Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde estava aqui a discutir com o meu empreiteiro a questão do IVA em mao de obra e materiais a 6% na zona de ARU.
    Ele diz que materiais que não contempla aplicação o iva facturado quando compra é sempre de 23 % por exemplo cerâmica ou sanitários. E que depois tem que me apresentar esse valor mais o 6% quando me fatura.
    Eu acho que está aqui qualquer coisa errada , eu sempre pensei que entre empresas as faturas eram sem iva , para depois o vendedor final cobrar o iva ao cliente. Ou seja nesta caso ele comprava sem iva e depois faturava me a mim com os 6%. Mas ele diz me que compra sempre com 23 logo se me faturar a 6 está a perder os 17%. Eu acho que nesse caso deve ser no aceerto do iva que ele recupera 17%. Mas precisa de indicar que os materiais são para uma obra em ARU? Ele até me colocou a falar com o contabilista que foi o que me disse que materiais sem aplicação é sempre 23%.

    Se alguém me poder ajudar a esclarecer agradeço.
    A obra está em ARU que tem exactamente esta situação contemplada de iva de 6% em mão de obra e materiais.
  2.  # 2

    Ele compre a 23% e fatura a 6%.

    Tem que adiantar o dinheiro do iva e depois pedir reembolso ao estado.

    Agora isso de adiantar dinheiro também custa dinheiro e costuma trazer inspecções..
    Concordam com este comentário: rmarinho84
    • RCF
    • 10 abril 2020

     # 3

    Colocado por: rmarinho84Boa tarde estava aqui a discutir com o meu empreiteiro a questão do IVA em mao de obra e materiais a 6% na zona de ARU.
    Ele diz que materiais que não contempla aplicação o iva facturado quando compra é sempre de 23 % por exemplo cerâmica ou sanitários. E que depois tem que me apresentar esse valor mais o 6% quando me fatura.
    Eu acho que está aqui qualquer coisa errada , eu sempre pensei que entre empresas as faturas eram sem iva , para depois o vendedor final cobrar o iva ao cliente. Ou seja nesta caso ele comprava sem iva e depois faturava me a mim com os 6%. Mas ele diz me que compra sempre com 23 logo se me faturar a 6 está a perder os 17%. Eu acho que nesse caso deve ser no aceerto do iva que ele recupera 17%. Mas precisa de indicar que os materiais são para uma obra em ARU? Ele até me colocou a falar com o contabilista que foi o que me disse que materiais sem aplicação é sempre 23%.

    Se alguém me poder ajudar a esclarecer agradeço.
    A obra está em ARU que tem exactamente esta situação contemplada de iva de 6% em mão de obra e materiais.

    O empreiteiro não perde nada por cobrar o IVA a 6%.
    Mas, compreensivelmente, não gostam muito de cobrar a 6%, pois têm de pagar os materiais a 23% e depois fazem o acerto com as Finanças. Mas, repito, depois, o que faz com que tenham de andar com dinheiro deles à frente. Se tiverem outras faturações a 23%, que dê para compensar, é irrelevante. Se não, têm mesmo de andar com dinheiro deles à frente.
  3.  # 4

    Colocado por: RicardoPortoEle compre a 23% e fatura a 6%.

    Tem que adiantar o dinheiro do iva e depois pedir reembolso ao estado.

    Agora isso de adiantar dinheiro também custa dinheiro e costuma trazer inspecções..
    Concordam com este comentário:rmarinho84


    Atenção, a informação que me transmitiram é que não há devolução do IVA. O empreiteiro ao comprar os materiais tem de os comprar com IVA a 6% e passar depois as faturas ao cliente com 6%.

    O melhor é pedir um esclarecimento às finanças.
  4.  # 5

    Ninguém vende produtos com iva a 6% senão era uma festa..

    É como se procede com o iva de auto liquidação senão também comprava todos os produtos sem IVA
    Concordam com este comentário: RCF
  5.  # 6

    Colocado por: fredcunhaAtenção, a informação que me transmitiram é que não há devolução do IVA. O empreiteiro ao comprar os materiais tem de os comprar com IVA a 6% e passar depois as faturas ao cliente com 6%.
    não é nada disso, se for somente fornecimento é sempre com IVA a 23%, se for fornecimento com aplicação é que se aplica o regime de iva a 6%,
    o empreiteiro compra com IVA a 23% e vende com IVA a 6%, depois tem que acertar contas com o estado e se tiver a receber pode pedir o reembolso.
    Concordam com este comentário: RCF, rmarinho84
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rmarinho84
    • tf94
    • 10 abril 2020

     # 7

    Colocado por: jorgealvesnão é nada disso, se for somente fornecimento é sempre com IVA a 23%, se for fornecimento com aplicação é que se aplica o regime de iva a 6%,
    o empreiteiro compra com IVA a 23% e vende com IVA a 6%, depois tem que acertar contas com o estado e se tiver a receber pode pedir o reembolso.
    Concordam com este comentário:RCF


    Se o valor dos materiais não for superior a 20% do valor da obra, caso contrário terão que ser faturados à parte a 23%.
  6.  # 8

    Colocado por: tf94Se o valor dos materiais não for superior a 20% do valor da obra, caso contrário terão que ser faturados à parte a 23%.
    em zona de reabilitação urbana comprovada (ARU) é tudo a 6%.
    Concordam com este comentário: rmarinho84, Picareta
 
0.0137 seg. NEW