Boa tarde. Sou uma jovem aventureira que resolveu remodelar um r/c de um edificio dos anos 50. O projecto de remodelação foi feito por mim, com algumas ajudas de amigos, e tem corrido sem grandes percalços. No entanto, surgiram-me algumas dúvidas pelo que agradecia a opinião de pessoas com mais experiencia nestas andanças do que eu...
1) gostava de colocar na casa de banho um lavatorio de pousar, mas devido às dimensões da mesma tenho tido dificuldade em encontrar um móvel que seja adequado ao espaço (só poderia ter 38 cm de profundidade), pelo que pensei mandar fazer uma espécie de prateleira para pousar o lavatório. A questão é: o material tem de ser especial para casa de banho? Pode ser igual às bancadas da cozinhas?
2) Por ser um rés do chão a casa não tem muita luz, e 2 das assoalhadas são interiores. Há algum truque de iluminação para que não parecam tão escuras?
3) A cozinha também é pequena, com cerca de 3,30 X2,00 m, com uma porta de vidro para o exterior mas que não tem luz directa. Estava a e pensar colocar armários vermelhos (cozinha ikea). Isso fará com que pareça muito mais pequena?
4) A parte de trás dos antigos móveis da cozinha estavam danificadas por humidade, apresa destes serem relativamente recentes (2 anos), devido ao mau estado da canalização antiga. Toda a canalização da cozinha vai ser substituida. Vale a pena cobrir a parede por trás dos móveis de azulejo para proteger da humidade?
5) Colocar soalho flutuante (ikea) na cozinha é uma opção viável?
Agradeço todas as criticas, comentários e sugestões.
1) Não sei o que é «material especial para casa de banho». Sim, pode ser material de bancada de cozinha.
2) Pinte tectos, paredes, portas e rodapés a branco
3) Depende da quantidade de armários, da cor do tecto e paredes, da cor do pavimento e da bancada.
4) Se toda a canalização vai ser substituída, não está a contar ter de novo humidade, portanto... para quê colocar azulejo? A não ser que o azulejo seja baratinho. Neste caso, estucar (10-15 euros/m2) e pintar (6-8euros/m2) pode ser mais caro que o fornecimento e assentamento de azulejo.
5) É. SE gostar de mudar de pavimento ano-sim, ano-sim :-)
PS: nos anos 50 ainda se faziam quartos interiores sem janelas?
Estas pessoas agradeceram este comentário: alinevaz
optar por cores fortes em espaços pequenos e de muita utilização pode cansar ao fim de um certo tempo. Como curiosidade, no âmbito da minha formação, estudamos a linguagem das cores e a forma como ela são utilizados em espaços comercias. as cores fortes, como o vermelho, eram exemplos dados para locais onde não queriam que as pessoas ficassem muito tempo, como os restaurantes fast food (mcdonalds -se bem que eles agoram optam por outras cores).
Estas pessoas agradeceram este comentário: alinevaz
Luis: Quando digo material especial para casa de banho refiro-me a ser necessario algum tipo de impermeabilização ou tratamento. E sim, ainda se faziam quarto interiores, não só um mas 2...
Pode fazer a bancada da casa de banho em pedra (granito, mármore), silestone ou melamina. Se vai ter mt uso eu ia pela pedra ou silestone. Na cozinha não optava pelo vermelho - é uma cor mt forte para espaços pequenos. Pode pôr os móveis brancos e depois os acessórios vermelhos, se gosta da cor. Eu não descartava dd já a hipótese de pôr flutuante na cozinha - NÃO teria que o mudar todos os anos, isso tenho eu a certeza! mas como a área é pequena, punha um soalho de boa qualidade e adequado a áreas húmidas, que eu sei que o há!
na casa de banho pode sempre usar um mdf hidrófugo com folha de melamina ou mesmo natural. se utilizar chapas de 19mm e duplicar a vista (espessura) e aplicar uma orla no mesmo tom da superfície fica com uma bancada impec. tem várias empresas a fazer isso e é só procurar. se bem que o sr. belmiro nisto trabalha muito bem...
Em relação à luminosidade, pode obtar por uns tuneis de luz. Tem exemplos no site www.velux.pt, qq coisa espaços escuros. Com este sistema, obtem luz natural.
NFernandes: Vi o site, e a idéia é realmente boa, mas no meu caso não é aplicável por se tratar de um r/c num prédio de 3 andares. Mas agradeço à mesma!