Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Precisava de ajuda, relativamente à possibilidade de colocar vedação em cima de um muro.

Localização - Matosinhos

Moradia com 4 frentes.

O muro que esta à face do arruamento/rua principal está a uma cota mais elevada que a moradia (a moradia está “enterrada” cerca de 5 metros), tendo neste momento um muro já com 1,40m.
    De acordo com a regulamentação da câmara, poderei colocar vedação neste muro até 1,8m.

No entanto na regulamentação da Câmara RMEU, não existe nenhuma informação relativo aos muros laterais.

O problema que surge é exactamente no muro lateral.
    Os muros laterais ( são constituídos por 2 muros - um meu e outro do vizinho), que estão em “escada” (dividido em 3 fraccoes), começando ao nível da cota do arruamento principal.
    Ou seja:
    1xTem um muro com 4 mts de comprimento e com a altura da minha cota até à altura do passeio da rua; após esses 4 metros tem mais um segmento de 4 metros, mas agora mais baixo 1,6 mts e após esses 4 mts, segue-se outro segmento de 4 mts mais baixo 1,6 mts (total - 3 segmentos em escada)

A minha questão é:

Posso colocar vedação em rede? Em caso afirmativo, qual o limite?
    E é possível colocar rede com malha de ocultação ?
    Caso colocasse a vedação, ela ficaria sempre abaixo dos tais 1,8 mts previstos para a altura máxima do muro à face do arruamento.

Obrigado
  2.  # 2

Altura dos muros em Matosinhos é um assunto quase tabu! Pesquisei e pesquisei mas não encontrei por exemplo a altura de muros entre vizinhos! Meu arquiteto diz 2m e estou a edificar 2mts (espero não ter problemas). Para o passeio e arruamento 1.80m mas isso está explícito no PDM. Agora tenho muro que divide para um caminho de servidão e não sei se a altura de 1.80m é ou não válido na mesma! Meu arquiteto diz que sim, mas isso de muros aqui em Matosinhos é uma confusão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JRReis
  3.  # 3

Que me dizem a muros com esta altura?
      quinta-do-paco-lumiar-e-o-novo-projecto-de-souto-de-moura_fullview.jpg
      evento_11_1.jpg
  4.  # 4

Esqueci-me de referir, Eduardo Souto de Moura.
  5.  # 5

Colocado por: RiscadorQue me dizem a muros com esta altura?

Não é nada demais, depende do contexto e se a câmara/ regulamento do loteamento os permite.
    Tenho um loteamento em que uma face da rua, em que as casas previstas é tipologia em banda, eu obriguei a terem todas um muro frontal com o minimo de 2,20m de altura... de modo a criar um frente urbana una...
  6.  # 6

O arquitecto tem o poder de dialogar e justificar sempre as suas opções, e estar-se borrifando para os regulamentos.
    Os regulamentos são castradores...
    Não faz sentido pensar uma casa pátio com muros de 1,50m de altura.
  7.  # 7

Colocado por: RiscadorO arquitecto tem o poder de dialogar e justificar sempre as suas opções, e estar-se borrifando para os regulamentos.

Só podes estar a gozar, não !!! tem o poder!!? Se o regulamento diz que só pode ter entre 1.50 a 2.00m, é isso que podes ter...
    Podes dialogar à vontade.. mas do outro lado... o fulano, aponta-te para o art.º e diz-te, o colega poderá ter razão, vai ficar espectacular, mas é isto que é para fazer cumprir. Arranje outra maneira de transmitir a sua ideia ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JRReis
  8.  # 8

Será que os 2 exemplos que dei, estava prevista aquela altura?
    Ou será que foi a argumentação de Souto de Moura?
  9.  # 9

se fosse na minha CM local fazia com 1m e mais nada

queres ver que o souto moura faz o que lhe apetece nao?
  10.  # 10

Colocado por: RiscadorSerá que os 2 exemplos que dei, estava prevista aquela altura?
    Ou será que foi a argumentação de Souto de Moura?

Não sei, isso tem bastante tempo. Possivelmente nem foi questão de argumentação, porque é que haveria de ser?
    Mas não vejo porque não se possa fazer. Como escrevi lá atras se estiver previsto esse parâmetro no Regulametno do alvará de loteamento.

Aqui no sul, As aldeias e vilas tem uma ocupação muito similar a esse conceito... por mim, era mesmo de quase obrigar à utilização desse conceito nas zonas de povoamento concentrado do sul. e nada de casinhas isoladas a perder de vista...

0.0115 seg. NEW