Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: RRoxxporque era um problema visivel.

    Quando é em tubagem é mais complexo. Já fiz peritagens a pagarem 250€ por inspecções destrutivas. Mas isso é sempre quem tem o problema em casa que paga, e depois discute com o seguro, pode (e arrisco dizer que deve) estar coberto pela apólice.

    aliás, se o problema originar na fracção do rainmaker, será voce a pagar tudo, atraves do seguro, quando mais rapidamente pagar a peritage melhor, evita danos desnecessários que terá de pagar mais tarde.


    Ahh ok então quando é necessário "investigar" convém estar preparada para pagar a peritagem! No limite depois a seguradora reembolsa esse pagamento, se tiver cobertura pra isso, é assim?
  2.  # 22

    Para o comportamento, aparentemente,diferente entre seguradoras convém o rainmaker ler as letras miudinhas da sua apólice. Dos casos que conheço de infiltrações nunca tive conhecimento de o segurado ter de pagar a peritagem.
  3.  # 23

    Colocado por: rainmakerO perito por si só pra ir ao local fazer o veredito cobra na hora o seu honorario.
    Rainmaker, o amigo está a baralhar a discussão desde o início.
    Vamos lá a vêr. A pessoa que alguém chamar para dar parecer sobre a origem da fuga, será um profissional na área e provavelmente até quem vai dar um orçamento para reparação e no limite proceder à reparação, mas na interrelação com a seguradora, não é o PERITO!
    Primeiro ponto: Havendo administrador, depreendo que seja um condomínio organizado, logo provavelmente haverá seguro de condomínio para frações e partes comuns. Há ou não há?
    Segundo ponto: Havendo seguro comum, o administrador inteira-se BEM do problema e conforme imput de ambos os condóminos deve participar o sinistro à seguradora. Ao fazer isto, identificando e informando os contactos pessoais dos condóminos envolvidos (lesados ou não) estará a dar início ao processo e a delegar na seguradora a instrução do mesmo, accionamento dos meios de pesquisa, averiguação e regularização.
    Feito isto, o administrador informa os condóminos de que o fez (para deixarem de andar a bater às portas uns dos outros)
    Terceiro ponto: Cada condómino aguardará o contacto da seguradora ou do perito por esta designado.
    Este último por sua vez deverá entrar em contacto com os intervenientes informando-os de como devem proceder, na recolha de orçamentos, pareceres de A ou B, quem será responsável por despesas intercalares, etc...

    E só depois disto é que os condóminos devem proceder em conformidade (pq a situação não configura EMERGÊNCIA)

    Nada de inverter esta cronologia, caso contrário a coisa tem tudo para correr mal.

    Quanto a prazos de resposta e pelo tipo de danos, é o quanto antes. Por isso, depois dos passos iniciais, pressionar razoalvelmente a seguradora (3 a 4 dias).
    Muito importante. Não deixar de envolver e manter sempre o administrador do condomínio atualizado sobre a evolução (é também para isso que ele existe).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainmaker
    •  
      RRoxx
    • 9 abril 2020 editado

     # 24

    Colocado por: desofiapedroAhh ok então quando é necessário "investigar" convém estar preparada para pagar a peritagem! No limite depois a seguradora reembolsa esse pagamento, se tiver cobertura pra isso, é assim?


    é o que tem acontecido. mas nós somos externos as seguradoras, não nos enquadramos no ramo peritagem... Ha seguradoras que tem protocolos com empresas e elas próprias fazem as peritagens/inspecções e depois acertam internamente.

    edit: até posso relatar um caso recente. Um cliente nosso teve uma infiltração em casa e entrou em panico e chamou-nos (era mesmo muita água). Fizemos o orçamento para pesquisa destrutiva que o cliente enviou para a sua seguradora, foi aprovado, fizemos a inspecção, o cliente pagou-nos e foi ressarcida do valor, incluindo iva.

    edit 2: antes de avançarmos para a inspecção destrutiva, a seguradora enviou o seu perito, que não foi pago pelo cliente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro, rainmaker
  4.  # 25

    Ao ler disto é que cada vez mais me sinto aliviado de ter saído de apartamentos!!

    Rainsmaker, seja correto, se o seu vizinho tem uma infiltração no teto que está debaixo da sua fração, é mais que obvio que a fuga provem da sua fração. Portanto, proceda à reparação da mesma o mais depressa possível, se tiver que pagar, paga. Qual é a dúvida?
    Concordam com este comentário: newtonc, zed
  5.  # 26

    Colocado por: ANdieselse o seu vizinho tem uma infiltração no teto que está debaixo da sua fração, é mais que obvio que a fuga provem da sua fração.
    Errado.
    Primeiro é necessário determinar se o líquido é proveniente da instalação de abastecimento de água ou da instalação de evacuação.
    P. exemplo, a fuga pode advir da tubagem geral de evacuação do edifício por existir alguma obstrução/anomalia/rutura entre os 2 pisos em questão. E, como essas águas residuais não sobem, é natural que a sua acumulação por não evacuação provoque danos por gravidade. Isso não quer dizer que a responsabilidade seja do ou da instalação do Rainmaker.
    Aliás se for esse o caso, acho que o Rainmaker nem sequer tem legitimidade para começar a "esburacar" naquilo que não é dele...:(

    Enquanto não for feita a pesquisa e o despiste das possíveis causas por alguém especializado e supervisionado por quem poderá ser chamado a pagar (a seguradora) tudo o resto é especulação.

    Veja-se o exemplo postado acima por Rroxx
    Colocado por: RRoxxantes de avançarmos para a inspecção destrutiva, a seguradora enviou o seu perito, que não foi pago pelo cliente.
    Concordam com este comentário: rainmaker
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainmaker
  6.  # 27

    Colocado por: KduvidasErrado.
    Primeiro é necessário determinar se o líquido é proveniente da instalação de abastecimento de água ou da instalação de evacuação.
    P. exemplo, a fuga pode advir da tubagem geral de evacuação do edifício por existir alguma obstrução/anomalia/rutura entre os 2 pisos em questão. E, como essas águas residuais não sobem, é natural que a sua acumulação por não evacuação provoque danos por gravidade. Isso não quer dizer que a responsabilidade seja do ou da instalação do Rainmaker.
    Aliás se for esse o caso, acho que o Rainmaker nem sequer tem legitimidade para começar a "esburacar" naquilo que não é dele...:(



    Em minha opinião, não é vulgar a sua teoria ..
    É que, toda a canalização de evacuação das águas residuais da fração, chamada canalização horizontal, é da responsabilidade do proprietário da fração e não do condomínio.
    O condomínio apenas é responsável pela conduta VERTICAL, comum a todo o prédio, não sendo normal que uma ruptura nessa conduta VERTICAL produza infiltrações no tecto de uma fracção. Sim numa parede...

    Por isso, à partida, seria de bom senso que o membro rainmaker , admitisse a possibilidade de a infiltração ser proveniente da sua fracção e ter o incómodo de se preocupar com isso.
    Um cidadão responsável e colaborante, começa por proceder a várias pesquisas e avaliações no interior da sua fração, na tentativa de descobrir a possível anomalia que o seu vizinho reporta e não tentar descartar-se da forma como o faz.
    Concordam com este comentário: AssistentePT
  7.  # 28

    Se ele fosse o vizinho de baixo, certamente estaria aqui a pedir conselhos, de como obrigar a reparar e pedir de indemnização por danos, ao vizinho de cima.
    Concordam com este comentário: BoraBora, ANdiesel
  8.  # 29

    Colocado por: sizeproduza infiltrações no tecto
    Se reparar, o Rainmaker não localizou as infiltrações no teto.
    Quanto à minha teoria que realmente é pouco vulgar, apesar de tudo acontece e posso afirmá-lo por experiência própria, pois já aconteceu comigo. Na circunstância, o vizinho de baixo ficou com o problema resolvido e eu não tive de mexer uma palha.

    Mesmo continuando no campo das hipóteses. Neste caso andam provavelmente há semanas a debater algo que tem uma solução simples e mais rápida envolvendo a seguradora, mesmo em tempo de pandemia... Basta fazer o que tem de ser feito (para prevenir mais comentários a que não vou responder, informo que nessa área em particular tenho mais de 40 anos de experiência a nível profissional).

    Boa sorte Rainmaker,
  9.  # 30

    Colocado por: KduvidasBasta fazer o que tem de ser feito




    Que basicamente é isto:

    Colocado por: ANdieselPortanto, proceda à reparação da mesma o mais depressa possível, se tiver que pagar, paga.


    Colocado por: sizeUm cidadão responsável e colaborante, começa por proceder a várias pesquisas e avaliações no interior da sua fração, na tentativa de descobrir a possível anomalia que o seu vizinho reporta e não tentar descartar-se da forma como o faz.
  10.  # 31

    Pois, mas sensação que tenho é que o user que abriu o tópico não veio aqui para tentar resolver o problema, mas para arranjar argumentos para se baldar a fazer o seu dever.
    Infelizmente temos muita gente deste tipo.
    Concordam com este comentário: ANdiesel, BoraBora, AssistentePT, RicardoPorto
  11.  # 32

    Concordo com o SIZE

    Vou resumir um caso semelhante...

    O artista não quis resolver... nem seguro... nem chegar-se à frente!
    Chamo a polícia regista a ocorrência, 3 dias seguidos!!!
    Pago 100 Eur no dia seguinte por Vistoria de Segurança e Salubridade pela autarquia que o lhe comunica ao artista... 30 dias resolver - não resolveu, pagou 500 Eur multa.
    A companhia do lesado, faz orçamento de 300Eur, e descobre que o artista não tem seguro... Não paga voluntariamente... Nos Julgados da Paz pagou 2000 reparação + 3000 indemnização = 5000!

    End da história

    Uns anos mais tarde mais um episódio, tinha seguro, mas como tinha franquia de 20% LOL teve de se chegar à frente, mas não queria LOLL
    Adoro esta gente que tenta fugir, hoje em dia facilmente vamos buscar tudo! E se apanharmos um Juiz em condições...então vamos mesmo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rainmaker
  12.  # 33

    Há uns 30 anos atrás, problema idêntico num apartamento que tinha alugado, com uma infiltração no teto do WC. Ofereci á velha de cima pagar as obras para resolver o problema. Quando lá foi o canalizador recusou deixar fazer o trabalho. Com um berbequim e espuma expandida lixei-lhe o WC. Teve que partir tudo e ainda reparou o teto do meu. Não gastei um escudo excepto a espuma.
  13.  # 34

    O que lixou no WC?
  14.  # 35

    Colocado por: VarejoteO que lixou no WC?

    Injetei a espuma na curva do esgoto da sanita. Nos prédios antigos o tubo - de grés? - passa a rasar o teto de baixo. Pensava que era daí a fuga mas não. Era a canalização podre, nunca tinha feito obras.
  15.  # 36

    eu custumo de fazer estes trabalhos ..e normalmente faço assim as pesoas ligame a dizer SR..tenho uma infiltrçao do tecto do vizinho..ok entao tem de contacttor o seu seguro para seu seguro contactar o seguro de vizinho decima para decidir como vai ser...ok decizao me e comunicada par air la dar orçamento para repaçao normalment o lesado pode escolher quem quer na quem lhe e sugerido ...na casa de el entra quem le quer e faz o trabaho como ele quer...masnunca difrente de que trabalho em estado original por ex se for uma canalizaçao tem de se reparar a canalizaçao decima e depois repara os estagos porque na faz sentido reparar debaixo se na reparar decima e ai entra as clauzalas se vezinho de cima na tem clauzula que seguro paga os estagos dele tmb ele fica sem instalaçao que vai ser anulada para na prduzir mai estragos, se tem cobertura reparase primeiro isso e depois o debaixo..ou as duas a mesmo tempo comvem os trabahos ser feito pelo mesmo reparador para na fazer comfuzao...eu faço uns 3-4 trabahos destes por ano..ano pasdo tive 3...tudo coreo muto bem...este ano ja foi chamado para 3 orçamenot sainda espero respostas agora estando tudo parado por coisa de virus...mas vai demora muito as pessoas na vao ficar com casa estragadas por coisa de virus..os seguros tem de pagar e ponto..ha muita coisa aqui envolvida normalmente quando seguros na querem pagar os orçamentos eu invoco sempre que os donos vao ter de sair de casa durante os obras e vao sair pra hotel que vai ser pago por eles se nao aceitrem o preço do trabalho normalmente peso +-30%a mais porqu eeles dizem aceitamos mas com menos 30% e entao era isso mesmo que gente quer...e problem solved.....mas muitos na sabem negciar isso com seguros...os vizinhos tem de se entender isso pode acontecer a todos ..ate amim me aconteceu na fiz como custumo de fazer e reparaçao foi uma cag..a mas na foi eu a decidir o que e como..portanto ... se na fazer bem as coisas depois core mal nunca mai vai se entender com vizinhos e isso ja e uma má coisa...e pode ser visto mal pelos outros temb e vai ser precisa de se mudar do predio por mal ambiente ou má vizinhança..isso e uma coisa que se for bem feita demora no max um mes desde problema detectada ate rezolvido...e bem..nuca se pode fazer isso em 2 -3 dias como fazem alguns...
  16.  # 37

    tenho um problema na casa de banho em que aparece agua na vizinha de baixo,e é quando se faz descargas no autoclismo,a perita do meu seguro ja ca veio e disse que tenho chamar alguem que venha abrir um buraco,e que ela tambem tem que ca estar para ver do que se trata,,mas que tenho de ser eu a pagar a abertura do buraco..levam me 200e,sera que tenho a devoluçao desse valor por parte do seguro ...
  17.  # 38

    Depende, tem pesquisa de avarias sem franquia?

    Se tiver tudo ok, senão tiver contrate você um trolha
  18.  # 39

    é sem franquia,o que quer dizer isto
  19.  # 40

    Quer dizer que até ao plafon que tem no seguro não paga.

    Ou poderá ter que pagar e depois meter a conta ao seguro.

    Ligue ao mediador
 
0.0231 seg. NEW