Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1todas as suas pesquisas, perguntas, informações, etc são importantes

Obrigado. O arquitecto não é com certeza filósofo mas até poderia ser pois pensa como Confucius...
    «Um homem que faz uma pergunta é um tolo por um minuto,
    um homem que não pergunta é um tolo para a vida.»

Colocado por: marco1vá criando uma bagagem o mais completa sobre tudo isto, e com calma para não entrar por becos sem saída.

Obrigado, palavras SÁBIAS as suas...
  2.  # 22

Boa noite,

Tem aí um "bico de obra":)

Na minha opinião (de leigo), têm muitos problemas para solucionar nesses desenhos. Vejamos:
    - Mal entra em casa, dá de frente com um WC (ao menos fazia a entrada para o WC do outro lado, em frente à escadaria).
    - Esse dente (e porta) para entrar na sala não parecem ser necessários.
    - A manter a disposição dos móveis, penso que a localização da porta da sala para a cozinha não deveria ser a meio, pois prejudica a circulação (vai sempre andar a fazer curva contra curva - quer na mesa da sala, quer na mesa cozinha).
    - A escadaria que tem aí projetada não parece cumprir as acessibilidades, e penso que não tem comprimento suficiente para todos os degraus necessários se for "de tiro", mesmo passando por cima da despensa (faça as contas a ter um espaço livre, quer em cima, quer em baixo, de 125cm, e cada degrau subir 17,5cm e ter um comprimento de 28cm). Mesmo que seja em L, a largura de cada degrau deve ter 120cm e o patamar intermédio também deve ter essa profundidade.
    - Dada a escassez de área, penso que ganharia em repensar a cozinha para um conceito openspace (deixando de ter uma mesa pequena, e passando a ter uma ilha).
    - Em cima, essa sala e a forma de distribuição encurtam a área para os quartos, para além de que terá que deixar cair um desses roupeiros na suite, para aumentar o WC, de modo a poder passar a cumprir as acessibilidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gimme Shelter
  3.  # 23

Colocado por: ricardo.rodriguesdá de frente com um WC

Também não gosto disso… Inicialmente pensei numa área de lava-mãos com acesso pela sala com porta de correr e uma área wc mais resguardada mas vi uma parede a mais e espaços pequenos e daí tentei outras soluções mas ainda não foi desta… pelas acessibilidades e não só…

Colocado por: ricardo.rodriguesEsse dente (e porta) para entrar na sala não parecem ser necessários

A intenção é ter uma porta dupla de vidro para acesso à sala que normalmente estaria aberta a 180º, mas que pode fechar em dias de inverno para resguardo de entradas directas de ar frio aquando da abertura da porta de entrada principal…
    pl-rc

Colocado por: ricardo.rodriguesa localização da porta da sala para a cozinha não deveria ser a meio, pois prejudica a circulação

Pode ter razão mas é também uma porta dupla de vidro para estar sempre aberta e para fechar apenas em situações pontuais para separar ruídos, vapores, cheiros ou outros vindos da cozinha… Esta porta poderá vir a ser de 4 folhas ou em duas de correr bem mais generosas mas de qualquer forma a minha ideia para essas 2 portas que apontou, numa fase inicial é que não são para ir no projecto, serão para uma 2ª ou 3ª fases sem qualquer compromisso…

Colocado por: ricardo.rodriguesA escadaria que tem aí projetada não parece cumprir as acessibilidades

Posso estar errado mas pelo que li por aí, com 1,00m livre já seria aprovada… As contas que eu fiz foi para um pé direito de aprox 2,80m com 17 degraus de 18cm o que dá 3,06m sendo o 18º degrau o próprio piso do 1º andar…
    Minha dúvida… O espaço livre de 1,25m é apenas para o inicio/fim ou também para os ângulos da escada em “U”… ?
    escada

Colocado por: ricardo.rodriguespenso que ganharia em repensar a cozinha para um conceito openspace (deixando de ter uma mesa pequena, e passando a ter uma ilha)

Relativamente à mesa, vejo-a como amovível, em qualquer momento muda de sítio, troca-se de tamanho ou por uma mais bonita ou desaparece até… Já uma ilha, sendo uma coisa bonita para a fotografia e de certa forma prática, as pessoas gostam, tem para mim o defeito de ser uma situação fixa mas, é um assunto a ponderar…coz-v01

Colocado por: ricardo.rodriguesEm cima, essa sala e a forma de distribuição encurtam a área para os quartos, para além de que terá que deixar cair um desses roupeiros na suite, para aumentar o WC, de modo a poder passar a cumprir as acessibilidades.

Pois, as acessibilidades, lá terá de ser feito outro estudo…
    No entanto, ainda relativamente às acessibilidades, li por aqui no fórum ainda hoje alguns comentários muito pertinentes e também muitas questões e dúvidas por esclarecer mesmo entre membros ilustres a conversa por vezes não tem consenso até porque nas diferentes autarquias também existem diferentes “sentenças” quer no que diz respeito à obrigatoriedade de um sistema de elevação mecânico para compensar a inexistência de um quarto no r/c quer no que se refere ao tal círculo de 1,50 para rodar uma cadeira de rodas, etc…
  4.  # 24

Colocado por: Gimme Sheltermas já estou a tentar perceber se isso tem soluções que se enquadrem com aquilo que idealizo...
    pra isso serve o arqº.. olhe, vc vai pagar a um tipo uma carrada de euros pra passar a limpo ou para usar a cabeça e aplicar o seu conhecimento?

Colocado por: Gimme ShelterE se para cumprir tiver de dar algumas voltas, sou o primeiro interessado em saber quais.
    coisas que se perguntam ao técnico contratado.

de qq das formas, com o momento social que estamos a passar pode ser interessante brincar às casinhas.. mas mais interessante ainda, e aí com certeza iria adiantar 'trabalho' seria brincar às casinhas com um técnico qualificado... seria tempo extremamente mais bem aproveitado do que um dia no futuro simplesmente dizer ao técnico, quero isto e deixar o tipo a trabalhar sozinho.. eu gosto (mas nem sempre, depende do cliente) quando existe um bom dialogo de trabalho com um cliente
    •  
      aacc
    • 13 abril 2020

# 25

parece que a montanha pariu um rato

0.0150 seg. NEW