Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite!

Acho que já li algures no fórum, mas não encontro. Que altura deveremos reservar à passagem de tubos de ventilação, isolamento e iluminação entre o tecto falso e a placa (d1)?

--------------- (placa)
    | (d1)
    ---------------(tecto falso)
    |
    |
    |
    |
    |
    |
    ---------------(chão)

Obrigado,
    Electrão
  2.  # 2

Não há medida fixa. Depende do equipamento que lá vai colocar. (Condutas, etc).
  3.  # 3

Dependo do que vai fazer por cima do tecto falso, se vai colocar lã de rocha como isolamento térmico, passagem de tubagens, etc.

Se vai servir apenas para colocar a iluminação deve ficar no minimo entre 13cm a 15cm, mas se comprar antes os focos de luz tem lá as especificações escritas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  4.  # 4

Bem sei que depende do equipamento que vou colocar, mas gostava de ter uma ideia da distância típica que é reservada para este efeito.

Os 15cm que o Vasco Tomé referiu parece-me um valor que já vi algures.

Isto que dizer para um pé direito típico de 2,70m, a altura dos meus tectos falsos será a 2,55m (d1=15cm).

Já agora quantas camadas lã de rocha é habitual meter entre o tecto falso e a placa?

Obrigado,
    Electrão
  5.  # 5

Colocado por: electrao(...) Já agora quantas camadas lã de rocha é habitual meter entre o tecto falso e a placa?
    Obrigado,
    Electrão

não é obrigado a colocar lã de rocha. A sua habitual colocação tem a ver com questões de acústica e/ou térmica, que no seu caso podem nem se verificar.
  6.  # 6

não é obrigado a colocar lã de rocha. A sua habitual colocação tem a ver com questões de acústica e/ou térmica, que no seu caso podem nem se verificar.

eu sei, mas na minha zona é comum aplicar. Não me recordo é se duas ou três camadas e qual a espessura por camada.
  7.  # 7

Isso da sua zona ser comum aplicar, não explica porque tem de a colocar...

A sua casa tem problemas termicos e/ou acusticos?

Se sim então deve colocar e pode optar por 6cm de espessura.
  8.  # 8

O que quis dizer com comum é que, por precaução (térmica/acústica) o pessoal costuma isolar o tecto falso. Assim como aqueles que forram a gesso cartonado as paredes, geralmente tb procedem ao enchimento c/ lã de rocha.
    No entanto, depois de falar com um amigo, o que me parecia várias camadas entre o tecto falso e a placa, era apenas uma. Segundo ele, a de espessura máxima.

Eu ainda não fiz casa. Estou a estudar os pormenores para incorporar na minha e neste caso em concreto, quanto devo descontar à placa de topo, para acomodar isolamento e outras infra-estruturas eventualmente necessárias (tubagem, focos, espaço para ventiloconvectores, etc...).

0.0078 seg. NEW