Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá todos,
    Alguns lembrar-se-ão que tenho uma casa antiga (pois claro que se lembram! ;o)) e que renovei as janelas de madeira substituindo por umas de pvc. Pronto, com essa parte ainda não totalmente concluída, falta a instalação das novas (como sempre há sempre uns atrasos) agora pergunto-vos: O que fazer com as antigas portadas de madeira?
    A minha ideia era mantê-las, ou, melhor recuperá-las (bem precisam) mas começo a achar que já não estão em condições para melhoramentos.
    Ponho novas? Em madeira?

    Obrigada, desde já.
    • OM82
    • 12 outubro 2009

     # 2

    ola CMartin

    Nao percebi muito bem, ja renovou mas falta a instalação das novas?!

    Partindo do pressuposto que ja tem as novas, e nao sabe o que fazer com as portadas, pergunto-lhe. Como são as janelas pvc, que cor?ha umas em pvc em cor castanha que disfarça bem, e de certa maneira condiz com as portadas em madeira. Se for esse o caso, pode perfeitamente recuperar as portadas. Sempre fica mais económico e tem a ver. Isto se valer a pena recuperar..não faço ideia do estado delas...

    Cumps
    • Mp29
    • 12 outubro 2009

     # 3

    ola. da para por uns chamados «veda luz » em pvc , trabalha directamente no pvc e ja pode eliminar as de madeira.
    ou entao sempre pode reparar as antigas.se precisar de orçamento para a reparaçao , disponha..
  2.  # 4

    Obrigada pelos comentários.
    Explico melhor OM82, tenho falado muito no assunto por aqui e tirei muitas duvidas também por aqui, das minhas janelas novas. Neste momento já as devia ter instaladas, tinha o prazo de instalação 26 de Setembro, que por razões diversas não foi cumprido (razões louváveis, como eu ter optado por outro fornecedor).
    A minha casa é antiga e optei por trocar as de madeira por umas de pvc, porque pesei bem as vantagens entre as soluções pvc-madeira e cheguei a este opção.
    Pronto, as janelas estão neste momento em fabricação, com algumas pequenas diferenças da minha ideia inicial em termos de cor de vidro, espécie de vidro, e francamente estou a gostar desta experiência e relação com o meu actual fornecedor que me está sempre a sugerir coisas interessantes que eu desconhecia, quase como se cada janela fosse um caso em si.
    Algumas janelas tem portadas interiores, que mandei colocar/substituir onde antes tinha portadas interiores em madeira.

    Passando para as portadas exteriores - são de madeira, são apenas 3 (em 8 janelas) portanto não são "grande obra" e as portas da minha casa, para melhor nos situarmos, são em madeira também.
    Tenho uma porta de correr em vidro que também mandei instalar para substituir uma original pequena em madeira, para poder ganhar mais luz na sala. Convém também dizer que a casa tem 3 portas exteriores (porque eram 3 casas antigas que juntaram mas que mantiveram a traça ou fachada, se preferirem.
    Agora: substituo as portadas exteriores por outro tipo de material? Ou mantenho a madeira, restaurando as que puder e substituindo as que estão no "fim da linha"?
    (Considerando muito provavelmente que terei que fazer o mesmo pelas 3 portas - recuperar ou substituir em consonância).
    Pessoalmente, e sempre que possível, a minha preferência vai para a madeira, e a madeira das minhas é boa.
    Não gosto muito daquelas portadas com "ripas" em pvc que se vê em 4 de cada 5 casas.
    Agradeço a vossa opinião.
    Cumprimentos,
    •  
      FD
    • 14 outubro 2009

     # 5

    Eu mantinha durante uns tempos e repensava daqui a uns 3 ou 6 meses.
  3.  # 6

    Olá FD!
    Obrigada.
    Sim, posso instalar as janelas novas e ver como ficam com as portadas actuais, e depois ir olhando dia-a-dia para começar a formar ideias mais concretas.Madeira ou pvc nas portadas exteriores e consequentemente nas portas, ah, e talvez aí teria que "repensar" também o portão principal (antigo enorme, em madeira).(E o PVC parece-me cada vez mais um "no, no" !)
  4.  # 7

    Bom Dia,
    Pronto.., passado este tempo em que repensei este assunto tal como sugerido pelo FD, chegou a altura de mudar as portadas, que as de madeira já não (se) aguentam mais.
    Preciso de contactos de empresas para fornecimento de portadas em alumínio para a zona de Cascais.
    Obrigada.
  5.  # 8

    Exemplo de preços para
    1 Portada de 2 folhas batente C/ 870x1080 em alumínio

    Começam nos 190euros (sem IVA) e chegam aos 290euros (sem IVA).
    O mesmo modelo, a mesma cor.

    O que acham destes preços?
  6.  # 9

    Colocado por: CMartinExemplo de preços para
    1 Portada de 2 folhas batente C/ 870x1080 em alumínio

    Começam nos 190euros (sem IVA) e chegam aos 290euros (sem IVA).
    O mesmo modelo, a mesma cor.

    O que acham destes preços?


    qual o modelo e qual a cor?
    Lâminas fixas ou móveis?
  7.  # 10

    Laminas fixas. Duas folhas, a fechar em batente. Cor lacado a verde escuro.
    •  
      FD
    • 23 julho 2010

     # 11

    As lâminas móveis não serão uma melhor opção?
  8.  # 12

    Não vejo benefício em ter lâminas móveis. As portadas são para cortar luz, - abertas entra a luz, fechadas cortam a luz, - para que quero meia-luz? Aliás não vejo razão nenhuma pela escolha que as pessoas fazem pelas lâminas móveis, não vejo qual a vantagem. Se houver alguém pode dizer qual é?
    Vejo é a desvantagem de já ter visto portadas de lâminas móveis em que faltam inclusivamente lâminas, logo também ponho em causa a sua eficácia como produto.

    Por outro lado, cheguei à conclusão um bocado decepcionante que existe apenas 3 modelos de portadas: as de lâminas fixas, as de lâminas móveis e as "tubulares" (em aluminío com ripas na vertical). Eu não gosto muito das de lâminas e queria escolher estas últimas, até me dizerem que ficam feias pois ficam com ar de "barracão" de lata. Conclusão, vou acabar por ter as tais portadas iguais a todas que via e não achava grande graça, como eu própria disse neste tema, mais acima..
    •  
      FD
    • 23 julho 2010

     # 13

    Colocado por: CMartinSe houver alguém pode dizer qual é?

    Regular a entrada de luz?

    Eu, que tenho portadas "tudo ou nada", sinto falta de um meio termo, especialmente agora no verão em que não quero andar às escuras mas, também não quero assar dentro de casa...
    Por outro lado, no inverno acho que com lâminas móveis poderia deixar entrar luz sem ter que me molhar quando chove.
    Às vezes até dá jeito para ver qualquer coisa na rua sem ter que abrir as portadas, por exemplo, com barulhos estranhos posso movimentar ligeiramente as lâminas e ver o que se passa, o que, com as fixas não consigo fazer.
    Não me lembro de mais nada... :)
  9.  # 14

    FD,
    Percebo.
    A minha casa tem apenas 3 portadas de janela, uma no quarto de casal, outra na casa de banho suite e outra na cozinha. E não se irá colocar a questão em nenhum destes sítios sobre a regulação da intensidade de luz, porque são sítios que ora precisam de luz ora não precisam (no quarto quando estamos a dormir, na cozinha mais uma questão estética porque está na fileira das outras duas janelas e respectivas portadas e já que na cozinha quero sempre luz, e na casa de banho para não nos verem de fora, do pátio quando lá estivermos, o que é raro usar as portadas desta casa de banho, uma vez que também usamos a casa de banho social quando estamos com visitas).
    A portada maior é da porta de correr da sala essa sim poderá beneficiar da regulação da luz, mas neste momento com as portadas de madeira em que é, precisamente, para todas estas janelas tudo ou nada, não sinto essa falta. Em termos de temperatura a nossa casa é de pedra, e não sinto calor porque é uma casa fresca (mas admito que possa ser porque sou friorenta por natureza!).
  10.  # 15

    Colocado por: CMartinLaminas fixas. Duas folhas, a fechar em batente. Cor lacado a verde escuro.


    A proposta de 190 é muito baixa, não acredito que lhe forneçam portadas com o minimo de qualidade por esse preço. Mas também esta opinião é um pouco relativa pois deve-se analisar no global e não apenas 1 portada.

    No entanto também acho o outro valor um pouco alto, penso que o valor justo estaria no meio.
  11.  # 16

    as lâminas móveis têm a vantagem de regular a luz, mas em termos de segurança são inferiores,

    em relação a caírem lâminas, de facto já vi, mas isso não costuma acontecer com mecanismos de qualidade, no entanto acho que se eu quisesse, seria fácil abrir uma portada de lâminas moveis.

    quanto a mim apenas recomendo lâminas moveis se for imprescindível para o cliente ter a regulação da entrada de luz, senão recomendo lâminas fixas.

    soluções fixas existem:
    - Lâminas normais (horizontais que encaixam entre si, as mais usuais e também as mais económicas). são fornecidas com ou sem rasgos, normalmente usa-se sem rasgos nos quartos para vedar toda a luz e com rasgos nas restantes divisões, para aproveitar a luz solar)
    - Lâminas tubulares (horizontais com espaçamento entre elas, hoje em dia usam-se menos pois fica mais caro e não são tão seguras como as primeiras) não vedam a luz, apenas reduzem.
    - Ripas verticais (ripas na vertical que encaixam entre si) vedam a luz completamente. Talvez para mim as mais bonitas esteticamente e também as mais fáceis de limpar...

    espero que o meu comentário tenha sido útil :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  12.  # 17

    Essas das ripas verticais, tem alguma imagem que possa colocar two-rok?
    Obrigada.
  13.  # 18

    Acho que fez mal em substituir as madeiras por PVC. Existem empresas de carpintaria, como a maciça ou a catedral que lhe fazem as coisas em madeira bastante em conta....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  14.  # 19

    jraulcaires,
    Eu sei da existência da Catedral, e da Maciça, o meu fornecedor que colocou as de pvc em minha casa também as faz em madeira. A madeira, embora o meu material preferido, obriga a uma manutenção que nós lá em casa não lhe damos. Sempre que posso, mantenho-a, mantive no chão, nas janelas optámos por não, e nas portadas vamos optar por não manter. As portas de interior são todas em madeira maciça, tal como as de exterior e o portão da casa. A esta altura já sabemos quais as vantagens de manter a madeira, e quais as desvantagens, quais os custos relacionados, e é, com base nisso, que vamos tomando as nossas decisões. Obrigada pelo conselho, é um bom conselho.
  15.  # 20

    Colocado por: CMartinEssas das ripas verticais, tem alguma imagem que possa colocar two-rok?
    Obrigada.


    Peço desculpa pela demora, mas estive 1 semana de férias...

    por acaso não tenho nenhuma foto onde se possa ver uma portada com ripas verticais, as últimas que fizemos já foi à bastante tempo e não estão propriamente perto :)

    mas para ter uma ideia, mostro-lhe uma foto de uma porta, como tal a portada não ficará muito diferente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      porta_alaska.jpg
 
0.0206 seg. NEW