Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou em vias de concluir um pequeno projecto para um familiar, do qual não tenciono cobrar qualquer valor.

    Esta oferta não será avaliada pelas Finanças, e atribuído um valor hipotético de rendimento?

    Gostaria que partilhassem a vossa experiência em casos semelhantes.

    Obrigado
    • imo
    • 7 abril 2020

     # 2

    Essa é nova...
    Então um qualquer cidadão não pode oferecer um projeto?
  2.  # 3

    passas uma factura a discriminar o serviço e a descriminar como oferta, valor ZERO.
    Já o fiz, mas foi para uma IPSS.

    PS; não se faz projectos para a familia e amigos!!!
  3.  # 4

    Não será considerado fuga aos impostos?

    Supostamente, poderia elaborar n projectos à borla.
    E imagino que haverá muitos profissionais a fazê-lo, mas sendo pagos.
    Por exemplo: o cliente particular pode não estar interessado em pagar IVA, nem o projectista aumentar significativamente o valor de rendimento.
  4.  # 5

    PS; não se faz projectos para a familia e amigos!!!


    Concordo que negócios com a família e amigos, é a pior coisa que se pode fazer.
    Difícil é fugir deles.
  5.  # 6

    Colocado por: Riscador
    Esta oferta não será avaliada pelas Finanças, e atribuído um valor hipotético de rendimento?

    Gostaria que partilhassem a vossa experiência em casos semelhantes.

    Obrigado

    Isso so acontecerá se você tiver dezenas de familiares a quem fizer isso habitualmente
  6.  # 7

    Colocado por: RiscadorNão será considerado fuga aos impostos?
    Isto levantou-me outra questão. O que acontece aqueles arquitectos que assinam n projectos de outros profissionais? Declaram o valor cobrado, fazem esses projectos supostamente de borla?
  7.  # 8

    Colocado por: HAL_9000Isto levantou-me outra questão. O que acontece aqueles arquitectos que assinam n projectos de outros profissionais? Declaram o valor cobrado, fazem esses projectos supostamente de borla?

    Cometem algumas ilegalidades.
  8.  # 9

    Colocado por: callinas
    Cometem algumas ilegalidades.
    Sim desde logo ao assinar o projeto. Só estava a tentar perceber como funcionaria em termos financeiros
 
0.0144 seg. NEW