Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: KduvidasO que está em causa não é o que pode/deve ou não fazer, mas sim quem paga?!

Parece-me que a fazer-se a pintura, terão que ser todas as moradias em conjunto. Se isso é PH, não vai uma ficar pintada de novo e a do lado a descascar. Claro que tem que haver bom senso por parte daqueles que querem tudo impecável (tipo eu), e os baldas que, seja por que motivo for, não querem saber do estado da casa; encontrar um meio termo, para não pintar todos os anos, nem abandalhar e nunca pintar.

Quando se realizar a pintura, terá que ser feito o pagamento com base na permilagem de cada um. Aí não me parece que hajam dúvidas nenhumas.
  2.  # 22

Isso é muito lindo, mas quero ver você a ter um problema na sua fachada e a esperar pelo vizinho que não tem problema nenhum...
  3.  # 23

Colocado por: manelvcIsso é muito lindo, mas quero ver você a ter um problema na sua fachada e a esperar pelo vizinho que não tem problema nenhum...

Nesse caso é obvio, que tenho que resolver o problema da minha fachada, EU. A fachada é minha, o problema é meu.
  4.  # 24

Então qual é o sentido do seu post anterior? Não estava a falar de pintar a fachada?
  5.  # 25

Colocado por: manelvcEntão qual é o sentido do seu post anterior? Não estava a falar de pintar a fachada?

Mas pintar é um problema na fachada? Refiro-me a pintar no sentido estético da coisa.
    • size
    • 10 abril 2020 editado

# 26

Colocado por: ANdiesel
    Porém, como estamos em PH penso que todos temos que obedecer à PH e ao regulamento do condomínio. Não me parece que fique bem eu lembrar-me de pintar a minha casa de vermelho, quando as outras são brancas.
    Apesar de independentes, quando se avança para uma moradia em PH, obedece a certos "entendimentos" entre todos os proprietários. É o meu entendimento.

Irrelevante, a alteração de cor das fachadas, porque isso até carecerá de licenciamento. O município não vai autorizar.

Caso relevante: Vamos supor que o telhado da sua moradia sofre uma anomalia, quebra de telhas, provocando infiltrações na sua habitação. Quem suporta os encargos da reparação ?
    O proprietário da moradia que fica lá ao fundo lote, totalmente independente, tem que comparticipar nessa reparação ?
  6.  # 27

Sim
  7.  # 28

Colocado por: size

Irrelevante, a alteração de cor das fachadas, porque isso até carecerá de licenciamento. O município não vai autorizar.

Caso relevante: Vamos supor que o telhado da sua moradia sofre uma anomalia, quebra de telhas, provocando infiltrações na sua habitação. Quem suporta os encargos da reparação ?
    O proprietário da moradia que fica lá ao fundo lote, totalmente independente, tem que comparticipar nessa reparação ?

Não. O telhado é independente. Cada um tem o seu. Se eu tenho uma infiltração, eu resolvo a minha.
    Estarei enganado? É que se estou...
    • size
    • 10 abril 2020

# 29

Colocado por: ANdiesel

Não. O telhado é independente. Cada um tem o seu. Se eu tenho uma infiltração, eu resolvo a minha.
    Estarei enganado? É que se estou...

Também sou dessa opinião.
    As moradias em banda poderão estar inseridas num só lote e, só por isso, é constituída PH ao abrigo do artigo 1438º-A, com as devidas adaptações
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  8.  # 30

Colocado por: RicardoPortoSim

Não.
  9.  # 31

Colocado por: sizeTrata-se de uma PH especial, constituida no âmbito do artigo 1438º-A, onde as frações autónomas (moradias) não estão ligadas por nenhuma estrutura construtiva comum, como pilares, fachadas e telhados, como se verifica em imóveis construídos em altura com frações sobreposta.

Isso é que não sabemos, existem moradias em banda com apenas uma estrutura e moradias em banda com estruturas independentes, isto com PH, depois existem as moradias em banda em lotes diferentes, sem PH.
    Nada melhor do que um regulamento, onde fica definido a responsabilidade pela manutenção das diferentes partes do condomínio, e o mais óbvio é que cada um trate da sua.

0.0155 seg. NEW