Tenho 2 opções para colocação de escadas, tendo mais preferência pela opção 1, isto porque me ocupa menos espaço na sala. logo prejudica muito menos a disposição dos móveis na mesma.
O meu único problema na opção 1 é a parede que se encontra no sotão. Ao colocar as escadas tendo em conta a opção 1 (em L)vou dar de caras com a parede que se encontra "no meio do sotão"(parede 1). Poderia sair de lado nas escadas, mas julgo que fica um pouco "estupido" subir em direcção a uma parede. :)
Já tenho o buraco para o sotão aberto e é rectagular... por outro lado as escadas de caracol não me fascinam muito.
Vou montar as escadas conforme a opção 2, infelizmente já vi que não tenho muitas mais hipóteses. Talvez monte uma escadas baratuxas, algo provisório mas estável, que me permita para já começar a levar material para cima e começar a tratar do tecto e chão nos tempos livres. Posteriormente logo substituo por umas mais "longo prazo", assim poupo-as com os riscos e quincadelas que poderão aparecer com os trabalhos de remodelação.