estou quase a comprar um apartamento que fica num prédio centenário (daqueles com estrutura em pedra e fachada de azulejos). acontece que o apartamento tem uma remodelação recente mas o prédio não (apesar de, no geral, ter um aspecto razoável, parece nunca ter visto obras na vida). gostaria de saber quais os problemas comuns neste tipo de edifício para saber se devo avançar ou não. ouvi dizer que as fundações deste tipo de prédios são óptimas, mas preocupa-me, por exemplo, o estado das paredes exteriores... obrigada pela ajuda.
Problemas normais são: - o estado da cobertura (decrépito);
- as colunas de abastecimento (água, gás, electricidade) - a necessitar substituição. Pior no caso da electricidade - podem ordenar obras coercivas ou cortam a electricidade;
- as prumadas de esgotos (geralmente em grés, quebradiço)
- os pavimentos em madeira (óptimo para se ouvirem as conversas dos vizinhos. Não viu aquele anúncio da senhora que ia comprar um apartamento e se ponha aos gritos a imitar um orgasmo?)
- o revestimento das paredes exteriores pode estar a precisar de uma renovação (os azulejos podem estar a começar a descolar).
DOIS CONSELHOS:- pegue num amigo que perceba de construção, leve-o lá e peça-lhe uma opinião. - não ASSINE NADA sem que o seu advogado leia primeiro a respectiva minuta.
Olá Luís e obrigada pela resposta. o que me levou a participar neste forúm é precisamente não ter amigos que percebam de construção... Em todo o caso, e para responder por partes, o prédio é numa das colinas de lisboa, e o que sei da remodelação anteriormente feita na casa é que levou telhado novo (o andar que estou a pensar comprar é o último), com placa e telha (as obras foram feitas há poucos anos), o chão foi todo levantado e, além da substituição de toda a canalização (para canos em pvc), foi colocada uma placa anti-sismica. Em relação aos esgotos e electricidade não sei nada, mas vou perguntar. não sei se foi feito algum isolamento acústico... quanto ao exterior, os azulejos estão lá todos, o que já é mais do que acontece na maior parte destes edifícios, não sei se estarão a descolar, mas nenhuma das paredes de casa ou das escadas do prédio aparentam ter rachas ou qualquer tipo de infiltração... Mais uma vez obrigada
Olá Luís e mais uma vez obrigada pelas respostas e pela disponibilidade. Para já vou recusar a sua simpática proposta, vou, no entanto, com melhor preparação para a próxima visita e, certamente, com muito mais perguntas para fazer. Calculo, pelas gargalhadas, que não existe tal coisa como placas anti-sísmicas... não tenho dúvida de que voltarei em breve com mais notícias e, imagino, mais perguntas. Mais uma vez obrigada.