Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Imaginemos que eu compro uma casa avaliada em 150 mil euros. Faço um crédito habitação de 100 mil euros e pago os restantes 50 mil euros do meu bolso.

    Ao longo dos anos vou pagando sempre as prestações ao banco e vou fazendo amortizações parciais ao mesmo tempo, sendo que uns anos depois apenas tenho 50 mil euros em dívida ao banco, com spread 1%.

    Entretanto nesse ano surge um contratempo ou uma oportunidade de investimento e eu preciso de ter dinheiro disponível para gastar. Posso pedir ao banco que me volte a emprestar 30 ou 40 mil euros, sem qualquer penalização em termos de incremento de spread?

    Na prática, o meu objectivo seria ficar com 30 ou 40 mil euros na mão, e a minha divida ao banco passar dos 50 mil euros para os 80/90 mil euros, mantendo o mesmo spread 1% e tudo o resto igual sem qualquer custo acrescido.

    Isto é possível de fazer tranquilamente ou os bancos iriam-me querer sacar dinheiro em taxas e juros para eu "desamortizar" o meu dinheiro?
  2.  # 2

    Oh matias se precisa de mais massa, para outra coisa, tens de fazer um credito novo para isso... não ficas com uma conta corrente ;)
    Concordam com este comentário: Nasa1989, assilva2010
  3.  # 3

    Não é possível e ainda é pior do que o que está a dizer. Isso do "desamortizar" não existe!
    Nessa altura você só terá 2 opções:
    - transferir o seu crédito para outro banco e pedir um reforço de capital. Se nessa altura tiver bancos a transferir créditos gratuitamente só terá de pagar imposto de selo sobre o novo crédito.
    - Ficando no mesmo banco, trata-se de um novo processo de crédito, pelo que terá de pagar todas as comissões inerentes ao mesmo, eventualmente também uma nova avaliação se a garantia for hipotecária, e sujeitar-se aos spreads de mercado nesse momento.
    • zed
    • 7 abril 2020 editado

     # 4

    Noutros países até é práctica comum essa conta corrente associada ao crédito habitação, sendo que o valor depositado na conta é abatido no capital do empréstimo para efeitos de cálculo de juros.

    https://www.investopedia.com/terms/o/offset_mortgage.asp
    Nunca vi esse produto cá, às tantas não é permitido. O melhor será perguntar no banco mesmo.
 
0.0101 seg. NEW