Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.
    Venho aqui colocar uma questão relativamente ao piso radiante hidráulico que vou instalar. Lage aligeirada, ENU.
    De momento tenho 130 mm de profundidade para instalar isolamento térmico, tubo do radiante, betonilha e cerâmico, disposto da seguinte forma:
    - Isolamento térmico - XPS 60 mm ou XPS 70 mm (já explico mais adiante) - Zona I2.
    - Cerâmico + cola - 15 mm
    - Tubo radiante - 16 mm (vai ficar fixo num Spider com uma altura de 22 mm, explico já)

    Adquiri uma "armadura de Plástico" da Giacomini com 22 mm (envio em anexo, referencia "R979SY011") com uns pinos para fixação ao isolamento que fica inferiormente.

    As minhas dúvida agora são estas, e agradeço a vossa experiência:


    1 - No esquema de instalação e nas recomendações de instalação que envio em anexo, e usando argamassa á base de areia e cimento, recomendam um mínimo de 18 mm acima do tubo, ou seja, espessura total de argamassa será de 18 mm + 22 mm da placa spider = 40 mm total de argamassa.
    Se eu usar 6 cm de XPS fico com margem para 33 mm de argamassa acima do tubo, e serão 55 mm de argamassa total.
    Se eu usar 7 cm de XPS fico com margem para 23 mm de argamassa acima do tubo, e serão 45 mm de argamassa total.

    Pergunta 1: Na vossa opinião devo optar por um isolamento térmico melhor de 7 cm e colocar 45 mm de argamassa total ou usar 55 mm de argamassa total e usar 6 cm de XPS?


    2 - Relativamente á betonilha autonivelante em detrimento do argamassa de areia e cimento.

    Pergunta 2.1: RECOMENDAM?
    Pergunta 2.2: Em termos de transferência de calor é superior?
    Pergunta 2.3: Em termos de resistência é equivalente/inferior/superior á betonilha de areia e cimento?
    Pergunta 2.4: Na minha situação, poderia utilizar que espessura total ideal de autonivelante? 22 mm da profundidade do spider + 10 mm acima do tubo (total de 33 mm de autonivelante)? Neste caso ficaria com mais espaço/profundidade para XPS mais espesso tipo 80 mm.
    Pergunta 2.5 - Aconselham alguma marca? Webber? Mapei? Outra?


    3 - Relativamente ao XPS que serve de base.

    Pergunta 3.1: O cimento/autonivelante vai aderir bem ao XPS? ou é necessário a colocação de algum interface entre o XPS e a placa spider/tubo, do estilo "tela de alumínio" ou manta geotextil ou manga plástica?
    Pergunta 3.2: O XPS a utilizar tem o encaixe de "meia madeira". é necessário colar o XPS á lage?
    Pergunta 3.3: Entre a lage e o xps é necessário colocar alguma barreira, tipo manga de plastica/filme de polietileno?


    Já falei com o instalado do PRH, que aconselha a instalação de qualquer uma das maneiras que vos apresentei, uma vez que respeita o que está preconizado pela marca.
    No entanto gostaria da vossa opinião antes de tomar uma decisão.

    Muito obrigado pelo vosso tempo
  2.  # 2

    Boa tarde Modron,
    Colocado por: ModronPergunta 1: Na vossa opinião devo optar por um isolamento térmico melhor de 7 cm e colocar 45 mm de argamassa total ou usar 55 mm de argamassa total e usar 6 cm de XPS?

    Se for fácil encontrar essa espessura de isolamento, poderá colocar.
    Se não, com os 6cm fica na mesma já com uma boa espessura.
    Colocado por: ModronPergunta 2.1: RECOMENDAM?

    Sim
    Colocado por: ModronPergunta 2.2: Em termos de transferência de calor é superior?

    Para tal a betonilha teria de ser à base de sulfato de cálico, isto é, betonilha de anidrite.
    Colocado por: ModronPergunta 2.3: Em termos de resistência é equivalente/inferior/superior á betonilha de areia e cimento?

    Existem classificações para as betonilhas ensacadas, sendo que, terá de ver também o que preconiza o fabricante do piso radiante, isto se preconizar alguma coisa.
    Colocado por: ModronPergunta 2.4: Na minha situação, poderia utilizar que espessura total ideal de autonivelante? 22 mm da profundidade do spider + 10 mm acima do tubo (total de 33 mm de autonivelante)? Neste caso ficaria com mais espaço/profundidade para XPS mais espesso tipo 80 mm.

    As espessuras terão de respeitar aquilo que o fabricante do piso radiante refere. Se referirem Xcm de argamassa acima do tubo, então terá de ser esse valor como mínimo. No seu caso, segundo o que disse é de 18mm certo?, então terá de ser esses 18mm acima do tubo. Não convém alterar/modificar o sistema.
    Colocado por: ModronPergunta 2.5 - Aconselham alguma marca? Webber? Mapei? Outra?

    Se for para o caso de betonilha de anidrite, não sei se essas marcas tem as betonilhas de anidrite cá no nosso mercado.
    Colocado por: ModronPergunta 3.1: O cimento/autonivelante vai aderir bem ao XPS? ou é necessário a colocação de algum interface entre o XPS e a placa spider/tubo, do estilo "tela de alumínio" ou manta geotextil ou manga plástica?

    Quando é para colocar betonilha autonivelante temos de garantir que existe um suporte sem fugas. Normalmente isso pode acontecer através de um plástico. Existem alguns fabricantes que possuem placas próprias que já fazem a estanquecidade e portanto não é necessário mais nada.
    Colocado por: ModronPergunta 3.2: O XPS a utilizar tem o encaixe de "meia madeira". é necessário colar o XPS á lage?

    Em princípio não é necessário.


    Quanto à betonilha autonivelante de base de anidrite, aqui fica uma imagem de um produto possível de ser utilizado.
      Sam500_25kg_dir.png
  3.  # 3

    Colocado por: ModronBom dia a todos.
    Venho aqui colocar uma questão relativamente ao piso radiante hidráulico que vou instalar. Lage aligeirada, ENU.
    De momento tenho 130 mm de profundidade para instalar isolamento térmico, tubo do radiante, betonilha e cerâmico, disposto da seguinte forma:
    - Isolamento térmico - XPS 60 mm ou XPS 70 mm (já explico mais adiante) - Zona I2.
    - Cerâmico + cola - 15 mm
    - Tubo radiante - 16 mm (vai ficar fixo num Spider com uma altura de 22 mm, explico já)

    Adquiri uma "armadura de Plástico" da Giacomini com 22 mm (envio em anexo, referencia "R979SY011") com uns pinos para fixação ao isolamento que fica inferiormente.

    As minhas dúvida agora são estas, e agradeço a vossa experiência:


    1 - No esquema de instalação e nas recomendações de instalação que envio em anexo, e usando argamassa á base de areia e cimento, recomendam um mínimo de 18 mm acima do tubo, ou seja, espessura total de argamassa será de 18 mm + 22 mm da placa spider = 40 mm total de argamassa.
    Se eu usar 6 cm de XPS fico com margem para 33 mm de argamassa acima do tubo, e serão 55 mm de argamassa total.
    Se eu usar 7 cm de XPS fico com margem para 23 mm de argamassa acima do tubo, e serão 45 mm de argamassa total.

    Pergunta 1: Na vossa opinião devo optar por um isolamento térmico melhor de 7 cm e colocar 45 mm de argamassa total ou usar 55 mm de argamassa total e usar 6 cm de XPS?
    Utilize a opção de isolamento 5 ou 6cm, deve ter atenção é à densidade deste e não propriamente a espessura.
    Convém haver alguma inércia acima dos tubos, ideal será sempre entre 4 a 6cm


    2 - Relativamente á betonilha autonivelante em detrimento do argamassa de areia e cimento.

    Pergunta 2.1: RECOMENDAM?
    Pergunta 2.2: Em termos de transferência de calor é superior?
    Pergunta 2.3: Em termos de resistência é equivalente/inferior/superior á betonilha de areia e cimento?
    Pergunta 2.4: Na minha situação, poderia utilizar que espessura total ideal de autonivelante? 22 mm da profundidade do spider + 10 mm acima do tubo (total de 33 mm de autonivelante)? Neste caso ficaria com mais espaço/profundidade para XPS mais espesso tipo 80 mm.
    Pergunta 2.5 - Aconselham alguma marca? Webber? Mapei? Outra?
    Deve ter atenção é à quantidade de líquido que junta a argamassa do pavimento radiante, de forma a evitar "bolhas" oxigênio nesta argamassa.


    3 - Relativamente ao XPS que serve de base.

    Pergunta 3.1: O cimento/autonivelante vai aderir bem ao XPS? ou é necessário a colocação de algum interface entre o XPS e a placa spider/tubo, do estilo "tela de alumínio" ou manta geotextil ou manga plástica?
    Não vejo necessidade de colocar mais nada.

    Pergunta 3.2: O XPS a utilizar tem o encaixe de "meia madeira". é necessário colar o XPS á lage?
    Pergunta 3.3: Entre a lage e o xps é necessário colocar alguma barreira, tipo manga de plastica/filme de polietileno?
    Pelo menos no pavimento do r/c, sim.


    Já falei com o instalado do PRH, que aconselha a instalação de qualquer uma das maneiras que vos apresentei, uma vez que respeita o que está preconizado pela marca.
    No entanto gostaria da vossa opinião antes de tomar uma decisão.

    Muito obrigado pelo vosso tempo
  4.  # 4

    Colocado por: nasys007

    Não percebi- obrigado
  5.  # 5

    Sua questão do tipo isolamento e altura argamassa...
    Respondi:
    Utilize a opção de isolamento 5 ou 6cm, deve ter atenção é à densidade deste e não propriamente a espessura.
    Convém haver alguma inércia acima dos tubos, ideal será sempre entre 4 a 6cm.
  6.  # 6

    Acerca do tipo de argamassa, não vejo também qualquer problema, apenas na sua constituição costuma ser colocado líquido para evitar formação bolhas ar e termos uma inércia/argamassa mais compacta e melhor transmissora de temperatura
  7.  # 7

    Colocado por: nasys007Acerca do tipo de argamassa, não vejo também qualquer problema, apenas na sua constituição costuma ser colocado líquido para evitar formação bolhas ar e termos uma inércia/argamassa mais compacta e melhor transmissora de temperatura

    Algumas marcas deste tipo de argamassa, já não necessita deste tal aditivo para melhor funcionamento e condutividade, pois já estão incluídos na sua constituição
  8.  # 8

    Colocado por: nasys007
    Algumas marcas deste tipo de argamassa, já não necessita deste tal aditivo para melhor funcionamento e condutividade, pois já estão incluídos na sua constituição


    Argamassas cimentícias ou anidrite?

    As argamassas, ou aliás, as betonilhas cimentícias irão ter um desempenho inferior face às betonilhas de anidrite. Sempre.
    Concordam com este comentário: nasys007, jorgealves
  9.  # 9

    Colocado por: Atlas Eurobuild

    Argamassas cimentícias ou anidrite?

    As argamassas, ou aliás, as betonilhas cimentícias irão ter um desempenho inferior face às betonilhas de anidrite. Sempre.
    Concordam com este comentário:nasys007

    Mas já agora, esclareça.me, desconheço algumas marcas... algumas não necessitam de aditivo para que tenham Boa condutividade ?
  10.  # 10

    Colocado por: nasys007Convém haver alguma inércia acima dos tubos, ideal será sempre entre 4 a 6cm.
    porquê??

    afinal o que se pretende é climatizar o ambiente e não somente o pavimento
    Concordam com este comentário: Joao Dias, pc ferreira
    • SrR
    • 5 abril 2020

     # 11

    Colocado por: nasys007
    Mas já agora, esclareça.me, desconheço algumas marcas... algumas não necessitam de aditivo para que tenham Boa condutividade ?
    sim
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 12

    Colocado por: nasys007
    Mas já agora, esclareça.me, desconheço algumas marcas... algumas não necessitam de aditivo para que tenham Boa condutividade ?


    Uma argamassa cimentícia, mesmo com os aditivos para boa condutividade, nunca irá conseguir ter prestações como as de anidrite.
    Esses aditivos que fala não é mais do que um produto que irá fazer com as dosagens de água e cimento sejam ligeiramente diferentes.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  12.  # 13

    Colocado por: jorgealvesporquê??

    afinal o que se pretende é climatizar o ambiente e não somente o pavimento

    Facto de apontar 4 a 6cm argamassa, tem a ver com alguma acumulação de energia (inércia) a poder haver, que beneficia conforto, estabilidade no Sistema e nas fontes de calor. Além disso, digo por formação que tive algumas marcas de PRH e pela experiência em sistemas e em funcionamento.
  13.  # 14

    Colocado por: Atlas Eurobuild

    Uma argamassa cimentícia, mesmo com os aditivos para boa condutividade, nunca irá conseguir ter prestações como as de anidrite.
    Esses aditivos que fala não é mais do que um produto que irá fazer com as dosagens de água e cimento sejam ligeiramente diferentes.
    Concordam com este comentário:jorgealves

    Ok.
    Ao podermos vir a utilizar, 4, 5, 6 cm dessa argamassa, necessitamos adicionar alguma fibra para tornar mais resistência
  14.  # 15

    Colocado por: nasys007que beneficia conforto, estabilidade no Sistema e nas fontes de calor. Além disso, digo por formação que tive algumas marcas de PRH e pela experiência em sistemas e em funcionamento.


    Colocado por: nasys007Ao podermos vir a utilizar, 4, 5, 6 cm dessa argamassa, necessitamos adicionar alguma fibra para tornar mais resistência
    você não faz a mínima ideia do que está a falar, pois não?

    quanto maior a espessura da betonilha pior desempenho do sistema e para piorar dimuniu a area sem juntas de movimento.
  15.  # 16

    Colocado por: nasys007Sua questão do tipo isolamento e altura argamassa...
    Respondi:
    Utilize a opção de isolamento 5 ou 6cm, deve ter atenção é à densidade deste e não propriamente a espessura.
    Convém haver alguma inércia acima dos tubos, ideal será sempre entre 4 a 6cm.


    Colocado por: nasys007Sua questão do tipo isolamento e altura argamassa...
    Respondi:
    Utilize a opção de isolamento 5 ou 6cm, deve ter atenção é à densidade deste e não propriamente a espessura.
    Convém haver alguma inércia acima dos tubos, ideal será sempre entre 4 a 6cm.

    É que não apareceram as respostas, era isso que queria dizer
  16.  # 17

    Colocado por: nasys007
    Ok.
    Ao podermos vir a utilizar, 4, 5, 6 cm dessa argamassa, necessitamos adicionar alguma fibra para tornar mais resistência


    Nasys007, se estivermos a falar de produtos ensacados, pré-doseados, com certificações, não precisa de adicionar mais nada que não seja água.

    No caso em apreço, uma betonilha autonivelante ensacada, é só mesmo adicionar a quantidade de água recomendada e bombear.

    Existem betonilhas autonivelantes ensacadas, que você pode colocar 100mm de espessura e não precisa de adicionar fibras, aditivos ou outros produtos, e a betonilha fica com carga suficiente para transito de cargas pesadas.
  17.  # 18

    Sei sim que estou falar.
    Limite.se a dar a sua opinião, ainda não lhe perguntei se percebia alguma coisa do que está dizer.
    Costumo fazer meus trabalhos e sempre que possível, com estes princípios, sempre tive resultados muito bons...
    Tenho visto e ouvido muita gente, e tenho minhas conclusões, obrigado
  18.  # 19

    Não sei se estamos a falar da mesma coisa ..?!
    Refiro.me a 4 a 6cm de argamassa total ou seja em cima do isolamento, ou seja 2,4 a 4,4cm a cima do tubo...
  19.  # 20

    Colocado por: nasys007Sei sim que estou falar.


    nenhum fabricante recomenda o que refere, mas se tiver ai alguma documentação que suporte as suas afirmações, esteja á vontade para as apresentar pois seria do interesse de todos saber mais um bocado sobre sistemas fora do habitual.
 
0.0235 seg. NEW