Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Uma filha minha comprou uma casa em segunda mão que precisa de algumas remodelações, nomeadamente em algumas janelas
    Na zona do sótão existe uma janela que tem sinais claros de infiltração nas bordas do peitoril.

    Coloco este tópico porque depois de ler inúmeros tópicos não encontrei nenhum que abordasse este assunto de uma forma clara.

    Factos para ajudar a perceber a situação:
    A caixilharia é de alumínio, com vidro duplo. Não tem corte térmico.
    O caixilho não tem furações na parte horizontal inferior, pelo que por esse lado não haverá problemas.
    No entanto parece-me que este tipo de caixilhos (junto uma foto com o detalhe) deixará passar a água nos extremos dos perfis horizontais. Não faço ideia se é aplicado algum silicone por dentro do caixilho nos cantos.

    A infiltração deve estar a ocorrer portanto apenas nas zonas dos extremos do peitoril uma vez que a parede interior, por baixo do peitoril está boa.
    O peitoril é de mármore, também sem corte térmico. Não tem rachas. Além disso, o peitoril tem de mau o facto de não entrar na parede lateral (deveria entrar pelo menos 2 cm acho eu) e de não sair suficientemente da parede na parte exterior. Não tem pingadeira claro.
    No entanto não aparecem marcas de infiltração na parede interior a meio do comprimento do peitoril. Apenas nos extremos.


    A minha dúvida é sobre a melhor maneira de reparar isto:

    1- partir a parede em volta das extremidades do peitoril e aplicar cimento novo. Mais trabalhoso por causa do caixilho.
    2- Desmontar o caixilho para melhor aceder à parede vertical nas extremidades do peitoril, nas zonas dos cantos e fazer o ponto 1.
    3- Assentar de novo o caixilho e aplicar silicone apenas pela parte interior.
    4- limpar e vedar de novo o peitoril no exterior na zona inferior, onde se junta ao reboco exterior
    5- Colar na parte inferior do perfil (no exterior) um perfil em L ou U para fazer de pingadeira

    A nova massa de cimento nos extremos do peitoril deve ser feita com cimento impermeável (Exemplos por favor)?
    Pode ser enchido com cola e veda? (parece-me que se a zona tiver um ou dois centímetros em roda do extremos do perfil isso não vai funcionar)
    Mais algum aspecto importante a contemplar para prevenir passagens inevitáveis de água do caixilho para a parede e peitoril?
    SE a impermeabilização do peitoril/parede ficar boa, o silicone na zona interior do caixilho impede a entrada de água, mesmo que passe pelo caixilho nas pontas do perfil horizontal. penso eu.

    Sei que existem soluções mais sofisticadas tais como peitoris em chapa de aluminio, já com as abas para cima nas bordas (excepto claro a dobra para escoamento da água no exterior), ou cantos com rede como os usados no ETICS, mas para já não queria ir por aí.

    Agradeço os vosso comentários e sugestões
      IMG_90922.JPG
      IMG_90932.JPG
      IMG_9353_setas.jpg
  2.  # 2

    Não sei se um peitoril em chapa, com pingadeira, e penetrando lateralmente na parede não seria melhor opção (custo/benefício). Mas vamos esperar por mais respostas.
  3.  # 3

    Faço notar que a primeira foto foi rodada 90 graus pelo site.
    Fica direita se a rodarem 90 no sentido dos ponteiros do relógio
 
0.0085 seg. NEW