    • eu
    • 16 setembro 2020

     # 67

    Colocado por: NTORIONAproveitando o tópico, alguém conhece este tipo de chaminé? Como se evita a entrada da chuva? Ou será q n se evita e tem como escoar?
      IMG-20200915-WA0001.jpg


    Essas "chaminés" são altamente irregulares. São boas para entrar vento dentro de casa. Nem quero imaginar se estiverem ligadas a um recuperador de calor.
  6.  # 68

    Colocado por: NTORIONlguém conhece este tipo de chaminé? Como se evita a entrada da chuva? Ou será q n se evita e tem como escoar?
    eu até diria que isso é uma boa receita para uma má tiragem de fumo... como dizia um professor meu, para desenhar uma porta ou uma janela é preciso primeiro saber como funciona uma porta ou janela. essa chaminé foi desenhada por quem não sabe como funciona uma chaminé.
    .
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 69

    Colocado por: antonylemoseu até diria que isso é uma boa receita para uma má tiragem de fumo... como dizia um professor meu, para desenhar uma porta ou uma janela é preciso primeiro saber como funciona uma porta ou janela. essa chaminé foi desenhada por quem não sabe como funciona uma chaminé.


    É de facto o primeiro pensamento que ocorre, mas alguém q viu montar diz q aquilo é uma peça que já vem feito e é montado no fumeiro... Daí questionar se será algum sistema diferente q permite receber e escoar a água...
    É que não encontro muitas chaminés que me agradem.
  8.  # 70

    Colocado por: NTORIONmas alguém q viu montar diz q aquilo é uma peça que já vem feito e é montado no fumeiro
    não quer dizer que seja funcional. o escoar a água.. há sempre alguma que entra, no inverno evapora com o calor, no verao evapora pois nao chove assim muito.

    as chaminés antigas em inglaterra sao abertas em cima
  9.  # 71

    Antigamente... Nunca se apagava o fogo... Portanto mesmo chovendo a água evaporava...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 72

    Colocado por: antonylemoschaminés antigas em inglaterra sao abertas em cima


    Colocado por: Pedro BarradasAntigamente... Nunca se apagava o fogo... Portanto mesmo chovendo a água evaporava...
    Concordam com este comentário:antonylemos


    é só fazer uma caleira na curva do pescoço de cavalo pronto...

    Epá tal como vocês disseram, foi o que me pareceu... pelo que se já estava fora de hipótese ainda mais ficou.
  11.  # 73

    Olá caros foristas.

    Actualizando o tópico. Chaminés executadas (por mim, pois o empreiteiro só as fazia por um balúrdio) e testadas.

    Ficaram exatamente como queria e os receios do empreiteiro até ver não se confirmaram. A chaminé defuma bem e que eu tenha dado conta, não deixa entrar ponta de humidade.

    Grande desvantagem é uma chaminé que só fica com o aspeto original se não for usada:). Após a primeira utilização ficou muito mais negra do que eu estaria a espera e apresenta os previsíveis escorridos.

    Não me faz grande confusão, pois acho que o fumo na chaminé faz parte da estética de uma casa de campo. Mas estou há duas horas a ouvir a esposa a refilar com as chamine.

    Suspeito que vou ter um novo passatempo: no início de cada verão ir ao telhado pintar a chaminé.

    Assim ficam a conhecer vantagens e desvantagens deste modelo.

    Edit: o telefone não me está a deixar carregar as fotos. Já as adiciono assim que chegar a casa
  12.  # 74

    Agora sim as fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
      fdc3.png
      fdc2.png
      fdc1.png
  13.  # 75

    Ficaram muito boas! Parabens!


    Talve pinta-las com uma cor mais escura para que as masrcas de fumaca nao seja tao aparente ajude um pouco(?).
  14.  # 76

    Colocado por: HAL_9000Agora sim as fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nostradamus
      fdc3.png
      fdc2.png
      fdc1.png


    Olá! Como fez em relaçao às possiveis infiltracoes de agua atraves do cimento?
    Ainda hoje estive com um empreiteiro qhe para ele as chamines deviam ter sido forradas a capoto...
    Isto é correcto? Forrar a chaminé a capoto?
  15.  # 77

    Estamos a falar de uma simples chaminé de 60x40 em cobertura plana com metro de altura e levou por cima em cada canto 4 cubos de pedra 10x10 e em cima uma pedra pousada com pingadeira de 80x60..
    Foi rebocada.. deverá levar alguma tinta especifica?
  16.  # 78

    Colocado por: chris50ddas chamines deviam ter sido forradas a capoto...


    Pode aplicar só o barramento armado e acabamento de ETICS. Não precisa do isolamento térmico.

    Fica com essa situação salvaguardada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chris50dd
  17.  # 79

    Por cima do tubo do fumo coloquei mosaico como cofragem perdida, e deixei apenas o tubo da chaminé a sair e não chaminé toda aberta. Fora isso não fiz mais nada, só reboco e pintura. As chaminés estão agora a iniciar o terceiro inverno, e até ver, não dei conta de humidades.

    Já agora aquela fuligem, toda que pôs a chaminé naquele estado, resultou de testarem o recuperados com papel e plásticos. Com lenha nao ficam tão sujas, sem nada que se pareça

    Olá! Como fez em relaçao às possiveis infiltracoes de agua atraves do cimento?
    Ainda hoje estive com um empreiteiro qhe para ele as chamines deviam ter sido forradas a capoto...
    Isto é correcto? Forrar a chaminé a capoto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chris50dd
  18.  # 80

    é descabido aplicar um mosaico porcelanico que me sobrou da garagem, aquilo é um cinza clarinho para forrar a chaminé? 60x120?
    penso que também fosse uma solução para resolver a questão da impermeabilização e facil limpeza.
 
0.0323 seg. NEW