Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: josejunes
    JA METEU O NARIZ NO MANUEL DE INSTALACAO DE UMA VMC?? APOSTO QUE NAO
    manobrar a grua é muito mais fácil, basta carregar nuns botões que aquilo sobe e desce, o que não falta na NET é instruções de como operar uma grua.
  2.  # 22

Mas tem razão, eu cada vez sei menos.

Ainda no outro dia tive que ajudar um parceiro o corrigir os dados do software que teimava em dar cores errados.
  3.  # 23

Colocado por: jorgealvesMas tem razão, eu cada vez sei menos.

Ainda no outro dia tive que ajudar um parceiro o corrigir os dados do software que teimava em dar cores errados.

deve ser para rir nao!! uma vmc complicado de instalar numa faze de construcao?? eu faço un tuto em agosto
      dcdb4c06965f819de3dee4f4e77018c7e5433ddd2.jpg
      41c4c01ceea8d5efff70d26db6c28265e1e5b93f (1)2.jpg
  4.  # 24

nos supermercados da bricolage em França encontra-se tudo, a qualidade é que não é grande coisa.
    • VCAC
    • 7 abril 2020 editado

# 25

Colocado por: josejunes
    JA METEU O NARIZ NO MANUEL DE INSTALACAO ??

Sou eu que já estou a ficar xé-xé devido ao isolamento social, ou andam a insinuar que o Jorgealves anda a mater o nariz no Manuel da Instalação??!!
    🤣🤣🤣
    Concordam com este comentário: mica
  5.  # 26

Colocado por: VCACmater o nariz no Manuel da Instalação?
    fonix, já me chamram muitas coisas, mas farejador de Manueis é a primeira vez
  6.  # 27

Colocado por: jorgealvesfonix, já me chamram muitas coisas, mas farejador de Manueis é a primeira vez

Não fui eu que disse... Que eu cá não sou de intrigas...
    😊
  7.  # 28

esta VMC tem 8 anos
      SAM_1297.JPG
  8.  # 29

Ao optar por um sistema de climatização com condutas (AC ou VC), eu não posso utilizar as mesmas saídas (plenos e grelhas) para a VMC?
  9.  # 30

Colocado por: jorgealvesnos supermercados da bricolage em França encontra-se tudo, a qualidade é que não é grande coisa.

NAO E FRANCESA E INGLESA MODELO VENT AXiA Modèle sentinel kinetic Plus B VALOR 2500 EUROS

Colocado por: jorgealvesnos supermercados da bricolage em França encontra-se tudo, a qualidade é que não é grande coisa.

10.  # 31

Colocado por: ASSimoesAo optar por um sistema de climatização com condutas (AC ou VC), eu não posso utilizar as mesmas saídas (plenos e grelhas) para a VMC?

Assim climatizava e injetava ar novo pelas mesmas grelhas...
    • VCAC
    • 26 abril 2020

# 32

Colocado por: ASSimoesAo optar por um sistema de climatização com condutas (AC ou VC), eu não posso utilizar as mesmas saídas (plenos e grelhas) para a VMC?

Pode.

Optando por VMC com recuperação de calor, pode insuflar o ar novo directamente no retorno do AC assim "poupa" nas grelhas de insuflação, pois o ar novo é introduzido na divisão junto com o ar "climatizado". A extracção da VMC será realizada na mesma através de rede de condutas associada às bocas de extracção preferencialmente nas instalações sanitárias.

Algumas máquinas de conduta já têm, na própria carroçaria essas próprias entradas para ar novo, deve ter-se em conta que a quantidade de ar ar novo a introduzir no equipamento não deve exceder 10 a 15% do caudal de ar do equipamento. Caso as máquinas não tenham essa entrada de fábrica, pode fazer uma picagem no pleno de retorno na máquina.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  11.  # 33

Colocado por: VCACnão deve exceder 10 a 15% do caudal de ar do equipamento. Caso as máquinas não tenham essa entrada de fábrica, pode fazer uma picagem no pleno de retorno na máquina.
    nas actuais maquinas domesticas com caudais variáveis baixos não considero adequado pois quando em aquecimento os motoventiladores param muitas vezes desequilibrando brutalmente a ideia de insuflação de ar novo.

noutros tempos muito antes das VMC serem vulgares, fiz dezenas de predios com entrada de ar novo (sem ventiladores a "empurrar" o ar) directamente aos plenum´s das unidades e bocas de extracção nas casas de banho,
    • VCAC
    • 26 abril 2020

# 34

Colocado por: jorgealvesnas actuais maquinas domesticas com caudais variáveis baixos isto não considero adequado pois quando em aquecimento os motoventiladores param muitas vezes desequilibrando brutalmente a ideia de insuflação de ar novo, noutros tempos muito antes das VMC serem vulgares, fiz dezenas de predios com entrada de ar novo (sem ventiladores a "empurrar" o ar) directamente aos plenum´s das unidades e bocas de extracção nas casas de banho,

Não percebi o que queria dizer Jorge.
    Não concorda com a a introdução forçada de ar nas unidades de conduta? É isso?
  12.  # 35

Colocado por: VCACNão concorda com a a introdução forçada de ar nas unidades de conduta? É isso?
    na minha opinião devem ser coisas separadas, pois no modo aquecimento tens ar a ser "empurrado" em contraciclo no filtro quando o ventilador da unidade esta parado, ou se for feita a entrada antes do filtro vai existir retorno inverso na grelha de entrada.
    • VCAC
    • 26 abril 2020

# 36

Colocado por: jorgealvesna minha opinião devem ser coisas separadas, pois no modo aquecimento tens ar a ser "empurrado" em contraciclo no filtro quando o ventilador da unidade esta parado, ou se for feita a entrada antes do filtro vai existir retorno inverso na grelha de entrada.

E qual é a desvantagem que vê, quando o ventilador do AC está parado, no caso de picagem no pleno (antes do filtro) do ar novo "sair" ocasionalmente pela grelha de retorno do AC?
  13.  # 37

Colocado por: VCAC

E qual é a desvantagem que vê, quando o ventilador do AC está parado, no caso de picagem no pleno (antes do filtro) do ar novo "sair" ocasionalmente pela grelha de retorno do AC?
    em circulação normal fica sempre algumas partículas agarradas ás paredes do plenum e da grelha de retorno que podem ser arrastados de volta ao ambiente derivado ao ciclo contrario, obvio que se houver cuidado no desenho do plenum isto pode ser minimizado, mas infelizmente não é isto que se comprova no terreno, basta ver algumas das brutalidades que têm aparecido por aqui com maquinas de conduta.
    • VCAC
    • 26 abril 2020

# 38

Colocado por: jorgealvesem circulação normal fica sempre algumas partículas agarradas ás paredes do plenum e da grelha de retorno que podem ser arrastados de volta ao ambiente derivado ao ciclo contrario, obvio que se houver cuidado no desenho do plenum isto pode ser minimizado, mas infelizmente não é isto que se comprova no terreno, basta ver algumas das brutalidades que têm aparecido por aqui com maquinas de conduta.

Pois... Tem de haver cuidados de manutenção e limpeza...
    Mas não me parece que seja muito critico, para os caudais envolvidos, e com os devidos cuidados de regular limpeza e tendo em conta que se presume que uma habitação é um ambiente "limpo"... sendo que também por vezes passa por opções que têm a ver com a estética do "mapa de tetos", querem tudo o mais "clean" possível, para os arquitectos um difusor a menos é uma bênção :)

Por acaso estou a trabalhar agora um hotel e estamos a meter ar novo no retorno dos equipamentos de climatização...

Na minha casa não quis condutas...prefiro ter os "feios e monos" dos equipamentos de ar condicionado murais do que ter máquinas de condutas e depois ter de ter o teto todo assassinado com alçapões de acesso..
    • SrR
    • 26 abril 2020

# 39

Colocado por: VCACteto todo assassinado com alçapões de acesso..
    ja trabalhei numa em que as maquinas ficaram todas numa zona técnica em roupeiros respectivos dos espaços
    Concordam com este comentário: VCAC
  14.  # 40

Colocado por: VCACPor acaso estou a trabalhar agora um hotel e estamos a meter ar novo no retorno dos equipamentos de climatização.
    um edificio de serviços é completamente diferente, os requesitos e a execução não têm nada a ver com o domestico, então nas condutas é com cada estupidez que nem lembra ao diabo.

uma das ultimas invenções tugas: maquinas a insuflar directo para o espaço entre tecto falso em gesso cartonado e a lage sem qualquer conduta com somente uns rasgos no tecto, eu sei que nos anos 90 havia malta em Espanha que fazia isto.

0.0218 seg. NEW