Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Na minha moradia apenas tenho uma torneira que dá para o exterior e que se encontra na parede da garagem. Esta torneira está ligada a um tubo multicamada de 20mm de diametro. Mais ao lado, rente ao chão tenho dois tubos multicamada a sair da parede para futuras ligações (quando fizer um telheiro por exemplo). Um tem 16mm e é isolado (agua quente) e o outro é de 20mm (agua fria).

    Pretendo colocar mais 3 torneiras exteriores para horta e jardim.
    Quero colocar uma torneira no muro do lado esquerdo da casa (cerca de 15 metros de distancia) e 2 torneiras afastadas uns 15 metros entre si num total de 35 metro no muro do lado direito da casa.

    Que material devo usar? O mesmo tubo multicamada de 20mm? O tubo será enterrado no chão até aos muros onde abrirei os roços para as torneiras. Como devo isolar o tubo nesta situação?

    Obrigado.
  2.  # 2

    No seu caso seria o ideal buscar uma puxada direta do contador umavez que as torneiras colocadas no exterior e sendo de rega precisa de mais caudal e se fizer uma ligação a partir desse tubo de 20 fica sem caudal para essas torneiras de rega que pretende instalar.

    Se fizer uma puxada do contador utilize tubo pead de 10 kgs com acessorios em latão de 25mm e basta tapar com uma argamassa forte com gravilha é o suficiente em alternativa tem uma manga de 50mm por onde passam os cabos de eletricidade que também pode usar.

    Qualquer duvida disponha.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  3.  # 3

    Estive a olhar para o contador e o mesmo tem de um lado tubo pead de 25mm e no outro lado nao consigo ver pq esta tapado pela caixa e cimento. Este tubo não deveria ser de 32 pelo menos?

    Para fazer uma puxada directamente do contador vou ter de partir o muro, pois não sei onde o tubo passa...
    Ao fazer uma puxada directamente do contador, não vou roubar muita pressao e caudal na casa?
  4.  # 4

    Colocado por: AquariumEstive a olhar para o contador e o mesmo tem de um lado tubo pead de 25mm e no outro lado nao consigo ver pq esta tapado pela caixa e cimento. Este tubo não deveria ser de 32 pelo menos?

    Para fazer uma puxada directamente do contador vou ter de partir o muro, pois não sei onde o tubo passa...
    Ao fazer uma puxada directamente do contador, não vou roubar muita pressao e caudal na casa?


    Isso depende do tipo de contador instalado pelos serviços camarários esse contador deve ser de 3/4 daí estar à saída com tubo de 25 mm.

    Não rouba pressão a pressão é sempre constante o que rouba é o debito/caudal e se fizer a partir do tal tubo de 20 em multicamada pode acontecer este fato, daí propor que faça a puxada direta do contador nesse tubo de 25 coloca um tê, a seguir ao tê deve colocar uma válvula de corte de seccionamento de esfera onde poderá fazer a gestão de caudal, abrindo mais ou menos para o sistema de rega.

    Poderá também solicitar aos serviços de água a substituição do contador por um de mais calibre para ter mais caudal.
 
0.0108 seg. NEW