Gostaria de saber a vossa opinião a respeito de um problema que tenho de condensação.
Há um ano mudei para uma moradia geminada. Apesar de geminada, está desenquadrada da vizinha, ou seja a vizinha está 1 metro mais para a frente e a minha está 1 metro mais para trás. No sótão, no canto da parede geminada mas que já não apanha a casa da vizinha (o tal metro) parece fazer uma ponte térmica e basta não ter o desumidificador ligado para começar a aparecer condensação que depois evolui para bolor. Essa parede está virada a norte, e a humidade (centenas de gotinhas) aparece em todos os cantos do sótão que estão virados para a rua, mas em nada comparado com este virado a norte. Já cá vieram ver e os srs do telhado dizem que não há infiltrações (até corrigiram caleiras, telhas, etc.), mediu-se a humidade no canto onde aparece o maior problema de bolor e está 10% acima do máximo que deveria ter. O sótão está utilizável, aberto para a escada, tem tecto em lage, mas as paredes exteriores têm só 60cms de altura (menos a problemática que começa com 1,80m e acaba nos 60 cms). Sendo que o problema é o contacto do ar quente do interior com as paredes frias do sótão, estava a pensar colar às paredes pladur que vem com xps (tipo esta do leroy) e depois pintar com tinta anti-condensação. Acham que vai servir de alguma coisa? Obrigado
Poderá continuar a ter alguma condensação escondida atrás dessas placas, mas será muito inferior. Não precisa de pintar as placas com tinta anti-condensação, à partida não vai ter nenhuma condensação no pladur.
Estas pessoas agradeceram este comentário: rapolinario
Obrigado pela resposta EU. Pensava que a tinta fosse ajudar a não aparecer nada, mas se não for necessário são menos umas latas que tenho de comprar :D
não meta xps mas sim la de rocha com barreira para vapor e depois sim o pladur
Marco1 A questão aí é que a lã de rocha não consigo colar à parede, teria de fazer uma armação para criar a parede de pladur e para quem não sabe é mais complicado. Acha então que a lã de rocha funcionaria melhor que o XPS?
em termos de condensação penso que sim de qualquer forma pesquise melhor sobre placas já com o isolamento e fixas com ómegas, pois não estou a ver isso colado.
Estas pessoas agradeceram este comentário: rapolinario
Manelvc, daí estar a pensar em dar com tinta anti condensação, nem que fosse 1 metro para cada lado (e cima) dos cantos. Pelo que vi estas placas compostas não têm essa barreira...
Sim isso já se sabe... Sem ser a kerdi/wedi, quais poderão ser as soluções aqui? É exequível o uso daquelas placas de gesso acartonado com lá de rocha/EPS?
Pelo que pesquisei e perguntei, estas tintas têm um aditivo que não permite a formação de condensação e/ou fungos, mas só durante algum tempo. Parece que funciona enquanto os aditivos funcionam, o que não é para sempre... Como espero que o isolamento vá resolver (na medida do possível) o problema, seria só para complementar.
Essas kerdi/wedi são telas impermeáveis? Colam-se à parede e depois dá para colar as outras placas com xps/lã de rocha por cima, certo?