Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!

    Encontro-me a realizar alguns trabalhos de bricolagem em casa, para melhorar algumas situações que foram mal executadas antes do meu tempo. Nas fotos anexas pode ver-se uma viga de betão armado, cuja face inferior estou a pensar revestir a gesso cartonado em vez de rebocar. Acontece que nas laterais da viga junto às paredes (mais de um lado do que do outro), a face não é plana. Fora isso, todo o plano tem uma ligeira pendente no sentido da largura (de um lado tem sensivelmente menos 3cm de altura. Resumindo, não sei que sistema utilize para fixar as placas. Inicialmente tinha pensado em colar mas depois acabei por achar que a longo prazo seria mais 'seguro' fixar utilizando perfis. Não queria rebaixar muito, por isso pensei em usar perfis omega. Aí surgiu o problema da face ser irregular nas laterais e de existir a pendente...

    Sugestões?

    Obrigado 🙏
      9939DE47-24DB-4EB1-909A-706C9D3EB4F2.JPG
  2.  # 2

    o ideal é estucar de novo isso.
    Concordam com este comentário: josealmeida, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HUGOMOP
  3.  # 3

    A menos que pretenda meter tecto falso no tecto todo mais vale mesmo rebocar. O meu teto da sala também era todo manhoso e resolveu-se porque parte dele foi totalmente tapado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HUGOMOP
  4.  # 4

    O pior é que abriu esse quarto para a marquise, isso quando vier o frio e aquecer o espaço, as paredes finas da marquise vão começar a ficar negras devido à condensação/ falta de isolamento termico na envolvente exterior.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasO pior é que abriu esse quarto para a marquise, isso quando vier o frio e aquecer o espaço, as paredes finas da marquise vão começar a ficar negras devido à condensação/ falta de isolamento termico na envolvente exterior.


    Não teria sido a minha primeira opção, mas já assim estava. Os remates é que não estavam feitos muito bem nem em bom estado(na minha opinião) e estava um ambiente muito pesado. Esse problema já existe, de facto, mas existe igualmente na zona da sala que ainda retém as paredes mais ou menos como estavam de origem mas sem as janelas (apenas tem as da marquise). Contudo, neste caso é apenas um pequeno murete de uns 30cm de altura. Para resolver já iniciei a aplicação também de isolamento em XPS, etc. O principal problema, creio, é que as janelas são muito antigas (alumínio e vidro simples) e não são de todo do meu agrado (têm demasiadas divisões, uma problema que reside nas mentes dos portugueses que adoram janelas aos quadradinhos). Eventualmente, é minha intenção substituir por caixilharias em PVC, folhas de vidro de 'chão ao tecto' e reaplicar a guarda metálica no exterior. Mas... Um passo de cada vez... Agradeço sempre diferentes perspectivas e sugestões. ;)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Coloque uns pendentes como nesta imagem.
    Assim pode nivelar o pladur apesar da viga estar desnivelada. Nos cantos pode aprafusar umas calhas em U ao pladur para fazer o remate (se não for muita altura).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HUGOMOP
  7.  # 7

    Qual é a concentração de gesso / cal / água para voltar a colocar uma parede que foi rasgada para tubagens como estava, ou pelo menos, tentar?

    Tenho o estuque em casa mas ainda não sei quais são as concentrações, aquilo é como colocar cimento, certo?
  8.  # 8

    Tem este sistema:

    https://www.facebook.com/groups/inovarnaconstrucao/permalink/1487537444740417/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Apostador, HUGOMOP
  9.  # 9

    Colocado por: TicMicQual é a concentração de gesso / cal / água para voltar a colocar uma parede que foi rasgada para tubagens como estava, ou pelo menos, tentar?

    Tenho o estuque em casa mas ainda não sei quais são as concentrações, aquilo é como colocar cimento, certo?


    Se os roços que abriu são suficientemente superficiais para serem rematados apenas com estuque/gesso, julgo que apenas terá que saturar o pó com água. Geralmente as embalagens trazem as proporções de água para produto necessárias. Quando falo em saturar, refiro-me a um processo muito especifico que tem que ser feito obrigatoriamente se se quiser uma massa lisa, com boa capacidade de cobertura e sem grumos.

    Basicamente, tem que colocar na gamela uma quantidade de água, depois tem que ir 'salpicando' o gesso lá para dentro com as mãos (como se estivesse a temperar algo com sal). Vai fazendo este processo (demorado) a pouco e poco em toda a area da gamela (para ficar homogéneo), sem mexer, até a água ficar toda preenchida com pó. Depois começa a tirar de uma ponta da gamela e a aplicar. Só deve mexer o gesso na parte que está a usar porque se mexer o gesso todo da gamela ele vai começar a endurecer e não vai conseguir usar a totalidade da massa. Se a massa estiver lisa e com boa trabalhabilidade, consegue aplicar e deixar a parede quase lisa, reduzindo muito as dores de cabeça que depois teria com o lixamento. Assim bastará lixar levemente com uma lixa fina para remover pequenas imperfeições e depois pintar.

    Aconselho a começar por uma quantidade pequena até lhe ganhar o jeito. No youtube existem dezenas de videos a explicar o processo de mistura do gesso, aconselho a ver, é melhor do que ler. Com gesso, a consistência da massa vai depender do tipo de gesso que tem. Se for, por exemplo, uma massa de acabamento fino nunca vai ter uma consistência espessa o suficiente para tapar roços (falo por experiência própria, sou um leigo por isso posso não ser o melhor conselheiro, mas tive muitas tentativas que correram mal antes de correr bem).
  10.  # 10

    HUGOMOP qual a sua zona geográfica?
  11.  # 11

    Colocado por: Atlas EurobuildHUGOMOP qual a sua zona geográfica?


    Sintra/Lisboa
  12.  # 12

    Colocado por: pc ferreiraTem este sistema:

    https://www.facebook.com/groups/inovarnaconstrucao/permalink/1487537444740417/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HUGOMOP
    Este M-System da Atlas parece bem interessante, pena que seja mais “apresentado” só na concorrência :)
  13.  # 13

    Colocado por: pc ferreira
    Aconselho a começar por uma quantidade pequena até lhe ganhar o jeito. No youtube existem dezenas de videos a explicar o processo de mistura do gesso, aconselho a ver, é melhor do que ler. Com gesso, a consistência da massa vai depender do tipo de gesso que tem. Se for, por exemplo, uma massa de acabamento fino nunca vai ter uma consistência espessa o suficiente para tapar roços (falo por experiência própria, sou um leigo por isso posso não ser o melhor conselheiro, mas tive muitas tentativas que correram mal antes de correr bem).

      Esta para mim é a solução perfeita para as casas antigas de pedra e tabique. É com pladur que vou tentar isolar a casa nos próximos tempos, renovando divisão a divisão...

      Quanto ao gesso de estuque, já vi como se faz, mas o trolha que vinha cá fazer os biscates tá de quarentena e tinha ideia que ele misturava sempre cal e gesso...
    •  # 14

      Colocado por: DR1982Este M-System da Atlas parece bem interessante, pena que seja mais “apresentado” só na concorrência :)


      Esse sistema é possível de ser usar em qualquer situação.
      Não percebi a questão da concorrencia, pois não fazemos concorrencia com ninguém.

      As placas de gesso a usar pode ser qualquer marca, qualquer tipo.
      Concordam com este comentário: pc ferreira
      Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
    •  # 15

      Colocado por: Atlas Eurobuild

      Esse sistema é possível de ser usar em qualquer situação.
      Não percebi a questão da concorrencia, pois não fazemos concorrencia com ninguém.

      As placas de gesso a usar pode ser qualquer marca, qualquer tipo.
      Concordam com este comentário:pc ferreira
      Estas pessoas agradeceram este comentário:pc ferreira
      Eu fiz esse comentário em jeito de brincadeira porque tem sido mais falado o sistema no forum inovar que neste, só isso!
    •  # 16

      Colocado por: Anonimo16062021Eis há cada artista..
      Nao faltam artistas 😀
    •  # 17

      Colocado por: Anonimo16062021
      Aqui pelo fórum são aos montes,é só sabonetes.. sabem tudo 😁😁
      Pode ser direto dias, nao precisa de mandar indiretas 😉
    •  # 18

      Colocado por: DR1982Eu fiz esse comentário em jeito de brincadeira porque tem sido mais falado o sistema no forum inovar que neste, só isso!


      Desculpe, aqui também está explorado este sistema:
      https://forumdacasa.com/discussion/66166/sistemas-e-produtos-eurobuild-atlas-gta/#Comment_1480095
      Concordam com este comentário: DR1982
    •  # 19

      Colocado por: Atlas Eurobuild

      Desculpe, aqui também está explorado este sistema:
      https://forumdacasa.com/discussion/66166/sistemas-e-produtos-eurobuild-atlas-gta/#Comment_1480095
      Por acaso nao tinha visto o tópico, daí o meu comentário!
      Concordam com este comentário: Atlas Eurobuild
    •  # 20

      Colocado por: DR1982Por acaso nao tinha visto o tópico, daí o meu comentário!
      Concordam com este comentário:Atlas Eurobuild


      E também tem aqui na nossa página:
      https://www.facebook.com/pg/EurobuildNetwork/photos/?tab=album&album_id=1938649916448869
      Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
     
    0.0264 seg. NEW